Skip to content

Calado do Porto de Rio Grande ainda preocupa

13/06/2011

Calado

Normalmente, a imprensa noticia “foi aumentado o calado do porto do Rio Grande” e todo mundo fica imaginando que se resolveu o problema. Não é bem assim. Os representantes dos terminais existentes em Rio Grande irão se reunir, às 10h30min desta sexta-feira, no Terminal Bianchini, e discutir a ampliação da profundidade dos berços de atracação. O canal de acesso foi aprofundado para 60 pés, mas, junto ao cais, a profundidade é de 50 pés. De acordo com Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, que coordenará a reunião, tal providência é indispensável para a atracação de navios de maior capacidade de carga, acima de 80 mil toneladas, os quais poderão passar a frequentar o porto, agilizar a chegada e a saída de cargas e baixar os custos, pois atracarão e zarparão com carga completa. O aprofundamento precisa de licença do Ibama.

Calado II

O tema também será exposto ao superintendente do porto, Dirceu Lopes, às 14h. A proposta da ABTP é de que, para otimizar os serviços e custos de dragagem, sejam implementados em conjunto pelos terminais que operam na área, a exemplo do que está sendo feito na dragagem do rio Gravataí, em Porto Alegre, pelos terminais lá instalados. A obra é condição imprescindível para que o investimento de mais de R$ 700 milhões realizado pelo governo federal na extensão dos molhes e no aprofundamento do canal de acesso possa se traduzir em um efetivo aumento da competitividade para o único porto marítimo gaúcho.

Danilo Ucha – Jornal do Comércio

About these ads
6 Comentários leave one →
  1. felipe mobus permalink*
    13/06/2011 9:22

    pelo que eu ouvi falar, o problema é que os sedimentos marítimos continuamente voltam para dentro do canal, de forma que, quando se termina um aprofundamento de calado, é necessário começar outra dragagem logo em seguida. Pelo que eu entendo, a solução é aumentar a extensão dos molhes para aumentar a proteção e diminuir a frequência das dragagens.

    • 13/06/2011 23:11

      Toda a entrada como a de Rio Grande exige dragagem, se aumentasse os moles transferia para mais adiante, o certo é ter um esquema de dragagem quase que constante. Poderia se ter uma draga específica para o porto (isto eu estou chutando!).

  2. Felipe X permalink
    13/06/2011 13:37

    É, teria que se ver um estudo técnico para ver essa questão dos molhes apontada pelo Mobus pois faz sentido, mas no final não deve haver uma manutenção constante mesmo? Me parece natural que o calado vá sendo tapado com o tempo…

  3. 13/06/2011 13:41

    Vocês leram o texto? Ele explica qual o problema. Falta a dragagem somente dos berços de atracação (junto ao cais). O canal de navegação já foi dragado e está legal, com 60 pés. E os molhes já foram ampliados. Recém inaugurou ….

  4. 13/06/2011 14:47

    Agora vou dar um dado bem técnico, mas que é interessante. Não se conhece direito o calado da Lagoa dos Patos. Motivo a Lagoa oscila como uma tampa de panela colocada virada ao contrário, ou melhor, como duas tampas de penela presas entre si por um arame preso num ponto.

    Até hoje não há uma referência que a partir de uma régua qualquer se possa dizer: O calado da lagoa neste momento é tanto. Este é um dos vários motivos (talvez o mais simples para resolver) que tranca a navegação no porto de nossa cidade.

    • Daniel Serafim permalink
      13/06/2011 16:08

      Ótima explicação Rogégio.
      Agora falta a ANTAQ se dar conta disso para liberar o Cais do Porto para nós Portoalegrenses
      aproveitarmos melhor aquele espaço.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.829 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: