Skip to content

Poluição – Porto Alegre pede socorro

27/11/2010

Nível da poluição na Capital é ”alarmante”

O elevado nível de poluição do ar em Porto Alegre tem preocupado especialistas. O prognóstico de aumento dos índices ao longo dos anos pode refletir na saúde da população. O tema foi abordado na palestra “Poluição do Ar e Efeitos Sobre a Saúde”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Cláudia Rhoden, no evento Saneamento em Foco, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) no Salão Nobre da Federasul.

Segundo a especialista, a qualidade do ar em Porto Alegre é mais preocupante no inverno. De seis capitais brasileiras pesquisadas recentemente, a gaúcha fica atrás somente de São Paulo no nível de poluentes na atmosfera. “Estamos em um estágio alarmante. É necessário uma nova política de gestão para enfrentar esse problema, pois o prognóstico é de aumento cada vez maior da frota de veículos”, destacou.

A professora realizou uma série de trabalhos que apresentaram resultados preocupantes em relação à saúde da população. Conforme Cláudia, o nível de material particulado (poeira) contido na atmosfera de Porto Alegre pode causar danos até no cérebro. “É uma substância que é inalada pelas pessoas e que pode circular no sangue, chegando ao cérebro, o que pode gerar sérios problemas comportamentais”, alertou Cláudia.

Em abril deste ano, em trabalho solicitado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a UFCSPA apresentou dados que colocaram o bairro Humaitá como o de pior qualidade de ar de Porto Alegre, superando o Centro e a Rodoviária – áreas de grande movimentação de veículos. Amostras colhidas chegaram a apresentar 16 microgramas de partículas por metro cúbico de ar, enquanto o nível aceitável não pode passar de 10 microgramas. O levantamento foi feito em sete pontos da Capital com o objetivo de traçar um mapa de risco atmosférico para que sejam desenvolvidos programas voltados às pessoas com problemas pneumológicos. Crianças com menos de 5 anos, idosos e pessoas com doenças nos aparelhos respiratório e cardiovascular são os mais afetados com a poluição.

Segundo a presidente da Abes-RS, Nanci Begnini Giugno, embora a entidade mantenha seu foco na questão da água, também está preocupada com outros aspectos da temática ambiental. “Temos que pensar de forma integrada. Os fatores que oferecem prejuízo à população são muitos.”

Correio do Povo

Nesta foto, tirada na free-way dias atrás, percebe-se a camada mais densa de poluição sobre a cidade

 

Share

About these ads
11 Comentários leave one →
  1. Guilherme permalink
    27/11/2010 12:55

    Enquanto o governo não se preocupar com isso, não dar uma ajudinha para carros eletricos, não liberar os carros a diesel, não ter metrô, os onibus forem caros e desconfortaveis, os carros forem flex beberrões, isso vai continuar assim.
    Não tem jeito.

  2. Felipe X permalink
    27/11/2010 12:56

    Eu acho que o excesso de fumantes na cidade é o motivo da poluição :D :D

    • thalia permalink
      27/06/2014 14:44

      kkkkkk soquenao ne kkk

  3. brunoo permalink
    27/11/2010 18:51

    é impressão minha ou este estudo do IBGE, de agosto, fala outra coisa?

    http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/09/03/noticia_nacional,i=177826/DF+TEM+O+AR+COM+A+MAIOR+CONCENTRACAO+DE+POLUENTES+DO+PAIS+DIZ+IBGE.shtml

  4. 27/11/2010 23:38

    O governo federal tem que liberar mesmo os carros a diesel, mas enquanto isso não ocorre o poder público local poderia aproveitar e iniciar um projeto local de incentivo ao biodiesel e óleos vegetais como combustível para substituir o diesel (ou até mesmo alguns veículos leves usados em serviços públicos atualmente movidos a gasolina poderiam usar motores a diesel de fabricação local que entretanto estão mais direcionados à exportação, seria bom ver a Brigada rodando nuns Prismas com o motor 1.7 turbodiesel da Meriva), seria possível até aproveitar o fato de algumas vilas de Porto Alegre e cidades limítrofes terem um certo aspecto rural e, numa articulação com os poderes públicos desses municípios, gerar empregos localmente dentro das comunidades. Tanto o biodiesel quanto os óleos vegetais não emitem material particulado, e as plantações acabam atuando como “ralos de carbono”. Outra forma de reduzir a poluição seria o governo estadual oferecer redução de IPVA para veículos a gás natural (que pode ser parcialmente ou totalmente substituído por biogás oriundo de aterros sanitários e estações de tratamento de esgotos ou fossas sépticas) como ocorre no Rio de Janeiro.

    http://cripplerooster.blogspot.com/2009/08/biodiesel-uma-alternativa-ser-encarada.html

    http://cripplerooster.blogspot.com/2009/10/biodiesel-ou-oleo-vegetal.html

    http://cripplerooster.blogspot.com/2010/07/pq-o-interesse-por-biodiesel-e-o-uso-de.html

    http://cripplerooster.blogspot.com/2010/11/gas-opcao-natural.html

  5. 28/11/2010 7:21

    A questão dos carros flex beberrões, citados pelo Guilherme, é um problema que chega a ser vergonhoso. Ao invés de se buscar uma eficiência maior num único combustível, como nos antigos carros a álcool, se tenta “empurrar” um suposto meio-termo quanto à eficiência, mas o que normalmente acaba acontecendo é uma piora tanto no consumo comparado às versões somente a álcool quanto aos que rodam só na gasolina. São poucos os modelos que realmente não prejudicam o consumo tão significativamente. Caso se investisse mais em melhorias para o uso do diesel seria mais fácil implementar sistemas de pré-aquecimento das galerias de combustível (como o FlexStart que a Bosch havia fornecido para uma série especial do Volkswagen Polo) e injeção direta (alguns fabricantes acabaram deixando de oferecer esse sistema em modelos direcionados ao mercado brasileiro por considerarem a gasolina local inadequada devido ao alto teor de enxofre, ausente no etanol). Quanto à liberação de carros a diesel, um problema é o alto teor de enxofre e materiais particulados presente no diesel brasileiro (ainda assim mais baixo que o teor de enxofre na gasolina), mas o biodiesel e óleos vegetais brutos (tanto virgens quanto usados) são uma boa alternativa. No exterior não é tão incomum encontrar kits de adaptação para veículos a diesel rodar com óleo vegetal usado (ao contrário do biodiesel, o óleo bruto acaba necessitando ser pré-aquecido para funcionar bem em alguns motores).

  6. JULIÃO permalink
    28/11/2010 9:22

    No Brasil ficamos reféns da Petrobras e dos usineiros, em termos de combustíveis para os automóveis, tanto que não se fala mais em incetivos a pesquisa e produção de carros eletricos ou híbridos.

  7. Augusto permalink
    28/11/2010 9:56

    Esqueceram de falar no lixo espalhado pela cidade. Que cidade mais suja esta.

  8. 28/11/2010 13:09

    A questão do lixo espalhado pela cidade é mesmo um caso sério, Augusto. Embora alguns não concordem, ou finjam não concordar para parecer “politicamente correto”, uma parte do problema acaba sendo causada pelos carroceiros e outros catadores que fazem de calçadas verdadeiros “centros de triagem de resíduos sólidos” a céu aberto, rasgando sacos e espalhando lixo de uma forma até mais bagunçada que alguns cachorros de rua.

  9. Carol Bock permalink
    13/07/2011 16:12

    Olá.

    Boa tarde.

    Gostaria de utilizar a imagem dessa matéria em um livro didático. Como devo proceder?

    Por favor, assim que possível entre em contato.

    Obrigada.
    Carol Bock
    iconografia15@moderna.com.br

  10. 05/11/2011 14:01

    adorei só ñ entendi a parte da professora mas gostei Nível da poluição na Capital é ”alarmante”

    O elevado nível de poluição do ar em Porto Alegre tem preocupado especialistas. O prognóstico de aumento dos índices ao longo dos anos pode refletir na saúde da população. O tema foi abordado na palestra “Poluição do Ar e Efeitos Sobre a Saúde”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Cláudia Rhoden, no evento Saneamento em Foco, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) no Salão Nobre da Federasul.

    Segundo a especialista, a qualidade do ar em Porto Alegre é mais preocupante no inverno. De seis capitais brasileiras pesquisadas recentemente, a gaúcha fica atrás somente de São Paulo no nível de poluentes na atmosfera. “Estamos em um estágio alarmante. É necessário uma nova política de gestão para enfrentar esse problema, pois o prognóstico é de aumento cada vez maior da frota de veículos”, destacou.

    A professora realizou uma série de trabalhos que apresentaram resultados preocupantes em relação à saúde da população. Conforme Cláudia, o nível de material particulado (poeira) contido na atmosfera de Porto Alegre pode causar danos até no cérebro. “É uma substância que é inalada pelas pessoas e que pode circular no sangue, chegando ao cérebro, o que pode gerar sérios problemas comportamentais”, alertou Cláudia.

    Em abril deste ano, em trabalho solicitado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a UFCSPA apresentou dados que colocaram o bairro Humaitá como o de pior qualidade de ar de Porto Alegre, superando o Centro e a Rodoviária – áreas de grande movimentação de veículos. Amostras colhidas chegaram a apresentar 16 microgramas de partículas por metro cúbico de ar, enquanto o nível aceitável não pode passar de 10 microgramas. O levantamento foi feito em sete pontos da Capital com o objetivo de traçar um mapa de risco atmosférico para que sejam desenvolvidos programas voltados às pessoas com problemas pneumológicos. Crianças com menos de 5 anos, idosos e pessoas com doenças nos aparelhos respiratório e cardiovascular são os mais afetados com a poluição.

    Segundo a presidente da Abes-RS, Nanci Begnini Giugno, embora a entidade mantenha seu foco na questão da água, também está preocupada com outros aspectos da temática ambiental. “Temos que pensar de forma integrada. Os fatores que oferecem prejuízo à população são muitos.”

    Correio do Povo

    Nesta foto, tirada na free-way dias atrás, percebe-se a camada mais densa de poluição sobre a cidade
    bjs ane

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.770 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: