Skip to content

Reestruturação da área portuária do Recife

05/12/2010

Publicado em 05/12/2010 por Jorge Piqué

Como o futuro governador Tarso Genro irá em breve a Recife para uma visita, seria interessante que ele conhecesse os projetos que integram  a reestruturação da área portuária e da área central do Recife, dentro do complexo turístico-cultural Recife-Olinda. Os projetos agora recebem uma maior atenção do governo com Recife sendo uma das sedes  da Copa 2014.

Para se ter uma idéia da importância desse projeto para o governo, o governador Eduardo Campos, que é do mesmo partido do vice de Tarso, PSB, demitiu toda a diretoria por atraso nas obras: Eduardo Campos, reeleito como 83% dos votos em 2010 é um dos inspiradores para o novo governo de Tarso Genro, e espero que essa visita faça o governador ter uma melhor idéia de como a urgência de obras desse tipo são importantes para a população das cidades.

Insatisfeito com o ritmo de desenvolvendo do plano para revitalizar o Porto do Recife, na capital pernambucana, o governo do Estado trocou toda sua diretoria. Além do presidente do porto, Alexandre Catão, foram exonerados o diretor administrativo-financeiro, José Antonio Falcão, e o diretor de operações, Sérgio Pimentel.

Após ter o fim de suas operações profetizado em 2005 pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos, o Porto do Recife teve sua recuperação incluída entre as promessas de campanha do atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos.  (…)

A intenção do governador era de cortar a fita do novo Porto do Recife em 2010, o que já não será mais possível, segundo admitiu ontem o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, cuja pasta é responsável pelo porto. Foi o próprio Bezerra, aliás, que recomendou a troca da diretoria.

De acordo com o secretário, o governo carece de maior agilidade no andamento do projeto de revitalização, que além da recuperação da capacidade de movimentação de cargas, prevê uma transformação da área não-operacional do porto, que poderia receber R$ 100 milhões em investimentos públicos e privados para a construção de marinas, hotéis, área de compras e de entretenimento, além de um terminal de passageiros.

Fonte: Net Marinha

Só a aprovação da Antaq  levou 3 anos!

Terminal marítimo de passageiros do Porto de Recife

As obras visam a ampliação e modernização do Porto para receber grandes cruzeiros com turistas:

Revitalização do Pier do Porto do Recife

 

Animação virtual do Complexo Turístico e Cultural Recife-Olinda

Vejam nessa animação virtual as torres que serão contruídas em frente ao mar no Complexo Turístico e Cultural Recife-Olinda. Esse projeto é prioritário do atual governador Eduardo Campos (PSB), que foi reeleito como 83% dos votos em 2010 e que é um dos inspiradores para o novo governo de Tarso Genro. Que a visita a Recife seja a mair proveitosa para nosso futuro Cais Mauá.

Riomar Shopping

Enquanto alguns se escandalizam com torres e shopping a beira do Guaìba, o governador Eduardo Campos, socialista (PSB), neto de Arraes, sabe dividir o joio do trigo e modernizar a sua capital.  Esse video institucional do novo Riomar Shopping de Recife dá também uma idéia de como um governo de esquerda pode ter uma visão mais progressista. O projeto é de 600 milhões de reais, mais do que o projeto para o Cais Mauá.

Tanto o governador como o prefeito estiveram no lançamento e dão seu total apoio ao projeto. Porto Alegre precisa esse tipo de vontade política, na prefeitura e no Estado, para concluir o mais rapidamente possivel o nosso projeto do Cais Mauá.

Video do lançamento do projeto Riomar Shopping, com a presença do governador e do profeito:

 Post retirado integralmente do Blog de Jorge Piqué

http://jorgepique.wordpress.com/

 

 

Share

About these ads
One Comment leave one →
  1. 07/12/2010 0:59

    Atualizei o texto, dando informações mais precisas sobre alguns projetos.
    O principal objetivo desse post é mostrar que é necessário planejamento de longo prazo.
    Como estamos com problemas para realizar o curto prazo até 2014, não planejamos mais a frente, 15 ou 20 anos a frente, como fazem com o conceito do Complexo turístico-cultural Recife-Olinda.
    A revitalização do Cais Mauá devia ser pensada dentro de um quadro mais geral de toda a orla.

    http://jorgepique.wordpress.com/2010/12/05/reestruturacao-da-area-portuaria-do-recife/

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.778 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: