Alteração do nome da Avenida Castelo Branco é proposta

A Câmara Municipal de Porto Alegre discutiu, no período Preliminar de Pauta desta quarta-feira (30/11), projeto dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, ambos do PSOL, que altera a denominação da Avenida Presidente Castelo Branco para Avenida da Legalidade. Os autores justificam que esta é uma forma de homenagear as gaúchas e os gaúchos que participaram e apoiaram o Movimento da Legalidade, ocorrido em 1961, e refazer o sentido da história do País, lembrando de fatos que contrapõem o regime autoritário civil-militar que vigorou no Brasil no período de 1964 a 1985 e que foi marcado por diversos crimes contra a humanidade. Também é destacado que a Avenida Castelo Branco é uma das vias públicas mais importantes de Porto Alegre, sendo caminho de pessoas que saem ou que chegam à Capital.

Câmara Municipal

___________________________

Tanta coisa pra eles fazerem, vão mudar nome de avenida ????



Categorias:Outros assuntos

Tags:

27 respostas

  1. Devia ser mudado o nome do militar golpista para LEONEL BRIZOLA, este favoravel a legalifdade democratica. É uma estupidez a principal Av de acesso a POA ter homenagem a um ditador e golpista. A extrema direita mais fascista nao tem votos, nao aparece ninguem com coragem para defender a deploravel ditadura militar que despedaçou este país, afora o louco bolsonaro, mas sempre tem escribas escalados e saudosistas deste periodo obscuro da politica brasileira. VIVA A DEMOCRACIA! DITADURA MILITAR NUNCA MAIS!

  2. Pedro Ruas e Fernanda Melchionna deveriam criar vergonha e fazer algo de útil apresentando projeto para adcantação do ArroioDilúvio.

  3. A Rua DIÓGENES SOBROSA DE SOUZA, CEP 91550-600, em Porto Alegre, recebeu este nome pela Lei nº 9.465 de 19 de Maio de 2004. Ela fica no Loteamento Quinta do Portal, na Lomba do Pinheiro.

    É uma homenagem ao “grande herói” que, junto com Lamarca e outros terroristas, assassinou o Tenente ALBERTO MENDES JÚNIOR, da Polícia Militar de São Paulo, PMESP em maio de 1970.

    Até quando vamos tolerar que terroristas, assassinos, ladrões, bandidos, corruptos e toda uma fauna da pior espécie continuem sendo glorificados, enquanto essa canalha toda que manda no (que restou do) Brasil insiste em se vingar daqueles que impediram que continuassem levando o País a uma ditadura sanguinária e perversa, nos moldes do “camarada Mao” e de outros quetais?

    Até quando vão continuar mudando a nossa História e denegrindo os nomes de pessoas dignas e honradas que dedicaram integralmente suas vidas à Pátria?

    Queiram ou não, Castelo Branco é um nome que honra o Brasil e será sempre respeitado na memória das pessoas de bem, que, felizmente, ainda existem.

  4. Estou aprendendo muito aqui … Uma das coisas que eu não sabia: Castelo Branco era um grande democrata, apesar de ter sido um dos líderes golpistas e o primeiro “presidente” do regime militar. Queria entregar o poder aos civis em poucas semanas (cerca de 24 mil semanas, mais ou menos …). Outra: como é grande o número de jovens viúvas da “redentora” (a maioria delas nem tinham nascido quando o golpe militar foi desferido). Mais uma lição: a discussão mostra que a questão da sonoridade do nome é fundamental (legalidade é palavra cacofônica, castelo branco é pura música …). Legal.

Faça seu comentário aqui: