Skip to content

Bases aéreas poderão ser usadas na Copa 2014

07/07/2012

Utilização de pistas militares para pouso e decolagem de aviões civis será discutida pelo governo

Base Aérea de Canoas – Foto: Rafael Lopes. Blog Palegreaovivo

Da Agência Câmara – Brasília

A Comissão de Viação e Transportes vai realizar audiência pública para discutir o possível uso das bases aéreas na Copa do Mundo de 2014. Devido aos atrasos nas obras de infraestrutura dos aeroportos, alguns gestores defendem a utilização de pistas militares para o pouso e a decolagem de aviões civis, a fim de garantir que os torcedores transitem pelas cidades-sede.

A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Jose Stédile (PSB-RS).

A reunião contará com a participação do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys, do presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, e do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito.

PORTAL 2014

About these ads
6 Comentários leave one →
  1. Felipe X permalink
    07/07/2012 17:28

    Até onde sei já tinha sido decidido que seriam usadas.

  2. fmobus permalink*
    07/07/2012 17:41

    Ideia extremamente racional, pois reaproveita infraestrutura já existente porém dormente.

    No entanto, para o cenário da Copa, isso só será uma boa ideia ser fosse restrito a casos especiais, como voos fretados por grupos turísticos ou seleções, uma vez que nestes casos os passageiros chegam e saem do aeroporto juntos, e não sendo necessário se preocupar com os procedimentos tradicionais de aeroporto. Digo isto porque as bases militares (que conheço) não possuem estrutura adequada para receber vários voos civis por dia: as salas de embarque são pequenas, não há balcões de check-in, não há esteira de bagagens. Se permitíssemos estes usos para voos convencionais, o resultado é que passageiros teriam experiências miseráveis, e isso seria usado como argumento depois contra a ideia de uso misto de bases militares para fins civis.

    É exatamente por isso que no caso específico de Canoas, sempre propus aqui a construção de um terminal de verdade ao sul da base (parte de baixo da foto), justamente para não incorrer neste problema.

    • Aldo M. permalink
      08/07/2012 16:17

      Há várias pistas compartilhadas para uso civil e militar no país. Na verdade, Canoas é uma exceção. Também acho absurdo que esta pista esteja ociosa. Concordo inteiramente com a construção de um terminal de passageiros, que teria um custo muito menor que a ampliação da pista do Salgado Filho, por exemplo. Quem não deve estar apoiando esta ideia simples são os que lucram de alguma forma com grandes obras do governo.

    • 08/07/2012 22:26

      NÃO ESQUECENDO QUE SE NÃO FÔR GRUPO DE TURISMO, PORTANTO UM ÔNIBUS COM NO MÁXIMO 50 PAXS, DE UM EM UM, IMAGINEM O CONGESTIONAMENTO MAIOR AINDA DA BR 116 O DESLOCAMENTO PARA POA!

      • joseluizdacosta@yahoo.com.br permalink
        08/07/2012 23:42

        É só pedir para duplicar a BR-116. Mas vai demorar.

  3. joseluizdacosta@yahoo.com.br permalink
    07/07/2012 23:17

    As Bases Aéreas deveriam deixar de peso mortos e tranformar em aeroportos comerciais. sendo assim a Base Aéreas de Canoas podemos usar. Inútil ao Brasil uma pista de 2.000 metros parada gerando custo ao pobre país.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.829 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: