Skip to content

Uruguai liquida a Pluna

07/07/2012

Com sérios problemas financeiros, aérea anunciou a suspensão de todos os voos indefinidamente

Frota inclui 13 aviões que conectam Montevidéu a Argentina, Brasil e Chile Crédito: MIGUEL ROJO / AFP / CP

Montevidéu – O Conselho de Ministros do Uruguai deverá elaborar, na próxima segunda-feira, um projeto de lei para chamar interessados a criar uma nova empresa, com participação estatal, que assumirá a companhia aérea Pluna. Com sérios problemas financeiros, o governo uruguaio decidiu liquidar a aérea, que anunciou a suspensão de todos os seus voos indefinidamente.

A proposta conta com o aval do presidente do Uruguai, José Mujica. A companhia tem uma frota de 13 aviões Bombardier CRJ900 Nextgen que conecta Montevidéu a cidades da Argentina, Brasil e Chile. “A situação econômico-financeira da empresa torna impossível garantir uma operação adequada”, indicou a companhia em comunicado. O Estado uruguaio é o único administrador da Pluna desde meados de junho, quando o fundo de investimento que detinha 75% da empresa abandonou sua participação após se negar a capitalizá-la. Uma agência estatal controlava os 25% restantes. A petroleira estatal Ancap ameaçou várias vezes cortar o abastecimento de combustível à companhia aérea por falta de pagamento.

O plano do governo era tentar fechar acordo com a empresa canadense JazzAir, que, segundo a imprensa uruguaia, já teria desistido da negociação, ou com o empresário Juan Carlos López Mena, dono da pequena companhia aérea Buquebus. A Pluna teve prejuízo de mais de 100 milhões de dólares entre 2007 e 2012 – ainda não está definido como irá ressarcir os passageiros afetados pela suspensão dos voos. O sindicato dos funcionários da companhia fez dois dias de paralisação em defesa dos empregos.

Correio do Povo

Transtornos para as férias de julho

Abav-RS orienta os passageiros a buscarem informações e ressarcimentos

A suspensão dos voos da Pluna por tempo indeterminado vai causar transtornos a quem comprou passagens e estava de viagem marcada no mês de julho. O alerta é da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/RS), Rita de Cássia Aguiar de Vasconcelos.

O encerramento das atividades da empresa coincide com as férias escolares. “Diversas pessoas compraram passagem com antecedência para o Uruguai. “Será uma grande dor de cabeça já que as outras companhias não têm com acomodar todos esses clientes da Pluna”, destacou.

A quem comprou passagem por meio de agência de viagem, Rita sugere buscar informações sobre ressarcimento ou ligar para a empresa nos telefones disponibilizados no balcão da Pluna no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Na manhã de ontem, a aposentada Roselaine De Ávila Peres buscava informações sobre o cancelamento dos voos. “Comprei passagem para o feriado de 7 de Setembro e estou na expectativa de como vai ficar a minha situação”, revelou. Roselaine, que ontem embarcou para o Rio de Janeiro, participaria em Bueno Aires de uma meia maratona no dia 9 de setembro.

Os voos da Pluna estavam cancelados desde terça-feira devido a uma greve de funcionários, mas havia previsão para a volta das operações nesta sexta-feira, o que acabou não ocorrendo. A Pluna disponibilizou os telefones 0800-89230080, (51) 3358-2635 e (51) 3358-2638 para prestar informações aos clientes. Correio do Povo

Passageiro terá assistência total

São Paulo – A companhia aérea uruguaia Pluna deverá prestar assistência integral aos passageiros e suspender a venda de bilhetes aéreos aos brasileiros, determinou, por meio de ofício, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa uruguaia também deve prestar informações à Anac sobre os bilhetes vendidos e atendimentos a passageiros prejudicados.

De acordo com comunicado à imprensa, a agência reguladora brasileira fiscaliza a prestação de assistência aos clientes atendidos nos aeroportos em que a Pluna opera, em sete cidades no Brasil. Ainda segundo a Anac, os postos de serviço dos aeroportos de Guarulhos, Galeão e Brasília estarão mobilizados para conferir a assistência da Pluna. Correio do Povo

About these ads
One Comment leave one →
  1. joseluizdacosta@yahoo.com.br permalink
    07/07/2012 23:24

    Pluna, me lembra da Varig que estava com problemas internos e o governo Lula a afunfou, por não ter assumido a Varig através da Petrobras, Infraero e Banco do Brasil. Agora a Pluna tem desemprego( antes greve), não tem turismo, não tem impostos e o Uruguaí já pequeno agora vai ficar menor ainda. Mojica deveria ter assumido e depois vendido.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.676 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: