Não é só Paris que tem bicicletas “pegue onde quiser, largue onde quiser”

O Brasil também tem este moderno sistema, no Rio de janeiro

Atualmente, as 190 bicicletas de aluguel estão espalhadas por 19 estações, que foram equipadas com câmeras de segurança, sensores e sistemas de alarme.

As estações ficam nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Humaitá, Gávea e Lagoa, na Zona Sul. A prefeitura em parceria com a Serttel, empresa responsável pelo serviço, anunciou que pretende expandir e criar novas estações em Botafogo, no Aterro do Flamengo, na Lapa, no Centro, e na Tijuca, na Zona Norte da cidade. 

O secretário municipal de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz afirmou que o estado também vai dobrar o número de ciclovias no Rio.

Aluguel a partir de R$ 10 e pagamento com RioCard
Para incentivar o uso do transporte alternativo, o preço do aluguel das bicicletas diminuiu. Pagando R$ 20 por mês, cariocas e turistas poderão utilizar o veículo. Para usar o serviço na forma mensal é necessário se cadastrar antes no site www.mobilicidade.com.br

Já quem deseja alugar a bicicleta só por um dia, não precisa fazer cadastro no site. Basta ir até uma das estações em posse de um telefone celular e um cartão de crédito e se dirigir a uma das máquinas de cadastro. A diária da bicicleta sai a R$ 10.

A empresa responsável pelo serviço, Serttel, prevê que em até 90 dias, o sistema aceite o RioCard como forma de pagamento.

“É importante que o serviço se popularize. E o grande barato será quando as pessoas começarem a usar as bicicletas para fazer as coisas simples do dia-a-dia, como ir de casa para escola”, disse o presidente da empresa, Angelo Leite.

Fonte: Globo.com

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As estações de metrô também tem esses lugares para pegar uma bicicleta.

E em SãoPaulo, as estações de metrô têm gigentescos bicicletários, que servem de garagem para quem usa as suas próprias bicicletas. E toda a marginal do Pinheiros tem uma linda e extensa ciclovia.

RicardoH

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11 respostas

  1. ótimo material da Transporte Ativo (ONG do RIO de Janeiro)
    http://blog.ta.org.br/2010/12/14/quanto-custa-um-bicicletario/

    Abraços

  2. Hehehe… Vou ter que rir de mais uma notícia aqui nesse blog hoje. Até parece que não sabemos que aqui em Porto Alegre só se fala em fazer as coisas, não se faz de verdade. Implantar ciclovias é ridiculamente fácil, basta pintar faixas exclusivas nas calçadas ou ruas. Colocar bicicletarios é ridiculamente simples e não é algo fácil de depredar. Os pobres moradores de porto alegre vão ficar imaginando planos mirabolantes de uso de bicicletas enquanto o que falta é fazer apenas, e nenhum politico tá nem aí para isto.

  3. Baaah, se tivesse em Poa esse sistema de pagar 20 reais por mês e usar ela quando quiser, eu tava feito.

    Pegava ali no camelodromo, ia pro trabalho. Voltava e deixava ela no camelodromo, pegava o bus de volta pra casa e ta va feito.
    haha

    Muito bom.
    =D

  4. Óbvio que não funcionária aqui. Se nem o mais básico de um mobiliário urbano (uma parada de ônibus) tem chance sem ser totalmente depredado, destruído, etc

  5. Felipe, a ideia do TRI até é boa, mas já deveria ser totalmente integrada, hoje temos TRI, TEU, SIM, etc… agora que está começando a integração… nada é pensado de forma integrada…

  6. Pois é Marcelo, e quando mudaram algo no sistema foi para complicar. Não recebo vale-transporte no trabalho mas queria tê-lo para facilitar troco, etc nos ônibus. Acredita que a EPTC só me deixa carregar o cartão no centro ou no maldito posto móvel?

  7. Concordo com o FelipeX, precisamos ter um sistema ordenado. Vi também o programa sobre Paris, e eles falam sobre a “última milha” que é quando a pessoa desce do ônibus, metrô ou trem e precisa mais um pequeno trajeto para chegar em casa.

    Infelizmente nem um sistema decente de ônibus temos, imagina as bicicletas?

    Eu uso o corredor de ônibus da Osvaldo todos os dias e me dá vergonha de ver as paradas naquele estado deplorável e os corredores com tanto buraco. Parece que em termos de transporte a cidade não faz nada desde a década de 80!

  8. Recentemente comecou a funcionar esse sistema em Londres. Aqui o que a prefeitura fez foi semelhante a uma PPP – quem patrocinou tudo foi um dos maiores bancos britanicos, o Barclays. As bicicletas tem todas a marca do Barclays. Acho que so’ assim pra funcionar. O aluguel das bicicletas sozinho nao paga o funcionamento e manutencao desse sistema.

  9. Enquanto isso, em Porto Alegre, não tem sequer UM bicicletário.

    Nem estou falando de sistema de aluguel de bicicletas; estou falando de um simples bicicletário, que é uma coisa básica de mobiliário urbano. Um modelo simples[1] não deve custar nem R$ 200.

    [1] http://www.markolf.com.br/loja/images/15.jpg

  10. Eu acho ótimo mas inisto que esse tipo de solução tanto em Paris quanto no Rio funciona pois é integrado com outro sistema bem ordenado. Em ambos casos, o metrô. Talvez com os portais da cidade faça sentido integrar ali, o que vocês acham?

    No shopping Paseo da zona sul há este serviço e se não me engano é gratuito. Mas como fica no bairro, no final serve apenas como alternativa de lazer (ou seja, passear na zona sul).

  11. Que inveja!

    Vi uma reportagem sobre as estações de bicicleta em Paris dias atrás num canal da Net.
    Paris conta com mais de 1000 estações. Achei um exagero, mas é verdade!

    Que bom que essas iniciativas estão aparecendo também no Brasil. Quando será que virão para cá? Garanto que se fosse um lugar para amarrar os cavalos na Redenção ou Marinha, iriam achar ótimo…

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