Imagens de um monumento em Porto Alegre – Parte 2

Uns dias atrás, mostrei aqui no Blog imagens do monumento que fica sobre o Túnel da Conceição, e que abriga algumas obras do nosso grande escultor Xico Stockinger.

Hoje trago as imagens do “Túnel do Túnel”, que também fica próximo ao Túnel da Conceição. Idealizado pela artista plástica Tina Felice, em 1996, está completamente pichado e abandonado.

Mais um exemplo da inércia de quem deveria cuidar dos monumentos da cidade, em uma área muito visível.



Categorias:Descaso, Monumentos, vandalismo

Tags:, , , ,

15 respostas

  1. De pleno acordo com Rogerio.

  2. Quem sabe não fazem uma limpeza e aproveitam pra tirar a própria escultura ?

    • O que você tem contra este monumento (obra de arte, escultura)? Ele foi realizado pela artista plástica Tina Felice, e doado a Prefeitura. Eu aprecio bastante obras de arte abstrata. Ou será que obras de arte sempre tem que ser clássicas ? Eu sou favorável a esculturas espalhadas pela cidade, deste porte ou maiores até.

  3. É chocante o estado de abandono que se encontra o entorno do tunel: 3 painéis monumentais de chumbo (creio eu) do nosso genial Xico Stockinger estão apodrecendo completamente pixados na praça. Sem contar os chafarizes, daquelas ninfas (estatuas que representam os afluentes do guaiba creio eu) um monolito o qual a laca foi arrancada e não se sabe o que homenageia…ha tambem um monumento bizarro em frente à independencia, coberto de flores com um cerquinha, que parece muito com um túmulo. Que tristeza.

  4. Vejo isso todos os dias praticamente e acho muito lamentável…

  5. Em se tratando de Porto Alegre pelo menos o mato não está alto…

  6. Vinicius.

    Antes de fazer a crítica olhei na internet a produção desta artista, e que pelo que me parece a produção atual não tem nada a haver com a sua fase monstruosa de 1996, seus quadros e esculturas atuais são completamente diferentes e muitíssimo melhores (ao meu juízo, é claro), agora, gosto não se discute!

  7. Olha pessoal, as esculturas do Xico devem ser conservadas, porém esta da Tina Felice podia até ser removida, ou pelo menos colocada de pé, o grosso aqui tem a impressão que ela caiu quando estava sendo montada e como a firma terceirizada que estava montando-a faliu deixaram assim mesmo.

    Tenho também outra sugestão, pintá-la de verde para esconder na grama.

    • Como vocês são fechados para a arte ! Uma oxigenação as vezes faz bem !!!! Ser inteligente e ter cultura as vezes é muito limitado por outros fatores. Que pena ! Não é só gosto não Rogério.

  8. não acho o monumento feio,muito pelo contrario, inclusive possuo em minha casa uma tela da mesma artista que é muito linda! feio é o descaso com todo o patrimônio publico da cidade e também o que os vândalos fazem com eles…

  9. esse monumento é mto feio mesmo. mas isso não justifica o descaso.

  10. Parece um destroço de artefato bélico da segunda guerra. Quem sabe uma mina submarina? Melhor chamar o esquadrão antibombas pra desativar esse troço.

  11. eles vão esperar chegar perto da copa para fazer um “mutirão” de limpeza pela cidade, mas tenho certeza depois tudo volta ao normal.

  12. Dá vontade de colocar uma placa lá com o nome:

    “MONUMENTO AO DESCASO”.

Faça seu comentário aqui: