Pular para o conteúdo

Porto Alegre terá opções de passeios, turismo e lazer para os estrangeiros em 2014?

06/09/2009

Em 2014 a capital receberá milhares de turistas do mundo inteiro. Os estrangeiros terão opções de turismo na cidade?

 Os jogos, quando acontecerem, serão somente durante aquelas duas horinhas. E não terá jogos todos os dias . O que os turistas terão de passeios e lazer na cidade nesse tempo todo disponível?  Ficar zanzando em shopping?  Beber uma “ceva” na Cidade Baixa?  Chafurdar no barro no Gasômetro pra chegar no bar inclinado? Ou será que a solução será botar ônibus para Gramado de 10 em 10 minutos?

 Um evento mundial desse porte exige da cidade no mínimo:

 1- Qualificadas opções de lazer na orla

 É obrigatório haver opções de bares, restaurantes e pontos de parada na orla.  Pode ser na área do complexo Gigante Para Sempre – se a lei permitir.

Pode ser no Pontal do Estaleiro, se ele existir.

Pode ser nas bem localizadas marinas, se elas abrirem as portas e se qualificarem.

Pode ser na área do possível  Cais Mauá.

 2- Um hotel com localização top  

Hotel com localização nobre há, como o Sheraton, por exemplo. Mas localização TOP é aquela localização arrasa-quarteirão, é uma localização que seja cartão-postal, com vista idem.  Porto Alegre ainda não tem nenhum hotel assim.

Manaus,  Rio, Salvador, Natal, Recife, Fortaleza…  todas têm.

 _______________________________________ 

Lazer na orla e hotéis com localização AAA é o mínimo que a cidade deveria oferecer de atração para quem vem de tão longe.  Mas claro que poderia haver mais atrações:

- um belo passeio de barco com uma  ótima embarcação, e para lugares mais glamourosos, como, por exemplo, margeando o complexo do Beira Rio, o Museu Iberê Camargo…  algo mais fascinante do que visitar somente o canal da ilha da Conga – passeio que pode continuar existindo, claro.

 - a torre da Claro poderia ser aberta à visitação de sua vista panorâmica.

 Claro que a cidade tem o que visitar no Centro, nos museus…  que são muito belos mas não são nada de extraordinário para um turista que viaja milhares de quilômetros, conhece cidades fantásticas do mundo inteiro e, mesmo que sejam ignorantes e incultos, virão com bastante dinheiro para gastar.

 Se eu pudesse e fizesse viagens internacionais, eu gostaria de ter mais que um Centro razoável,  shopping e barzinhos para passear.

 Se eu soubesse de antemão que a cidade tem só isso, mudaria minha passagem de avião pra qualquer outra capital que tenha mais atrações.

Ou iria exigir ônibus de plantão na frente do  Beira Rio, direto para Gramado.

Ricardo H

About these ads
2 Comentários leave one →
  1. gijlmar Link Permanente
    08/09/2009 10:06

    Em termos de transporte coletivo, porque não haver também, ao invés de somente ônibus, ferry ligando o centro até a zona sul, em Ipanema?

  2. RicardoH Link Permanente
    08/09/2009 11:24

    É uma idéia interessante, Giljmar. Tanto que já estudos semelhantes em outras cidades com orla, como o Rio de Janeiro, onde estuda-se um ferry ligando o Centro à Barra daTijuca.
    Mesmo que Ipanema seja um bairro só de casas, o ferry teria alcance para todos os bairros lá proximos: bata ver a imensa quantidade de ônibus que partem pra zona sul na Salgado Filho e Borges.
    Poderia ter duas escalas: uma no Barra Shopping, atendendo o populoso bairro Cristal e bairros vizinhos, e outra em Ipanema.
    De quebra, poderia até mesmo ser uma opção de passeio para os turistas ! Passeio unindo história, cultura, gastronomia e compras, no Centro; belas paisagens no coaminho, incluindo o estádio da Copa; gastronomia, compras e lazer, no Barra Shopping e Iberê Camargo; de novo paisagens e beleza, até Ipanema, que também oferece gastronomia e bonito espaço para caminhadas.
    Se eu fosse turista, ia ficar muitíssimo satisfeito em fazer esse passeio muito bonito, com paradas cheias de opções, do Centro até Ipanema !

    (todas as vezes em que citei gastronomia, refiro-me a lugar com opções de lanches e refeições)

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.167 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: