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Metrô de Porto Alegre será confirmado nesta sexta-feira

13/10/2011

Metrô começa a operar em 2017 e vai do centro à avenida Assis Brasil Imagem: Divulgação/PMPA

Porto Alegre está perto de conquistar a maior obra de mobilidade urbana prevista na sua história.

O prefeito José Fortunati e o governador Tarso Genro receberão na Capital, nesta sexta-feira, 14, a presidente Dilma Rousseff para solenidade de anúncio da inclusão do projeto do Metrô de Porto Alegre no PAC Mobilidade Grandes Cidades. O ato será realizado no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, às 14h30.

Orçado em R$ 2,4 bilhões, o projeto do trem subterrâneo será interligado com o transporte coletivo da Capital e da Região Metropolitana. O traçado da fase 1 vai da avenida Borges de Medeiros (extensão rua da Praia) até a Av. Assis Brasil, nas proximidades da sede da Fiergs. A modelagem financeira prevê recursos do PAC, da prefeitura e do governo estadual, isenções de impostos e investimento privado. A previsão de operação é em 2017.

Negociação – Na pauta da cidade há anos, o projeto está virando realidade após intensas negociações desencadeadas pela prefeitura, em 2009, para incluir a obra na Matriz de Responsabilidades da Copa de 2014. A exiguidade de tempo, a complexidade da obra e o volume de recursos envolvidos impossibilitaram a confirmação do investimento na matriz, mas incluiu concretamente o projeto na pauta de discussões com o governo federal. “Graças ao fato de termos inserido como pleito para a Copa, sensibilizamos o governo para que o metrô começasse a ser discutido seriamente como medida para qualificar a mobilidade urbana de Porto Alegre”, destaca Fortunati.

Em março deste ano, a prefeitura cadastrou, com apoio do governo estadual, o projeto MetroPoa junto ao Ministério das Cidades para inclusão no PAC 2, com orçamento total de R$ 2,4 bilhões. Após reunião em Brasília com representantes do governo federal e o prefeito, em maio, o município recebeu sinalização positiva sobre a avaliação do projeto. Na ocasião, o secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, afirmou que a capital gaúcha receberia apoio federal. “Tenho certeza de que Porto Alegre será contemplada. O projeto da linha 2 é uma proposta defensável que realmente melhora a qualidade de vida da população”, disse Bueno.

Em 6 de setembro, o governo chamou novo encontro na capital federal para solicitar o realinhamento dos valores a serem investidos por cada ente no Metrô de Porto Alegre. De acordo com os representantes dos ministérios, o volume de pedidos cadastrados pelas cidades no PAC superou expressivamente as expectativas iniciais da União.

Engenharia financeira – Três dias depois, a prefeitura e o governo do Estado formalizaram à União a nova proposta para a modelagem financeira do Metrô de Porto Alegre, comprometendo-se a contrair financiamento junto à Caixa Econômica Federal, com montantes iguais para as duas esferas, a fim de viabilizar parte da parcela de R$ 1,58 bilhão prevista inicialmente na totalidade com recursos da União. Para o prefeito, a alternativa construída em parceria foi determinante para a confirmação do projeto que integrará o transporte na Capital e Região Metropolitana. “A convergência em torno do projeto mostra que não medimos esforços para trazer o Metrô para Porto Alegre. Além do projeto tecnicamente qualificado e elogiado pelo governo federal, houve uma grande engenharia financeira para viabilizar o investimento”, enfatiza Fortunati.

O montante dos financiamentos será firmado a partir da definição do governo federal sobre as obras que integrarão o PAC Mobilidade Grandes Cidades. A União disponibilizou ao todo R$ 6 milhões de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e mais RS 12 bilhões por meio de empréstimos da Caixa. As condições de financiamento incluem carência de 48 a 72 meses, 30 anos de prazo para pagamento e 5,5% de juros ao ano.

Além do financiamento pela Caixa, a prefeitura arcará com R$ 300 milhões de contraprestação da operação, parcelados em 15 anos, e R$ 22 milhões em isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Conforme o prefeito, o aporte de recursos está ajustado ao equilíbrio das finanças do município e não afetará os investimentos em infraestrutura e mobilidade que a prefeitura realiza, como as obras preparatórias para a Copa do Mundo, os programas habitacionais, a modernização da saúde e os projetos Integrado Socioambiental (Pisa) e Entrada da Cidade (Piec).

Projeto do Metrô

- Traçado: Av. Assis Brasil – Av. Brasiliano de Moraes – avenida Benjamin Constant – avenida Cairu – avenida Borges de Medeiros (extensão rua da Praia)

- Extensão: 14,88 km

- Veículos: 25 composições de 4 carros

- Embarques: 300 mil passageiros/dias úteis

- Estações: Serão 13 (Fiergs, Bernardino Silveira Amorim, Sarandi, Dona Alzira, Triângulo, Cristo Redentor, Obirici, Bourbon, Cairu, Félix da Cunha, Ramiro Barcelos, Conceição, Rua da Praia)

- Concessão: a obra e a operação do serviço serão realizadas por empresa a ser contratada por meio de licitação, a ser lançada em 2012.

 

Prefeitura de Porto Alegre 

 

 

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18 Comentários leave one →
  1. 13/10/2011 21:24

    Finalmente! Chega com 20 anos de atraso mas, mesmo assim, é uma boa notícia!

  2. Guilherme permalink
    13/10/2011 23:01

    fogo é que até la, acho que ja vou ter trocado de emprego, e se meus planos derem certo, transporte publico, nuuuunca mais..

    Mas e uma boa, quem depende de bus pra ir pro centro, sabe o sofrimento…

    (agora sim, post certo. haha)

  3. VOP. permalink
    13/10/2011 23:28

    Já é um enoooooorme avanço, mas eu quase tenho delírios ao imaginar linhas pela cidade inteira, com estações na cidade baixa, moinhos, menino deus, bom fim, redenção… Aí sim eu vou poder dizer, de verdade, que eu moro em uma cidade com metrô.

    • VOP. permalink
      13/10/2011 23:28

      Sem criticar o projeto dessa linha, que é muito útil pra aquela região que é uma das mais, senão a mais congestionada da cidade.

  4. Felipe permalink
    14/10/2011 0:53

    Tinha um cidadão mal humorado que sempre postava aqui, sempre falando mal de metrô e nao tinha argumento algum para tamanha asneira que profetizava, e qdo argumentava algo até uma formiga conseguia derrubar suas fraquíssimas justificativas contrárias ao metrô!
    Onde será que ele anda?!?! pois deve tá com vergonha de postar algo sobre o assunto, pois sempre dizia que nunca ia sair o metrô, blá blá blá, coisa e tal …
    Bem, parabéns pra vcs do Blog, que continuam sempre fazendo pressão por uma cidade melhor e que de modo muito inteligente e ordenado escolhem a dedo os assuntos mais fundamentais e caros pra nossa coletividade portoalegrense! Abraço a todos.

  5. Goergeano permalink
    14/10/2011 8:18

    A capital “mais politizada do país” PERDEU a Copa das Confederações ! ! !

    • 14/10/2011 9:06

      Como assim perdeu a Copa das Confederações ????

  6. Goergeano permalink
    14/10/2011 9:35

    Deu no Bom Dia Rio Grande, e tá na capa da ZH, bem pequinho.

    • Caue permalink
      14/10/2011 9:46

      http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Esportes&newsID=a3525672.xml

      isso quer dizer que o Fortunati não vai mover uma palha pra trazer a Copa das confederações para Porto Alegre para ocorrer na Arena do Grêmio…

      e tenho dito.

    • Caue permalink
      14/10/2011 9:49

      Se São Paulo for uma das cidades que irão receber a Copa das Confederações e não tem estádio preparado também eu assumo que nunca estive tão decepcionado com um prefeito na vida.

    • 14/10/2011 10:42

      A agenda das copas será divulgada somente dia 20. Creio que a ZH só esteja jogando verde pra colher maduro e atiçar as autoridades do RS … não creio que já haja esta decisão.

      • JULIÃO permalink
        14/10/2011 12:39

        A divulgação dos locais será no dia 20, mas a decisão está sendo tomada nesses dias, bem antes da divulgação.

  7. jake permalink
    14/10/2011 9:47

    pfffff…. se esforçaram tanto pra perder as confederações que conseguiram…. muito bem para a capital mais evoluída e politizada do país…. aposto que os contra-tudo e todos, prefeitura, prefeito, governador e demais estão comemorando a notícia, afinal, agora eles tem mais 1 ano para ‘tentar’ fazer alguma coisa na cidade

    • JULIÃO permalink
      14/10/2011 10:09

      Sobre a Copa das Confederações, eu tenho uma teoria de que era interessante sob o ponto de vista (mediocre) das autoridades porto-alegrenses de que a cidade ficasse de fora. Se todas as obras públicas estão atrasadas e, de forma alguma, estarão prontas em junho de 2013, o período da CC, porque ele teriam o interesse de receber esse evento. Afinal, ninguém gosta de receber visitantes, quando a casa está dessarrumada ou quando se está no meio da “limpeza”.

  8. JULIÃO permalink
    14/10/2011 10:21

    Sobre o metrô, parabéns Porto Alegre! Antes tarde, do que nunca.

    A partir de agora, como entusiasta dos trens, já iniciarei a luta pela idealização dos projetos de outras linhas: principalmente para a Zona Leste e para Zona Sul, bem como a extensão dessas linhas para Cachoeirinha, Gravatai, Alvorada e Viamão.

  9. Paulo Roberto permalink
    14/10/2011 12:23

    Gente, não entendi essa notícia aí que vcs estão comentando:

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Esportes&newsID=a3525672.xml

    Como assim cidades concorrentes? Por um acaso não sediarão a copa das confederações todas as cidades-sedes que estiverem com as suas estruturas prontas? Ou seja, se estiver pronta, sediará? Que eu saiba o governo diz que não é necessário que todas as cidades-sedes da Copa do Mundo sediem a Copa das Confederações, mas não impôs um corte entre elas. Sendo assim, POA não está concorrendo com nenhuma outra cidade-sede e, sim, com ela mesma, para que tudo fique pronto à tempo e então ela possa sediar também.

    E é aí que me pergunto, onde está a tão unida comunidade do Grêmio e da Arena nessas horas para fazer barulho? Afinal, infelizmente a vida no RS é um grenal e o time do coração vem antes do interesse maior do estado. Sendo assim, poucos serão os colorados a reconhecer que pelo menos para a Copa das Confederações não há mais tempo para o Beira-Rio e que a Arena deveria ser desde já considerada. O que é melhor, Beira-Rio ou nada? Quem decidiu isso pelos gaúchos?

    Essa realidade só mudará quando os gremistas forem as ruas gritar que não aceitam a perda do sediamento da copa das confederações só porque o Beira-Rio não estará pronto, já que temos a Arena em estado adiantado de obras. Se o Prefeito tem medinho de perder os votos dos colorados nas próximas eleições, está na hora dos gremistas (e dos colorados que também querem o melhor pela cidade, que é a manutenção de POA como cidade-sede da copa das confederações) sairem as ruas em massa para protestar. as coisas estão muito na passividade, o Inter não se mexe, o Fortunati faz cara de paisagem e a cada dia perdemos um pouco mais a Copa. Quiça até o sediamento como cidade-sede da Copa do Mundo, e tendo um outro estádio a pleno vapor, o que outras cidades-sedes não o têm, beira ao absurdo isso. Tem que tem muita coisa por trás disso, não é possível.

    • 14/10/2011 12:29

      Somente de 4 a 6 cidades sediarão a Copa das Confederações. Não serão as 12.

      • Paulo Roberto permalink
        14/10/2011 14:14

        Mas isso provavelmente é por causa dos fiascos de várias cidades-sedes, incluindo SP (novela do Morumbi, até ser trocado) e POA (novela do Beira-Rio). Reduzirão sob essa desculpa, de que não precisa de todas, mas o “teste” deveria acontecer em todas as cidades, para que não ficasse nenhuma cidade sem “ser testada” e com risco de dar vexame na Copa do Mundo. POA vai gastar e só usufruirá de metade do que esse evento Copa do Mundo pode trazer em frutos, pois a Copa das Confederações é no mínimo 30 ou 40% de tudo o que envolve o evento maior que é a Copa do Mundo.

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