Skip to content

Porto Alegre terá integração de lotações, ônibus e trens

19/07/2012

Convênio para acessar três transportes com cartões Tri e Sim será firmado amanhã

Usuários de lotações em Porto Alegre poderão pagar a passagem com os cartões Tri (utilizado nos ônibus da Capital) e Sim (usado no Trensurb) até o final do ano. O convênio para integração do sistema de bilhetagem eletrônica será assinado nesta sexta-feira entre a Prefeitura da Capital, Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL).

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, diz que a medida faz parte do processo de qualificação do transporte de Porto Alegre. “O objetivo desta e de outras ações é incentivar e facilitar a circulação dos usuários na cidade, tornando o transporte coletivo cada vez mais acessível a todos”, afirma.

Após a assinatura do convênio, serão definidas questões técnicas para implementação dos sistemas de bilhetagem eletrônica integrada entre lotações, ônibus e trem. Como as mais de 400 lotações são um tipo de transporte seletivo, não há possibilidade de conceder descontos ou isenções, como ocorre nos coletivos, conforme a ATL.

Correio do Povo

______________________________

Cartão TRI poderá ser usado em lotações

O transporte por lotação ficará integrado ao sistema de bilhetagem eletrônica, assim como em funcionamento nos ônibus da Capital desde 2007. O uso do cartão TRI será possível a partir do convênio a ser assinado nesta sexta-feira, 20, entre Prefeitura, Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL). O evento acontece às 14h, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do prefeito José Fortunati, do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari; do presidente da ATP, Ênio dos Reis, e do presidente da ATL, Magnus Aurélio Isse.

A medida, segundo Cappellari, representa um ganho a mais no processo de qualificação do transporte coletivo de Porto Alegre. “Trabalhamos diariamente por um transporte coletivo cada vez mais qualificado. O objetivo desta, e de outras ações, é incentivar e facilitar a circulação dos usuários na cidade, tornando o transporte coletivo cada vez mais acessível a todos”.

A partir da assinatura do convênio, serão definidas as questões técnicas para implantação da bilhetagem eletrônica integrada entre os sistemas de ônibus e lotação. De acordo com a previsão da EPTC, até o final deste ano estará efetivada a integração, envolvendo também o cartão SIM, do Trensurb. Prefeitura de Porto Alegre

About these ads
4 Comentários leave one →
  1. Enrico Canali permalink
    19/07/2012 16:00

    A ideia é boa, mas bem que poderiam desburocratizar a emissão dos cartões e as recargas, né? As instruções para o uso do Tri escolar lembram a música do Raul: “Tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado…” Olha só:

    ————

    Como Adquirir Créditos Escolares
    Para realizar sua primeira compra do mês, vá até uma agência do Banrisul (ou rede conveniada) e pague com o DOC que você recebeu em um posto de Passagem Escolar ou na entidade estudantil o valor referente à carga de créditos escolares que deseja inserir no seu cartão.
    A carga mínima é o valor equivalente a dez (10) passagens escolares e a máxima é o total da sua cota mensal. Sua cota poderá ser de 75 ou 150 passagens mês, conforme seu cadastro no CIPEI – Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenções.
    Você pode fazer até quatro (04) cargas por mês. A primeira compra do mês deve ser feita no Banrisul, com o pagamento do DOC. As demais compras dentro do mesmo mês devem ser realizadas no posto escolar 1 (Central) somente em dinheiro, sem a necessidade de pagar o DOC.
    Informações DOC de Pagamento
    O TRI disponibiliza quatro opções de DOCs, cada um de uma cor, para pagamento de suas passagens escolares. Cada cor é referente a um número determinado de passagens. Por exemplo: o doc laranja corresponde a 10 passagens, o marrom corresponde a 20 passagens, o verde corresponde a 50 passagens, o azul a 75, o rosa a 100 e o lilás a 150. É importante que você escolha o doc de acordo com o número de passagens que vai adquirir, e pague o valor total do doc.

    Importante:
    – O Doc é distribuído nos postos de recarga da Passagem Escolar. Solicite-o quando for realizar sua recarga.
    – Você não pode comprar número de passagens superior ao que consta no seu cadastro.
    – O Doc é utilizado somente na primeira compra de cada mês.

    O pagamento do boleto de passagens escolares deve ser feito nas agências do Banrisul ou em seus correspondentes bancários. Para saber os locais acesse: http://www.banrisul.com.br/ em Banrisul Correspondentes.
    Onde Fazer a Recarga dos Créditos – Postos de Passagem Escolares
    Após realizar o pagamento do Doc da passagem escolar, dirigir-se ate um dos quatros postos abaixo para efetuar a carga em seu cartão escolar ( portar cartão escolar e Doc pago)
    Posto 01 – Central
    Rua Uruguai, 45 – Centro
    Segunda a sexta – 9h às 17h
    Posto 02 – Norte
    Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo.
    Segunda a sexta – 9h às 17h
    Posto 03 – Sul
    Rua Teresa Cristo, 115 – Bairro Tristeza
    Segunda a sexta – 9h às 17h
    Posto 04 – Sudeste
    Av. Bento Gonçalves, 1414
    Lj. 46 – Casa Shop
    Segunda a sexta – 10h às 17h
    No caso de terceiros for efetuar a carga de seu cartão escolar nos Postos Escolares, o atendente poderá exigir autorização e cópia da sua identidade e apresentação da identidade do autorizado, medida de segurança para você. ( Autorização pode ser de próprio punho )
    O Doc pago não perde a validade caso você tenha pago seu Doc e não ira carregar este mês você pode guardar o mesmo para o mês seguinte, a validade que consta no Doc e somente para o período de aumento da Tarifa de 5 dias após o aumento.
    Importante: o seu cartão tem um limite que comporta duas recargas. É preciso que uma das duas recargas seja totalmente utilizada para que haja espaço para uma nova inserção de créditos.
    Ex: seu saldo do cartão deve estar igual ou inferior a ultima recarga.

    • Fernando Pavão permalink
      20/07/2012 0:54

      Exatamente. Parecem que fizeram o tri pra desestimular o uso de transporte público até.

  2. Guilherme permalink
    19/07/2012 16:02

    Excelente… excelente..

  3. JULIÃO permalink
    19/07/2012 16:50

    Finalmente!

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.701 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: