Skip to content

Praça Otávio Rocha terá espaço para cafeteria

07/07/2012

A Praça Otávio Rocha, que deverá ser entregue requalificada à cidade no final de julho, contará com os serviços de uma cafeteria.

Após ampla reforma, praça será entregue em julho aos porto-alegrenses Foto: Divulgação/PMPA

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) publicou o edital para Concorrência Pública, do tipo maior oferta, para uso da edificação localizada na praça, através de Termo de Permissão de Uso Onerosa. As propostas devem ser apresentadas no dia 9 de agosto, às 15h, na avenida Carlos Gomes, 2120, sala 200. O preço mínimo a ser ofertado pelo pagamento mensal será de R$ 1.500.

O horário de funcionamento do café será das 8h às 22h. Os móveis da área interna do café deverão ser em madeira e poderão ser constituídos de nove mesas. A área externa também poderá ser ocupada. O Termo de Permissão de Uso terá prazo de vigência de cinco anos, a contar da data de assinatura, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos, até o limite de 20 anos.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, destaca que a cafeteria deverá atrair mais frequentadores, dando movimento e mais segurança à área. “Cidades como Madri são famosas por esse tipo de ocupação. Entendemos que o Centro Histórico é uma área que deve ser valorizada, e toda a restauração da Praça Otávio Rocha, assim como as demais obras que estão ocorrendo em praças do bairro e outros locais públicos, têm esse objetivo”, avalia.

Praça Otávio Rocha – Construída em 1933, é resultado de intervenções urbanísticas iniciadas na administração de Otávio Rocha (1924-1928) e concluída por Alberto Bins (1928-1937). O local passa por reformas, iniciadas em 31 de outubro de 2011, as quais compreendem restauro de todos os elementos construídos, recuperação dos pisos (pedra portuguesa, saibro e ladrilho hidráulico), manejo da vegetação e recuperação dos equipamentos de praça, inclusive da iluminação.

Planta baixa da cafeteria, que funcionará sob o terraço Foto: Divulgação/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre

About these ads
9 Comentários leave one →
  1. marcelo permalink
    07/07/2012 17:56

    simplesmente genial.

  2. Guilherme permalink
    07/07/2012 18:08

    Aguardando o chororo das tchuchucas..

    Mas a idéia é perfeita, assim vão poder manter a praça.

  3. VOP. permalink
    07/07/2012 19:06

    Essa notícia já foi postada, não? Novamente parabenizo a prefeitura e os idealizadores, porque todos sabem que, sem comércio, a praça iria se deteriorar novamente.

    • 07/07/2012 19:08

      Foi postada ha um tempo, mas esta tem mais informações e foto + planta.

  4. Jose Sperb permalink
    08/07/2012 14:53

    Dizem que a praça Otávio Rocha vai mudar de nome para Praça da Reforma!

  5. 08/07/2012 17:09

    Finalmente, a burocracia da Smam começou a mudar: começam a admitir colocar algo vivo de dinâmico nas Praças e Parques. Finalmente….
    Esta tese defendi 1001 vezes e sempre fui torpedeado. Mas estamos vencendo.
    Só achei meio cara, pois no início não será fácil. A imagem não é boa do local. Temos que tentar cuidar mais e mais de nossa cidade.
    Adeli Sell,
    Vereador

  6. everton permalink
    09/07/2012 15:09

    Com a afirmação do vereador Adeli Sell sobre o valor da reforma. Acabei por pesquisar na rede outras avaliações de melhorias em praças públicas no Brasil e também cheguei a conclusão de esse valor esta bem alto,Espero que fique de primeira qualidade essa obra já que várias obras espalhadas na cidade deixam a desejar..

  7. everton permalink
    09/07/2012 15:13

    Aqui uma no interior do estado de SP, Botucatu, falam de um custo de 670 mil reais. “A primeira etapa da obra inclui demolição de muretas de alvenaria revestidas com pedra, retirada de paisagismo e das instalações elétricas (inclusive postes e holofotes) existentes, escavação de terra dos canteiros atuais e preparação do terreno para melhoria do piso.

    O projeto prevê entre outras melhorias a instalação de 49 postes decorativos, 40 bancos de madeira e 24 lixeiras, além da construção de rampas para facilitar a acessibilidade. O paisagismo inclui a manutenção de espécies como embaúba, ipê roxo, quaresmeira, ipê amarelo e sibipiruna.”

    fonte: http://www.leianoticias.com.br/noticias/index.php/noticias/botucaturegiao/3309-prefeito-assinara-ordem-de-servico-para-inicio-da-reforma-da-praca-da-catedral-de-botucatu-neste-domingo

  8. everton permalink
    09/07/2012 15:19

    Espero que os vereadores que estão na Câmara Municipal de POA – que são bem pagos e tem grande número de assessores – cumpram seu papel de fiscalização do Executivo, para que tenhamos um melhor aproveitamento e aplicação das verbas públicas.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.649 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: