Skip to content

Presídio Central de Porto Alegre – o pior do Brasil

10/04/2012

Jornal Metro – Porto Alegre – Coluna de Diego Casagrande

About these ads
38 Comentários leave one →
  1. Guilherme permalink
    10/04/2012 19:42

    A pior escola do crime do Brasil.

    Dalhe Porto Alegre…

  2. Jose Sperb permalink
    10/04/2012 20:20

    Tem certas coisas que são só despesa, não dão votos suficientes para o investimento. Enquanto o Judiciário não exigir condições mínimas para nossos presídios e ficar esperando que o Legislativo o faça, vai ficar assim. O executivo não se mexe! Isso é histórico!

    • JULIÃO permalink
      10/04/2012 21:59

      O Judiciário poderia ceder parte de seu orçamento (que não para de aumentar relativamente aos outros poderes), isso sim, para construir e manter as penitenciárias gaúchas..

      • JULIÃO permalink
        11/04/2012 9:13

        Nos últimos 20 anos a participação dos outros poderes que não o executivo (sendo o maior deles o Judiciário) no orçamento estadual passou de 4 ou 5% para 11%; ou seja como estamos falando em percentual, diminuiu relativamente a parte do executivo.

  3. RicardoUK permalink
    10/04/2012 20:48

    Ele fala em hotel como se fosse intencao de alguem ver presidios que se parecessem a hoteis… Certamente nao de minha parte. Alias, pra mim preso nem devia receber comida de graca.

  4. Paulo Roberto permalink
    10/04/2012 20:51

    Não tenho pena. Os caras dos Direitos Humanos, que vivem sentindo peninha, que os levem para suas casas para abrigá-los. Essa gente achaca a sociedade e depois ainda tem que ser sustentada por ela. Pagamos até auxílio reclusão pra família dos meliantes. E eles ainda queimam colchões novinhos, inclusive nos novos e espaçosos presídios federais de segurança máxima. Por isso não me envergonho dessa nossa posição no ranking, pois recebem o tratamento merecido, mereciam até bem mais dureza, tendo em vista o grande sofrimento e traumas a que submetem a sociedade.

    • Eduardo permalink
      10/04/2012 21:27

      Do que adianta fazer os caras sofrerem no presídio se um dia serão soltos? Tu acha que vão voltar arrependidos? Pelo contrário, voltarão a sociedade calejados, experientes, e p*tos da cara com o mundo, prontos pra delinquir em maior quantidade e gravidade.

      • Paulo Roberto permalink
        10/04/2012 21:54

        Acontece que essa gente na maioria das vezes é ruim por natureza e consegue chefiar a criminalidade inclusive de dentro dos modernos e espaçosos presídios federais de segurança máxima. Ressocialização de preso é coisa para europeu ver. Aqui no Brasil só a Lei de Talião resolveria. Roubou, corta a mão, roubou de novo, corta a outra, estuprou, corta o pingulim, e por aí vai. Pena que as cláusulas pétreas constitucionais impedem a reimplantação desse antigo sistema. E no caso de latrocínio e homicídio, forca ou injeção letal. Assim nunca mais se gasta com um fdp desses. Ah, e corrupção seria caso de pena de morte também, já que o dinheiro roubado poderia salvar vidas. Porém nada de prisão perpétua, porque teríamos que sustentar vagabundo pela vida toda deles. Aplica a pena de morte e depois incinera eles. Resolvido. A criminalidade iria tremer nas bases. E aplica a tolerância zero nova iorquina, que é para que até os pequenos delitos não fiquem impunes. É por isso que a partir da semana que vem a minha residência passará a ficar do outro lado do atlântico, num país onde faltam vogais e a luz solar em abundância, mas sobram tranquilidade, segurança, sossego e qualidade de vida.

      • Paulo Roberto permalink
        10/04/2012 22:08

        Graças à tecnologia poderei administrar os negócios referentes ao meu trabalho diretamente de Estocolmo/Suécia. Pretendo vir pra cá o mínimo possível. Desisti do Brasil. Não tem graça ter algum dinheiro e viver sempre com medo. Não se trata de ostentar, mas de poder andar de carro com os vidros abertos, sem flanelinhas jogadores de ácido e falsos motoboys assaltantes, poder ir à pé até a padaria, andar com relógio e celular. Desejo o melhor para a nossa POA, o nosso RS e o nosso Brasil, mas isso é algo que só acontecerá quando o povo se interessar mais pelo noticiário político e econômico do que pelo esportivo e o de fofocas televisivas envolvendo celebridades. No exterior o povo também gosta de bobagens, mas não descuida do que é sério.

      • johnnie permalink
        11/04/2012 13:05

        Disse tudo. Pra mim, se o cara for pego em flagra, tem que mais exercer essas penas de “cortar mão e afins”.
        Pelo menos eles ficam com receio de cometer crimes.

        Esses MIMIMIS direitos humanos… Queria ver eles questionando os direitos humanos o dia que um matar a mãe deles, pra ver se vão manter a opinião.

      • Taner permalink
        11/04/2012 20:50

        Mas daí a lei teria que ser igual para todos, político ladrão também perde a mão, certo?

      • Jeclecler permalink
        11/04/2012 21:02

        com certeza!

  5. Eduardo permalink
    10/04/2012 21:24

    A questão é que no Brasil não há pena de morte, tampouco prisão perpétua.

    Sendo assim, é clara a intenção de RESSOCIALIZAÇÃO do preso. Existe a expectativa que ele se recupere e não volte a delinquir após cumprir sua pena.

    E a mínima condição para uma ressocialização bem-sucedida é termos locais adequados que restrinjam a liberdade, mas acima de tudo, abram a possibilidade de “reeducar” os criminosos.

    Podem questionar esse tipo de pensamento, principalmente quanto à sua efetividade e praticidade. Mas não dá pra negar que é o mais justo.

    • 11/04/2012 3:54

      Vá lá, a palmada que hoje em dia anda sendo tão polemizada pelos esquerdistas poderia funcionar em âmbito familiar, mas um ladrão que não tem respeito pela família dos outros pode ser reeducado no dia que a turma de “direitos humanos” parar de atrapalhar o serviço dos brigadianos. Antes dessa imundície esquerdista tomar conta, era comum os vagabundos aparecerem todos quebrados com olho roxo e faltando dente na Zero Hora e hoje eles até fazem pose para a foto…

    • johnnie permalink
      11/04/2012 13:06

      Matou uma vez, vai matar sempre.
      Pra mim, o único empecílho é se o cara, por acaso, for inocente. Mas se for pego em flagrante, não tem o porquê!

      Acho ridículo no Brasil darem pena de 100 anos se no máximo a pessoa cumpre 30; com bom comportamento não fica nem 10.

      Por isso que cometem crimes, ja vão sabendo que tão cheio de direitos.

  6. 11/04/2012 0:50

    P/construir estádios de futebol tem dinheiro de sobra, mas p/a construção de presídios, hospitais, etc, não tem! Dá p/entender???

  7. Carlos Mago permalink
    11/04/2012 7:35

    Será que apenas eu vê isso como uma vantagem? Se está preso é porque fez alguma coisa. É ridículo querer dar boas condições e tentar socializar estupradores, assassinos e traficantes. Tem que sofrer mesmo atrás das grades da pior forma possível, já que infelizmente não temos pena de morte no Brasil.

  8. JULIÃO permalink
    11/04/2012 7:49

    Agora me lembrei que durante o governo Yeda foi proposto a concessão de diversas penitenciárias para serem construídas e administradas por empresas privadas, mas tudo foi esquecido porque, conforme a oposição, o governo federal tinha dinheiro para construí-las, bastando “vontade política” do Estado para receber esse dinheiro. Como vemos a oposição assumiu o poder e tudo continua igual.

    • MarceloP permalink
      11/04/2012 8:30

      Bom dia Julião, tiraste minhas palavras. Este título é bem merecido ao Herr Doktor Herz Genro mesmo. Tinha que fazer PPP, pois o dinheiro público tem que ser investido (na minha opinião) é nas pessoas de bem, que precisam de hospitais decentes, segurança e educação.

      Outro ponto muito infeliz também, mas que faz parte da constituição é não ter trabalho forçado. Preso tem que trabalhar para pagar suas despesas.

    • Felipe X permalink
      11/04/2012 9:07

      É isso que eu digo, me deixa p* da vida quando alguém vem com uma proposta, é imediatamente rechaçado e ninguém dá uma alternativa viável. Baita solução que a turma do contra deu, deixou tudo na m* que já estava!

      • JULIÃO permalink
        11/04/2012 9:14

        Aconteceu a mesma história com a FASE, lembram?

    • Rafael Bortolon permalink
      11/04/2012 9:12

      Este é o método petista de chegar ao poder…
      Condena toda e qualquer proposta, mesmo que seja boa.
      E quando assume, não faz nada ou faz pior.
      Foi assim com a proposta salarial dos professores, com os presídios, com a RS-010…
      Parabéns aos que votaram no PT, vocês têm o governo que merecem.

    • JULIÃO permalink
      11/04/2012 9:15

      Duvido que exista outro estado brasileiro que mais tenha sofrido por causa de decisões basedas em redicalismo ideológico que o RS.

  9. 11/04/2012 7:58

    O melhor jeito de “ressocializar” um vagabundo é fazendo ele temer um eventual retorno para o presídio a ponto de preferir nem tentar a sorte sabendo que o azar seria certo…

  10. Julian Gritti permalink
    11/04/2012 9:47

    Presídios deveria ser entregues a iniciativa privada, e os detentos obrigados a trabalhar. Sim, obrigados a trabalhar e recebendo um salário e alimentação, e gerando algum lucro para quem investiu. E o judiciário fica responsável por determinar o tempo do “contrato de trabalho” de cada apenado, conforme o crime cometido.

    • JULIÃO permalink
      11/04/2012 10:21

      Concordo, não entendo como pretendem “ressocializar” um preso sem que ele faça alguma coisa, ficando 24 hs do dia para tramar fugas, planejar outros crimes e promovendo badernas. Se eles não podem ser obrigados a trabalhar por um erro da Constituição, deveriam criar penitenciárias bem estruturadas, onde seria obrigatório trabalhar e somente poderiam ir para lá quem atendesse certas condições e aceitasse a obrigação de trabalhar, senão continuariam nas penitenciárias degradadas atuais.

  11. 11/04/2012 10:15

    Trabalho na comunidade, em bairros de periferia, através de uma ONG e acredito que nossa repugnância, associada à atos vândalos, à crimes ediondos é justificada, visto que somos civilizados e queremos viver em paz com a sustentação do Estado. Mas, entrando nos bairros de periferia percebo que muitas das famílias tem algum ou alguns de seus familiares cumprindo pena por variados delitos. E, percebo que quando os filhos ou familiares destas pessoas presas veem, acompanham as condições em que seus familiares ficam alojados ou são tratados por esta estrutura desumana, por vezes não é mto diferente das ruas de esgoto a céu aberto, barracos construídos de restos da cidade que tmb trata assim quem é miserável. Parece-me que a pobreza permanece sendo tratada tanto em espaço aberto, qto em cárcere de uma maneira a desconsiderar o cidadão em cada um. E, há aí uma escola dentro e fora das prisões que avança com força, pois para aqueles que bradam por justiça ou se revoltam com o que os bandidos fazem, vamos combinar que há uma hipocresia no ar… Os filhos de presos mtas vezes acabam por se envolver com o crime, não por terem em si este interesse, o que lhes interessa é saber algo do pai, da mãe, de sua vida de escolhas ( mesmo que deturpadas e ao avesso ). É, desta procura que a transmissão para o crime tem sua tessitura tmb. E, se o preso ou seu filho não perceberem que cumprir a pena, render-se às leis não é o suficiente ( e nunca o é, pois continuam sempre não conseguindo emprego formal ou sendo vistos pela imagem de infratores e bandidos ), há um relançamento de transmissão para as gerações vindouras. Questões que a mídia hipócrita que consumimos não faz aparecer, alimenta apenas o lado hipócrita de cada um da sociedade.

    • Felipe X permalink
      11/04/2012 11:00

      Por que a mídia é hipócrita? Esse cliché de bater na mídia tá cansando… até o Casagrande que é um ícone de raciocínio da direita tá dizendo que o presídio é uma vergonha.

  12. Ricardo permalink
    11/04/2012 11:07

    Esse tópico está um festival de pérolas…

    Gostaria de saber se qualquer um aqui fosse preso por algum crime que não cometeu, ou mesmo fosse preso por atrasar pensão alimentícia, pensasse a mesma coisa sobre a situação dos presidiários…

    Em tempo, não estou aqui defendendo os bandidos. Quem for julgado e condenado, deve ser punido, mas dentro dos rigores previstos em lei. Se a lei não é rigorosa o suficiente para coibir o crime, que seja modificada. “Lei de Talião” é o atraso do atraso…

    • Paulo Roberto permalink
      11/04/2012 11:14

      Hehe. Por isso mesmo, combina bem com o Brasil, que é o atraso do atraso, e com o brasileiro, que é o atrasado do atrasado. Enquanto formos uma subspécie, o único regime que funcionará é o das subespécies.

    • Felipe X permalink
      11/04/2012 17:07

      O que mais me perturba é como negativam teus posts e positivam o amigo PR ali.

      • Paulo Roberto permalink
        11/04/2012 17:41

        Já a mim não perturba por óbvio, fico contente, assim como os vários comments acima na mesma linha de pensamento que o meu. Me perturba os que defendem o direito dos bandidos sanguinários, isso sim, como se tivessem condições decentes virariam santos, quando sabe-se que essa gente não gosta mesmo é de trabalho e muito menos de vida modesta de trabalhador honesto.

  13. Paulo Roberto permalink
    11/04/2012 11:07

    Ah, gente, pelo amor… É bem o que disseram, essa gente prefere viver “5 anos como rei, a 20 anos como trabalhador”. Preferem praticar a gatunagem, mesmo sabendo do risco de vida e do tratamento prisional, para se sentirem poderosos com a arma na mão e curtirem a vida que o dinheiro fácil proporciona do que ter uma vida modesta, porém honesta e honrada, de trabalhador. Depois a sociedade e a mídia é que é hipócrita. E quem sofre com isso, para variar, é a classe média, já que os ricos podem comprar a segurança (embora não se compre a vida sem medo, apenas o aparato de segurança para diminuir o risco), e o pobres honestos e trabalhadores, que são obrigados a residir ao lado da gatunagem.

  14. RicardoUK permalink
    11/04/2012 13:30

    Tava demorando pra aparecer o pessoal dos direitos humanos e a máfia do social… e’ a comédia da vida porto alegrense…

  15. 11/04/2012 14:27

    http://www.youtube.com/user/VlogLiberdade/videos Imagens feitas dentro do presídio. Direito no Cárcere.

  16. Jose Sperb permalink
    11/04/2012 20:36

    Dar trabalho para detentos é luxo, coisa de primeiro mundo! O custo é dobrado para o resultado operacional consequente. Além de poder aumentar o risco de fugas e rebeliões! Já buscamos melhores condições carcerárias e isso não acontece. Querer penitenciárias com construção e estrutura que possa oferecer o trabalho compulsório, é aumentar sua despesa de construção e operação. E a tercerização (não concessão), tem o risco da necessidade de intervenção com indenizações faraônicas.

  17. 12/04/2012 11:21

    A quantidade de gente conservadora e preguiçosa mentalmente aqui é incrível.

    Aproveitem e façam um açougue com as ‘mãos cortadas’ dos delinquentes.

    Eu pensava assim quando tinha uns 13 anos. Acho que a sensibilidade que construí ao longo do tempo é pura burrice, só pode.

  18. ALAN permalink
    05/05/2012 21:04

    Será que nossos governantes não estão enxergando o que esta passando dentro do sistema prisional a falta de agentes penitenciário em todo Brasil é uma vergonha a falta de condições de trabalho, aonde os presídios estão caindo aos pedaços, paredes, buracos, ratos, doenças além dos presos nós também como agente penitenciários deveríamos ter nossos direitos ou vocês acham que só os presos pegam tuberculose, hepatite,gripe A, e tem depressão (quantas vezes choramos ao perder um colegas) E NÃO TEMOS VACINAS DE GRAÇA OU ATENDIMENTO MÉDICO DE GRAÇA. Nos fazemos nosso trabalho e espero que o governo faça o seu. Seria bom que todos governantes fossem conhecer por dentro de um presídio. O sistema esta precário em varias casas prisionais do estado. Quantas casas prisionais que estavam sendo construídas foram paradas por sumir verbas, sumir matérias de construção e outras diversas justificativas mas não se preocupem que o dinheiro das olimpíadas não vão sumir e nem estádios novos vão ser deixado de ser construir. Somos seres humanos e estudamos passamos em concurso para recebermos isso.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.649 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: