Skip to content

Caixa deve aprovar projeto COMPLEXO DA RODOVIÁRIA em julho

13/06/2010

Área da rodoviária terá mais um viaduto. Foto: Gilberto Simon

A prefeitura aguarda para o início de julho a aprovação, pela Caixa Econômica Federal, do projeto Complexo da Rodoviária, que faz parte do conjunto de ações previstas para Porto Alegre receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. O projeto contempla duas obras viárias junto à Rodoviária cujo objetivo é resolver um histórico e problema de tráfego da região central da cidade.

Conforme o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae), Newton Baggio, o projeto apresenta apenas um plano funcional, não dispondo ainda de projetos básico ou executivo que serão contratados após aprovação da operação de crédito por intermédio da Caixa. O valor total do investimento será de R$ 21 milhões.

O projeto Complexo da Rodoviária de Porto Alegre é constituído por uma elevada (viaduto) sobre a rua da Conceição, junto à Estação Rodoviária, e pela Estação Especial Rodoviária (que atenderá o corredor BRT da av. Protásio Alves e o corredor padrão da rua Voluntários da Pátria), havendo consequentes qualificações viárias e urbanização do entorno.

Viaduto

Trata-se da construção de uma elevada sobre a rua da Conceição, lindeiro à Estação Rodoviária. A obra tem como objetivo evitar o conflito de veículos provenientes da rua da Conceição em relação aos veículos que desejam sair da cidade, através da av. Júlio de Castilhos, com destino à av. Presidente Castelo Branco. O viaduto inicia-se na av. Júlio de Castilhos, entre as ruas Cel. Vicente e da Conceição, e termina na av. Presidente Castelo Branco, ao lado da instalação predial do Trensurb.

O Complexo da Rodoviária compõe a Primeira Avenida Perimetral, via rápida que circunda o Centro Hstórico e onde se conectam as vias radiais da cidade, entre as quais a avenida Farrapos, que dá acesso ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, a avenida Edvaldo Pereira Paiva, que dá acesso ao Estádio Gigante da Beira-Rio, e a rua Voluntários da Pátria, que permitirá o acesso à Arena do Grêmio.

Estação Especial Rodoviária

Este terminal deverá receber as linhas do corredor BRT Protásio Alves e as linhas do corredor da rua Voluntários da Pátria oferecendo, em um mesmo local, a integração entre esses corredores e a Rodoviária de Porto Alegre.

A parada em frente à Estação Rodoviária será implantada no canteiro central da via. O deslocamento desta estação para o centro do canteiro central eliminará o conflito dos fluxos dos ônibus e demais veículos junto à Estação Rodoviária.

Jornal do Comércio

___________________________

Concordo com o comentário do Julião, feito abaixo. E acrescento:

Até quando durarão estas mudanças ? O número de carros continua aumentando, e aquela região sempre será movimentada ao extremo. Não seria muito mais INTELIGENTE trocar a rodoviária de lugar, construindo uma nova, com maior capacidade, mais moderna, mais funcional, em outro ponto não saturado da cidade ? A copa 2014 se aporoxima, e continuaremos com esta rodoviária de quase 40 anos de idade ? Por que aqui em Porto Alegre não se faz projetos prevendo décadas em que os equipamentos serão úteis? Quanto tempo vai aguentar ainda esta rodoviária ? São questões que, me parece, os técnicos da Prefeitura não discutem, fingem que não existem. E nós continuaremos com uma rodoviária saturada e velha. Pobre Porto Alegre !

About these ads
3 Comentários leave one →
  1. JULIÃO permalink
    14/06/2010 10:23

    “Trata-se da construção de uma elevada sobre a rua da Conceição, lindeiro à Estação Rodoviária.” = ou seja, um MINHOCÃO, estendendo o viaduto da Conceição.

    Péssima soluição. Eu sempre pensei que a ideia fosse tirar a Rodoviária daquela região da cidade para resolver essa questão.

  2. 15/06/2010 10:35

    Eu concordo que o entorno da rodoviária hoje é um caos, mas acho que não dá pra atribuir esse caos ao fato de a rodoviária de longa distância ser ali. Se vocês observarem bem, os ônibus de viagem entram e saem da rodoviária de forma relativamente segregada – o ônibus-problema são os urbanos mesmo.

    Ao meu ver, o problema é a quantidade de caminhos que se cruzam naquela região: o binário, Julio de Castilhos/Mauá, Farrapos, Voluntários, Castelo Branco, Túnel da Conceição (que junta Oswaldo, Perimetral e João Pessoa). Sacar a rodoviária não faria diferença, pois estes caminhos continuariam se cruzando.

    Além disso, saindo a rodoviária, o que ficaria? Provavelmente um projeto de uso misto (exemplo http://is.gd/cQc9F), que atrairia também diversas viagens todos os dias.

    O projeto atual propõe uma estação de BRT na área da rodoviária, o que concordamos ser necessário. No entanto, não se fala em corredor de BRT para Av Mauá e para o túnel. Um erro, ao meu ver, pois segregação de tráfego é essencial para o BRT funcionar.

    O que eu queria ver pra rodoviária, em lugar de instalar um minhocão horroroso e de desmanchar um refúgio verde, seria um projeto baseado em túneis: um ligando a Júlio de Castilhos à Castelo Branco, outro para ônibus ligando a Júlio de Castilhos ao prolongamento da Barros Cassal, que por sua vez se interligaria com a Av. Farrapos, e outro na Barros Cassal por baixo da Alberto Bins e Independência, que daria acesso ao corredor da Oswaldo Uma visualização tosca(TM) disso está em:

    Outra possibilidade que eu acho que deveria ser estudada é a criação de um binário com as Avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria. A farrapos ficaria com o sentido centro-bairro e as duas mãos do corredor BRT, enquanto a Voluntários ficaria com o bairro-centro e quem sabe espaço para ciclovias.

  3. Jair Oliveira permalink
    20/06/2010 21:51

    Estão tapando o sol com a peneira! Porque será que não se pensa em soluções definitivas em Porto Alegre? A prefeitura parecer que só quer “remendar” as coisas. Na minha opnião a rodoviária deveria sair do lugar atual. Acho que o ideial seria junto ao aeroporto. Deveriamos ter um complexo interligando o aeroporto, rodoviária e estação do Trensurb. Assim como em outras grandes cidades do mundo.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.880 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: