Skip to content

Hospital da Restinga estará pronto no primeiro semestre de 2013

20/03/2012

Vereadores visitam obras do Hospital Moinhos de Vento da Restinga Foto: Jonathan Heckler

Os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitaram, na manhã desta terça-feira (20/3), as obras do Projeto Social Restinga e Extremo Sul do Hospital Moinhos de Vento, no Bairro Restinga. O complexo contará com 135 leitos, centro cirúrgico e obstétrico, atendimento de urgência e um centro de especialiaddes médicas. As obras, iniciadas em fevereiro de 2011, devem estar concluídas no primeiro semestre de 2013.

O projeto incorporou princípios de sustentabilidade como 5 mil metros quadrados de cobertura verde, captação da água da chuva, gestão de resíduos e uma estação própria de tratamento da água. Conforme os administradores do HMV, os trabalhadores da região estão recebendo diversos cursos de qualificação e grande parte dessa mão de obra utilizada na construção é oriunda da própria comunidade.

O gerente do projeto, Luiz Mattia, disse que a região vem passando por uma grande transformação. Também enfatizou a importância da Câmara Municipal para a consolidação do projeto. O auditor de obras do HMV, Jorge Fuhrmeister, explicou que apenas seis hospitais brasileiros foram credenciados para a aplicação de recursos referentes a isenção de impostos: cinco de São Paulo e apenas o HMV do Rio Grande do Sul. Informou que estão sendo investidos R$ 170 milhões. No total de 40 mil metros quadrados onde está sendo erguido o hospital, 19 mil são de obras físicas e o restante de área verde e um bosque.

Vereadores

O presidente da Cosmam, vereador Beto Möesch (PP), disse que o HMV da Restinga é um sonho da cidade e elogiou o projeto sustentável. Observou que o HMV é referência em gestão de resíduos e enfatizou as dificuldades para implantar projetos de sustentabilidade. O vereador Dr. Raul Torelly (PMDB) acredita que a obra do HMV deverá servir de exemplo de gestão. O vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) disse que acompanhou as negociações antes mesmo de ser vereador, qualificando a obra como extremamente importante para toda região. A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) também participou da visita e elogiou a iniciativa do HMV de construir um hospital numa região carente da cidade. O novo hospital está localizado na Estrada João Antônio da Silveira, 3330.

Câmara Municipal

About these ads
2 Comentários leave one →
  1. Guilherme Madeira permalink
    22/03/2012 14:04

    Maravilha!! Tomara que funcione mesmo e que seja uma “mão na roda” para a comunidade da zona Sul.
    Inclusive, seria bom se tivesse ônibus dali pro Lami também, porque ter de fazer toda a volta na Hípica para chegar lá é angustiante!

  2. paulo. permalink
    31/07/2013 20:48

    estou torcendo para que logo seja inaugurado. tomara que tenhamos medicos para atender a população, pois oque mais vejo é os pac sendo fechados por falta de
    medicos e segurança.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.828 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: