Skip to content

Nova linha do AEROMÓVEL

28/01/2011

Infraero estuda viabilidade de instalação de transporte ligando os dois terminais do Salgado Filho

Obras entre Estação da Trensurb e Aeroporto devem começar este mês

A construção do aeromóvel exigirá mudanças no Aeroporto Salgado Filho. A Infraero já começou os estudos de viabilidade para a instalação de uma linha ligando os terminais de passageiros 1 e 2.

O projeto de construção do aeromóvel não levou em consideração a utilização do terminal 2, que foi reativado em dezembro passado. Assim, os passageiros que utilizarem esse local precisarão pegar uma condução interna e seguir até o terminal 1, para então embarcar no aeromóvel e fazer a integração com a Estação Aeroporto da Trensurb.

A construção da nova ligação, também por essa tecnologia, será um empreendimento privado da Infraero e independente do projeto que começará a ser executado. A proposta está em análise, sem data a ser anunciada.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, disse que a Infraero deverá promover uma maneira de ampliar a ligação entre os terminais para permitir e facilitar esse deslocamento dos passageiros.

De acordo com a Infraero, desde que o terminal 2, onde ficava o antigo Aeroporto, foi reaberto, os passageiros contam com um serviço de condução. O transporte liga os dois terminais. A previsão é de que esse serviço continue sendo realizado sem alterações, mesmo com o aeromóvel.

O projeto entre a Estação da Trensurb e o Aeroporto prevê a instalação de uma linha de 900 metros sobre um elevado. O trajeto será feito por dois veículos, com 150 e 300 lugares, e que serão controlados automaticamente. A previsão é de que as obras comecem no final de janeiro. Segundo Kasper, o valor do empreendimento está destinado no orçamento federal. Porém, a proposta passa por análise e poderá sofrer alterações.

Um dos diferenciais dessa tecnologia é o baixo custo operacional e a rapidez. Em funcionamento, o aeromóvel poderá fazer o circuito a cada cinco minutos, devido à agilidade. O trajeto terá duas estações de embarque e será percorrido em 90 segundos. A previsão é de que sejam beneficiados mais de 7 mil passageiros com a integração.

O projeto é uma das exigências para a Copa de 2014, da qual Porto Alegre será uma das sedes. Segundo Kasper, o projeto aumenta a integração do sistema de transporte da cidade.

Outro benefício apontado por ele é a possibilidade de ampliar a utilização do transporte público. “Com o sistema integrado, um passageiro poderá ter uma economia considerável se utilizar o transporte, ao invés de ir no seu carro”, disse.

Correio do Povo
 

Share

About these ads
8 Comentários leave one →
  1. Felipe X permalink
    28/01/2011 18:37

    Fazer duas linhas não fica muuuito mais caro do que alterar o projeto? A obra não começou mesmo!

    Mas bem, ao menos estão pensando nisso.

  2. Guilherme permalink
    28/01/2011 18:43

    Boooom…..
    muito bom…

    Mas, e a ampliação do terminal?

  3. Dionélio permalink
    28/01/2011 18:49

    Que façam todas as alterações agora já prevendo, inclusive, a ligação com o novo terminal de passageiros que algum dia será construído.

  4. Renan permalink
    28/01/2011 19:22

    Quer dizer que a reabertura do antigo aeroporto é mesmo definitiva.

    Os políticos e empresários vão gostar tanto do aeromóvel que vai ter até lobby pra implantar linhas pela cidade, vencendo o ranço de décadas de ignorância e egoísmo. Assim profetizo!

    • Angelo Feliche permalink
      30/08/2014 9:53

      Muito sabia sua avaliação, endosso 100%….

  5. andervaz permalink
    28/01/2011 19:41

    Concordo Renan.
    Eu vejo dessa forma também. O sucesso do aeromóvel vai ser tanto que vai ter um em cada esquina logo logo.

  6. Vagner permalink
    28/01/2011 20:39

    Tomara mesmo que o aeromóvel se prolifere, principalmente em locais como a orla do Guaiba, o Centro Histórico, a Arena do Grêmio e a Av. Ipiranga. Quanto mais linhas forem instaladas, menor será o custo para erguer e manter cada uma.

  7. Jair Oliveira permalink
    28/01/2011 23:20

    Faz um tempão que eu mandei um e-mail para o site do aeromóvel perguntando porque não haviam previsto uma ligação com o terminal 2. Nunca me respondenram (claro não sou ninguém), agora estão pensando em fazer a ligação. Será que leram meu e-mail? Bem de qualquer maneira acho que deveria ser uma linha só, mas com paradas no terminal um, no dois e no três (se tiver no futuro). Mas isso tinha que ser previsto antes. Estive no aeroporto de Düsseldorf e lá o aeromovel deles pára em mais de um terminal (uma linha só).

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.779 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: