Pular para o conteúdo

O que faz um secretário de Turismo? por José Luiz Prévidi

15/07/2011

Matéria integral do site do Jornalista José Luiz Prévidi, com fotos enviadas por Gilberto Simon


Há muitas décadas que os prefeitos de Porto Alegre não dão bola para o Turismo. Com raríssimas exceções, jamais ligaram para aqueles que sonham em conhecer a capital do RS. No mundo inteiro os administradores de cidades fazem de tudo para chamar visitantes; aqui, não.
Precisávamos ser sede da Copa do Mundo para que a cidade despertasse para o Turismo. E concluisse que precisa ser feito muito em pouco tempo para torná-la mais agradável. Descobiram os tais administradores, por exemplo, que apenas um rio sujo não é atrativo. Que avenidas, praças e parques têm que ser bem cuidados. Descobriram também que os pequenos detalhes são importantíssimos.
O que faz um secretário de Turismo?
Pelo que tenho notado nos últimos anos, não passa de uma figura decorativa, mas que sabe aproveitar a vida muito bem. Vivem participando de eventos pelo Brasil e, esporadicamente, pelo mundo. Eventos e mais eventos. Se fosse proporcional o número de “eventos” que um secretário participa ao crescimento da cidade, Porto Alegre estaria ali-ali com Barcelona. Berlim, quem sabe.
O que faz um secretário de Turismo?
Será que o secretário de Turismo sabe qual é – ou era – um dos pontos mais procurados pelos nossos visitantes?
Desisto, logo depois da pergunta, porque ele certamente vai falar em shoppings, por aí.
Claro que não existe pesquisa a respeito, mas historicamente um dos locais mais visitados por turistas é o Morro de Santa Teresa. E é evidente que as chamadas “autoridades do turismo” local não devem nem chegar perto.
O belvedere está abandonado há anos. Não há banheiros, não há policiamento, não há nada. Foi depredado e nada se faz por um dos mais belos pontos da cidade. O belvedere do Morro de Santa Teresa está entregue a bandidagem!!
O que faz um secretário de Turismo?
Deixa depredarem o belvedere do Morro de SantaTeresa. E não faz absolutamente nada, além de viajar para eventos.
—–
Poderão dizer que estou de implicância. Tudo bem.
Então admirem as fotos do Gilberto Simon:
(clica em cima da imagem que ela amplia) 

—–
O que faz um secretário de Turismo?
Tenta encontrar responsáveis pela sua omissão.

Fonte original da matéria do Prévidi:

http://previdi.blogspot.com/2011/07/bom-dia-sexta-15-de-julho-de-2011.html

About these ads
22 Comentários leave one →
  1. Filipe Santos Link Permanente
    15/07/2011 16:58

    O fato é que nos ultimo anos, “turismo” em Porto Alegre virou sinonimo de “encontros sociaistas”.

  2. JULIÃO Link Permanente
    15/07/2011 17:21

    A questão do morro Santa Teresa é que é impossível revitalizar aquele ponto turístico de Porto Alegre sem urbanizar (ou acabar) com a vila que existe logo ali ao lado. Mas, para fazer isso, além de muito dinheiro, é preciso enfrentar alguns grupos ideologicos, aqueles que vivem de explorar politicamente a miséria humana.

    • Gil Vicente Link Permanente
      15/07/2011 21:15

      Não só politicamente, mas economicamente = é necessário que haja vitrines de pobreza, e polêmicas sobre remover ou não as vilas, para certos grupos de ONGs se colocarem como defensores e receberem boladas de dinheiro de fundações da Europa e EUA.

  3. Portofan Link Permanente
    15/07/2011 17:42

    Excelente artigo! O Secretário de Turismo literalmente faz turismo, pois essas viagens em nada repercutem depois na nossa cidade, tendo efeito zero. São viagens mais para espairecer (e aparecer, na mídia) do que para arejar as idéias e se inspirar em outros lugares.

    Já tiraram o mirante da rota da linha turismo, agora só falta, em vez de arrumarem a orla, também riscá-la do mapa e transformarem a linha turismo numa linha para interligar os shoppings de Poa. Viraremos o pólo turístico dos sacoleiros.

    Vou mais além. O que faz o Prefeito? E para que instituiu um Assessor para Grandes Obras se não haverá obras, nem grandes, nem pequenas.

  4. leonardo Link Permanente
    15/07/2011 21:51

    faz NADA!
    ISSO QUE ELE FAZ!

  5. Portofan Link Permanente
    15/07/2011 22:36

    Só mesmo em POA para as pessoas não se tocarem do do que é mais que óbvio e está na cara, que é a oportunidade transformadora única que é uma Copa do Mundo na vida de uma cidade, tamanha é essa influência exercida, dando para dividir a história das cidades-sedes em antes e depois dela.

    Nesse sentido, as pessoas da cidade e os políticos gaúchos ainda não se deram conta da peculiaridade que é o caso do Mirante do Morro Santa Tereza. Os políticos não querem se queimar com o eleitorado mais pobre (pois sempre aparecerá algum outro político da oposição para se colocar na defesa deles para angariar uns votinhos, vide o caso da Yeda e a área da Fase). Todavia, uma Copa do mundo move toda uma população e até os mais pobres apoiariam tal medida (salvo, é claro, os que lá habitam) e qualquer político oportunista que viesse tentar atrapalhar isso se queimaria com toda a população. Agora é a hora, pois ninguém quer fazer feio na Copa e então dificilmente haveria rejeição. Pelo contrário, seria um excelente exemplo bem sucedido para a plataforma eleitoral de qualquer político. Ajudaria a ganhar as eleiçoes de qualquer campanha eleitoral de quem tivesse conseguido tal feito.

    Se não for agora com a Copa, quando sabe-se que a paixão pelo futebol toma conta de todos e então não há pseudo-coitadismo capaz de barrar o progresso, infelizmente não o será mais em nenhuma outra oportunidade, quando notoriamente não faltará setores da sociedade e da classe político supostamente falando em nome de todos e assumindo a defesa indefensável, que é a manutenção das moradias irregulares. Todo mundo merece moradia decente, mas ninguém precisa morar justamente no nosso Pão-de-Açúcar ou Cristo Redentor. Nosso único, melhor e principal mirante é ali, nem se compara com outros morros de Poa, cuja altura às vezes até é maior, mas são bem mair distantes da orla e centro, não proporcionando a mesma vista.

    Se a Vila Dique e a do Chocolatão estão sendo removidas, porque a do Santa Tereza também não? Se não for para a Copa, nunca mais o será, pois não faltará oportunistas sem causa para tentar impedir. A Copa ainda torna os cidadãos um pouco mais abertos e críticos, pois o brasileiro não se importa em estar numa ruim, só se incomoda com a opinião dos gringos e em não passar um vexame internacional e fazer feio. Esta então seria a oportunidade de aproveitarmos a momentânea atenção que a Copa tem feito as pessoas darem às coisas da cidade. Percebo que devido à Copa todo mundo se liga um pouco mais nas coisas.

    O mirante não é uma simples praça, é juntamente com o cais e a orla o nosso bem maior e, portanto, se não for mais possível incluir no pacote de açoes governamentais municipal, estadual e federal para a Copa, deveria então urgentemente se convocar a iniciativa privada para fazer e administrar. Pagamos para andar de bondinho pelo país e pelo mundo, nada é de graça, porque só em Poa o seria. Pagar para ter é um preço justo, quando não pagar significa nunca ter.

    Outros lugares do país e do mundo quebram a cabeça e se viram para bolar algo bacana. Desde coisas simples até investimentos milionários. Só mesmo em Poa é que o que deveria ser nada mais do que um processo natural e sem traumas (a inclusão de açoes para um dos principais pontos turísticos da cidade) simplesmente, ignorando-se e se contrariando os prognósticos que deveriam ser os mais óbvios possíveis até mesmo para uma criança da 5a série, nada acontece. Nada justifica. Deveriam licitar, como fizeram com o Cais, até mesmo porque neste caso não há Tarso. Antaq ou Dilma impedindo, mas nem mesmo uma revitalização com lajes de gres o farão.

    Tudo o que eu queria neste momento era uma resposta oficial. Porque? Porque nada será feito e nem cogitado, quando o contrário seria mais que óbvio e natural em qualquer cidade desse país, ainda mais numa rica cidade-sede intitulada a capital do mercosul? Porque essa ojeriza à iniciativa privada? Porque nem mesmo lajes de gres?

    Acho que a resposta está no medo de que a perda dos votos dos moradores irregulares da área e dos que têm pena deles possa pesar decisivamente no resultado das próximas eleiçoes, mas o tiro sairá pela culatra, pois a esquerda, que agora é contra, na campanha certamente será a favor e com certeza será a primeira a apontar, criticar, reprovar e detonar essa grande e gritante falha da Prefeitupa Municipal, que passa pelo momento favorável único que é o pré-copa. Depois disso acho que o Fortunati não se elege nem para síndico do condomínio dele se não mudar de atitude e nada fizer para mudar isso. As administraçoes passadas até não sentiram tanto tal peso porque nao se tinha a Copa aí, mas agora a conversa é outra.

  6. Augusto Link Permanente
    16/07/2011 13:35

    O que faz um Secretário de turismo?

    RES: Turismo.

    • 06/07/2012 13:38

      Viaja com o nosso dinheiro…..

  7. Portofan Link Permanente
    16/07/2011 17:21

    Eu quero algo assim em POA urgentemente:

    Podemos ter isso na área da orla da Avenida Beira-Rio junto ao Estádio Beira-Rio, onde atualmente só há mato encobrindo a visão do Guaíba e do pôr-do-sol e gerando insegurança. Quem freqüenta a orla naquelas condições atuais?

    Mais um vídeo:

    A Prefeitura Municipal nunca mais falaou naquele projeto de marinas na orla e o Beira-Rio pelo jeito não terá nada na área do seu entorno. Sem ao menos alguns quiosques, mais alguns equipamentos públicos urbanos básicos, segurança pública e algum cuidado estético com a área (retirada do mato que encobre a contemplação do Lago e seu Pôr-do-Sol) as pessoas não irão freqüentar o lugar. Se juntassem, além das tais marinas da prefeitura, com um complexo turístico complementar do mirante e uns bondinhos aéreos e torre panorâmica, píer no entorno do Beira-Rio ou no Gasômetro e o complexo turístico do projeto do cais, POA viraria a menina dos olhos do turismo nacional e do mercosul e seria a cidade mais falada e visada dessa Copa, a ser considerada e eleita a melhor surpresa na visão dos turistas gringos e da imprensa internacional. Poa começaria a reescrever a sua história e muitas outras coisas viriam para as mais diversas partes da cidade e nas mais diversas áreas de investimento. Com tal mudança de contexto, nem vandalismo existiria mais, pois as pessoas se sentiriam bem e completamente integradas numa cidade efetivamente com qualidade de vida e saber viver.

    Gilberto, por favor, reúna esses dois vídeos e junte-os num post a ser criado junto com ao vídeo do Píer turístico da Califórnia e vídeo do bondinho de Camboriú, por favor! Muita gente não lê os comentários mas acompanha e lê os posts na página principal, inclusive os políticos! E tenta mostrar isso para o Edemar e para o Fortunati! Já imaginou a cidade com tudo isso o que falei! A iniciatica privada pode fazer isso por nós!

  8. 17/07/2011 23:18

    No Morro Santa Tereza é possivel fazer mudanças fantásticas para a copa do Mundo. Poderiam construir um mega centro Cultural projetado por um arquiteto de renome com escolas de arte para os filhos dos moradores do local. Atrás do Asilo há uma área enorme onde pode abrigar quase todos moradores. Parque seria ótimo pra se fazer na área da FASE.

    • JULIÃO Link Permanente
      18/07/2011 8:17

      Disse certo: poderiam…mas não vão, porque isso envolveria a parceria com a iniciativa privada, já que o Poder Público não tem condições de fazer isso sozinho, e, o que pior, eles ganhariam dinheiro como isso. Imagina, empresários obterem lucro (e gerar empregos e impostos) através de uma mistura entre o público (divino) e o privado (imundo).

    • 06/07/2012 13:51

      Lá já teve uma unidade da BM, um Restaurante Panorâmico e era ponto obrigatório no City Tour de Poa. Quando por pouco não fomos assaltados lá (um Micro lotado de turistas), no outro dia um Jornalista foi morto a tiros na Silverio (quem não lembra)? foi o fim do Morro no roteiro turístico de Poa. Enquanto a vila que alí se formou for amadrinhada ou seja lá que têrmo fôr, pelo Hospital Mãe de Deus,acho que nada mais vai vingar lá em cima…. Poderia-se subir pelo terreno atrás da Fase, que queriam ceder ou vender? para uma Incorporadora. Aí creio que com policiamento,talvez se consiga novamente reaver o nosso cartão postal maior…

  9. Graziela Link Permanente
    26/07/2011 11:30

    Moro em POA há quase 15 anos e nunca fui no Morro St Teresa. Justamente porque a única coisa que escuto é que se subir posso não descer…

    • andervaz Link Permanente
      23/06/2012 16:12

      Tá enganada Graziela. Deveria subir o morro pra apreciar a vista. Se mais pessoas fizessem isso, talvez ficasse mais claro ao poder público que aquele espaço deveria ser melhor explorado. Eu trabalhei ali durante anos e, embora haja um bairro simples mais abaixo, o lugar é seguro.

  10. 02/07/2012 7:01

    o site da secretaria de turismo do estado SETUR nao oferece informacoes in ingles para turistas que queiram viajar para nosso estado.

  11. Guilherme 2 (até ontem, anti-ecochato) Link Permanente
    30/08/2012 9:17

    Discordo. Expointer, na GPOA, o Acampamento Farroupilha e os shows que retornaram à cidade, e arrastam fãs de todo o Brasil também devem ser contabilizados. Agora… se os socialistas promovem eventos, os capitalistas também podem fazê-lo. O mundo é livre, e os espaços estão aí. Move on!

  12. 19/09/2012 19:04

    Porto Alegre não é uma cidade turística,
    Alguém seria capaz de citar um ponto turístico na cidade?
    Não me venham com o gasômetro e com o pôr-do-sol (conheço vários lugares onde o pôr é muito mais bonito).
    Também não venham com os museus e os teatros.
    Alguém já viu os museus e os teatros gerar renda ou emprego?
    Os turistas que aqui chegam são os do “negócio”, são eles que vem e voltam para cá.
    Trabalhei 20 anos na aviação, 99% deles queriam saber onde era o “Gruta Azul e a La Barca”.
    Jamais escutamos qualquer pergunta sobre os museus e os teatros da cidade…kkkkk
    O que eu quero dizer é que a nossa cidade não tem vocação para o turismo, por favor, paremos com isso.
    Nossa verdadeira vocação é para o “serviço” ou para o “comércio”,
    Ganharemos mais posicionando a nossa cidade para essas duas atividades econômicas.
    Porto Alegre e o seu plano diretor bobinho.
    Porto Alegre a única capital no mundo que não tem arranhas-céu.

    • 08/01/2013 12:08

      Geralmente, a criação de um destino turístico envolve uma bela propaganda. Acho a Notre Dame de Reims, por exemplo, mais bonita do que a de Paris, mas é a que fica na capital francesa que recebe mais visitantes – e não, não é apenas porque “o turista tá ali porque quer ir ver a Torre Eiffel e acaba indo dar uma olhada na catedral”. As pessoas realmente querem conhecer a Notre Dame de Paris. Turismo é um negócio, e o caminho pro sucesso é saber vender seu peixe.

      Além disso, quando se tem interesse em desenvolver o turismo em algum lugar e esse lugar não tem nenhum atrativo turístico, o que geralmente acontece é a criação de coisas que chamem a atenção dos visitantes. Talvez, de tão exagerado, meu exemplo pareça imbecil, mas Dubai deixa isso bastante claro.

      Nós não temos nenhum emir endinheirado, mas poderíamos ao menos tentar valorizar os lugares e os eventos que consideramos atrativos. Se turistas mesmo assim não se interessarem por Porto Alegre, tenho certeza de que os porto-alegrenses ficariam felizes com a valorização dos lugares que consideram relevantes. :)

  13. johnnie Link Permanente
    02/07/2013 12:26

    If I had a dollar for every time I’ve been told I’m an idiot, I’d have… ummm… I dunno

  14. ROGERIO MEDEIROS Link Permanente
    13/11/2013 16:36

    Morro santa tereza solução simples !!
    O governo que parece não enxergar o que esta acontecendo com o morro, poderia licitar toda area do morro em troca de loteamentos urbanizados com construtoras, assim relocaria a vila existente no local como estão fazendo com as remoções da tronco, e assim dando moradia digna as pessoas que hoje vivem ali,as construtoras contruiriam ali condominios e areas de lazer, bondinho, etc.. para população, devolvendo a tranquilidade para o turismo na cidade!!
    Eu que passo diariamente pela avenida padre cacique vejo apenas o crescimento das invasões no morro, providencias do governo NADA !!!

    • 27/12/2013 14:35

      Com a nova lei municipal que impede empreendimentos econômicos no Morro Santa Tereza, o sonho de localizar ali um Centro de Eventos, com assinatura do falecido Niemeyer foi definitivamente sepultado… mas foi um belo sonho… ;)
      http://urbsnova.wordpress.com/2013/06/18/7razoes/

  15. Luiz Antônio Toledo Bordini Link Permanente
    03/12/2013 18:30

    Turismo em Porto Alegre, só mesmo no Fórum Social Mundial, que reúne uma pá de ratos de esgoto de uma ideologia burra e já sepultada.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.179 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: