Skip to content

Assinado contrato para execução do viaduto da Bento

27/07/2012

Obra contribuirá para a fluidez da Terceira Perimetral Foto: Divulgação/PMPA

O procurador-geral do Município, João Batista Linck Figueira, assinou nesta quinta-feira, 26, o contrato para construção do viaduto da Bento Gonçalves. Serão investidos R$72.695.675,95 na edificação, que integra o conjunto de obras para a Copa do Mundo 2014. O Consórcio Nova Bento, constituído pela Construtora Cidade Ltda. e Sultepa Construções e Comércio Ltda., venceu a licitação para execução da obra, que tem prazo de 24 meses para conclusão. O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, e o representante do Consórcio Nova Bento, Ricardo Portella, acompanharam a assinatura.

A obra irá melhorar as condições de fluidez da Terceira Perimetral, um dos principais acessos de Porto Alegre e fundamental ligação entre as zonas Norte e Sul da cidade. Com extensão de 540 metros, o viaduto irá ligar as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges sobre a avenida Bento Gonçalves. A estrutura estaiada, ou seja, suspensa por cabos, terá dois níveis: em um deles, haverá quatro faixas de trânsito para automóveis e, no outro, duas faixas exclusivas para circulação de ônibus, além de uma estação de ônibus em cada sentido.

Prefeitura de Porto Alegre

About these ads
107 Comentários leave one →
  1. Eduardo Oliveira permalink
    27/07/2012 19:30

    Excelente!

    • 27/07/2012 19:31

      Eu achei muito interessante também.

    • Adriel permalink
      29/07/2012 10:53

      Me pareceu um tanto exagerado…
      Há necessidade técnica de ser estaiada e de 2 andares? Pq eu acho que teria lugares melhores para gastar com pontes “iconicas”.

    • Aldo M. permalink
      30/07/2012 11:39

      Possivelmente seria o MENOR vão livre estaiado do mundo. Viva Porto Alegre!

  2. Felipe X permalink
    27/07/2012 19:47

    Eu honestamente não entendo por que dois andares. Existem vantagens técnicas?

    • Guilherme permalink
      27/07/2012 19:52

      Acho que não teria espaço para os carros entrarem na bento…

      Só acho que poderiam fazer duas faixas em cada sentido para os onibus, tendo a opção de ultrapassagem por parte deles nas paradas, assim evitaria a espera de algum onibus com uma fila maior..

      • Felipe X permalink
        27/07/2012 20:13

        Quer dizer que vão haver 4 pistas de ônibus ali? Seria otimo, mas sei não..

        Hoje a bento tem no total 4 pistas para carros e 2 para ônibus, não?

      • 27/07/2012 23:49

        “em um deles, haverá quatro faixas de trânsito para automóveis e, no outro, ~duas~ faixas exclusivas para circulação de ônibus”

      • Bernardo Baldissera permalink
        28/07/2012 10:19

        O corredor de ônibus da Terceira Perimetral tá quase sempre deserto.

      • Pablo permalink
        28/07/2012 11:27

        Aí é que está! Constroem corredores de ônibus para 3 ou 4 linhas ao invés de investir em algo bem mais eficiente, como Aeromóvel.

    • 27/07/2012 21:01

      Aumenta o espaço disponível pra parada de ônibus e pras pistas da perimetral.

  3. Felipe X permalink
    27/07/2012 19:49

    Aliás, seria interessante ver as rampas de acesso para os andares.

    • 27/07/2012 19:51

      Também fiquei curioso sobre isso. Não consigo imaginar…

      • 30/07/2012 0:49

        Onde a prefeitura publica os projetos das obras? Devia ser público, não?

      • 30/07/2012 3:33

        Encontrei, quem quiser a versão pdf ou dwg, tem aqui: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smf/usu_doc/Anx002081016123.zip

        Melhor ver a original, no zip acima, mas as rampas tão nessa planta: http://i.imgur.com/f4jBS.jpg

        É bem simples, sobra uma pista pra conversão e a outra aos poucos se eleva.

      • 30/07/2012 3:43

        Isso também ilustra bem: http://imgur.com/a/wzydc

  4. Alessandro permalink
    27/07/2012 20:06

    Não entendi se quem trafega pela Bento vai subir o viaduto ou passar por baixo.Se alguem souber , por favor.

    • 27/07/2012 20:59

      A Perimetral é a elevada, a Bento passa por baixo. Essa vista tem a igreja São Jorge à esquerda, cortada na imagem.

  5. RicardoUK permalink
    27/07/2012 20:18

    Vai ficar decente. E’ surpreendente e louvavel, ate’, que tenham se preocupado em fazer algo diferente, ao inves de mais do mesmo.

    • Aldo M. permalink
      28/07/2012 13:01

      Deixando o (mau) gosto de lado, já te perguntaste quais problemas este viaduto iria resolver (e quais iria criar)?

  6. Pablo permalink
    27/07/2012 20:20

    Viadutos e pontes estaiadas servem para aumentar o vão deixando-as delgadas, certo? mas esse viaduto não será delgado pois tem 2 andares. Não entendi direito, parece que forçaram um “estaiado” onde não precisa, apenas pelo nome e porque é várias vezes mais caro.

    • Felipe X permalink
      27/07/2012 20:40

      Até onde sei estaios permitem a ponte ter menos pilares.

      • Pablo permalink
        28/07/2012 9:43

        Aí que está. Como existe um enorme estrutura abaixo do viaduto superior, pode-se simplesmente usar uma viga, não precisa do estaio.

      • Jeclecler permalink
        28/07/2012 19:25

        Pra essa carga (movel) e esse vao, vai ter uma viga de h=3 m?

      • Pablo permalink
        28/07/2012 20:03

        Não é para tanto… o viaduto da Conceição, por exemplo não chega a 2m. Mas o fato é que esse estaio não torna nada mais delgado, porque de delgado não tem nada, tem uma estrutura embaixo.
        Aliás, esse estaio poderia ser uma treliça interna no nível intermediário… isso sim diminuiria significativamente a poluição visual.

  7. Pablo permalink
    27/07/2012 20:34

    No nível intermediário tem as paradas de ônibus na Perimetral, mas onde estão as paradas na Banto? Ou vice-versa, se o nível intermediário tem as paradas na Bento, onde estão as paradas da Perimetral?

    • Adriano Silva permalink
      27/07/2012 22:37

      As paradas de ônibus da Bento provavelmente vão ficar onde estão.

      • Pablo permalink
        28/07/2012 9:31

        Isso quer dizer que as sinaleiras da bento continuarão como estão, para que os pedestres cheguem às paradas?

      • 30/07/2012 0:51

        Isso é algo que devia ser resolvido.

  8. 27/07/2012 20:58

    Acho bem bonito!

  9. 27/07/2012 23:13

    Péssimo, péssimo e péssimo!

    E sabe o que é pior que esse trambolho? O futuro do entorno – que já é tenebroso diga-se de passagem! O comércio todo já tá se mobilizando pra sair dali: banco, padaria, mercadinhos, lojas de móveis, lotérica…

    … ou seja, vai piorar ainda mais o lugar!
    Eu trabalho ali faz 2 anos e já é horrível, imagina com esse negócio! Agora sim os traficantes tomam conta.

    Viadutos só degradam a cidade. O mundo inteiro percebeu isso. Menos aqui, que ainda acha bonito!

    B.U.R.R.I.C.E. sem tamanho!

    • VOP. permalink
      27/07/2012 23:20

      Falei a mesma coisa em outro post e só me negativaram… O que adianta fazer um viaduto com paradas “modernas” se ninguém vai usá-las já que o comércio ali morrerá e ficará infestado de bandidos? Bento não é Nilo Peçanha, não dá pra agir do mesmo jeito.

      • 27/07/2012 23:53

        Eu uso a parada todo dia para a de troca de ônibus e já percebi que a maioria que passa ali faz a mesma coisa. É uma parada de conexão, ou tu acha que alguém pega um ônibus pra ir na PERIMETRAL com a BENTO comprar pão naquela padaria da esquina? Ela, por exemplo, satisfaz os clientes das residências próximas, não o público transeunte. Ninguém vai DEIXAR de ir ali, a esquina é meramente utilitária, não decorativa.

      • Pablo permalink
        28/07/2012 9:33

        É justamente essa conexão que não dá para saber como será feita, pois os paradas ficarão longe uma da outra.

      • 28/07/2012 16:26

        Tu desce aquelas rampinhas e vai pra outra parada, não entendi a dificuldade.

      • VOP. permalink
        29/07/2012 15:30

        E isso justifica MATAR aquele trecho da Bento? Grande coisa que é só pra conexão.

      • 29/07/2012 17:01

        Ninguém vai matar nada.

      • VOP. permalink
        29/07/2012 17:25

        To esperando o argumento.

      • 29/07/2012 18:33

        Argumento a favor do viaduto? Remoção da sinaleira Bento/Perimetral, meio óbvia essa resposta, né?

      • Pablo permalink
        29/07/2012 18:59

        Mas é como o Guilherme colocou. O que adianta remover a sinaleira com Bento se uns 200m adiante tem o cruzamento com a Ipiranga que é bem complicado? Afinal as sinaleiras na própria Bento continuarão.

      • 29/07/2012 20:47

        Adianta porque esse é um cruzamento que para todas as faixas, já o da Ipiranga tem “siga livre” pra quem converte à direita, ou seja, o fluxo é mais contínuo. Sem falar que no da Bento tem um ciclo inteiro de sinaleira só pra conversão à esquerda das duas pistas mais rápidas da Perimetral sentido N/S, que deixa tudo muito mais lento. O negócio do trânsito é tudo sobre sincronia e saber onde as pessoas querem chegar.

      • VOP. permalink
        29/07/2012 22:59

        Argumento sobre por quê não vai matar nada.

      • 29/07/2012 23:14

        Não inverte o ônus da prova. Quem tem que dizer se vai “matar algo” é tu. O viaduto sozinho não tem poderes assassinos.

      • Jeclecler permalink
        29/07/2012 23:42

        Lucas sambou na cara do recalque.

        Esse mimimi bicicleta ja cansou.

      • Jeclecler permalink
        29/07/2012 23:51

        Alias, que papo de pamo ha falar que viaduto destroi o lugar.
        Se fosse por isso, chicago estaria um lixo, mas nao.
        E olha que o trem é elevado, por toda cidade. E nem por isso esta depredado.

        Quem depreda é a populacao, nao a obra.

      • 28/07/2012 0:15

        “Modernas” né…

        … acham o máximo esse trambolho de concreto e não querem obra do ON em POA!

        Haja contradição!

        E esse render é tão fake que sumiram até com a Igreja! E como ela é quase colada na esquina, não tem como naquele ângulo ea não aparecer.

      • Jeclecler permalink
        28/07/2012 19:03

        Bianca, tu e o IAB nao vao se meter na questao da obra do Oscar N.?
        Nao vao pedir concurso publico?

        HAJA CONTRADICAO!

      • 29/07/2012 22:22

        Oh foquinha amestrada: http://portoimagem.wordpress.com/2012/07/26/iniciada-campanha-para-que-o-centro-de-eventos-do-rs-seja-no-morro-santa-teresa/

        É o 17º comentário, de baixo pra cima.
        Porque não foi a público a posição, não sei. Não sou da “facção” ainda, te refrescando a memória.

        Leia mais e “trolle” menos.
        E o peixei caiu mais ali atrás, pode pegar.

      • Jeclecler permalink
        29/07/2012 23:48

        Ô tiazinha do cafe, vai la servir duas taças e depois pode voltar a brincar no sketchup de desenhar almofadas.

        A foquinha amestrada aqui ja trabalhou na SOM, nao estou interessado nesses mimimis concursos. Acho que é a oportunidade de voce e seu grupinho opinar, ja que opinam em tudo. Ou vcs tem medo do Oscar?

        Grato.
        E traz mais um cafezinho.

      • 30/07/2012 14:11

        Não é capaz de por o nome nos comentários e vem dizer que trabalhou em tal lugar. Assim eu tbm faço…

        … trabalhei na Foster + Partners tá?

      • Jeclecler permalink
        30/07/2012 18:17

        Nunca ouvi falar. Também to sambando pra sua opinião de lixo.
        Trabalha em escritório de decoração e serve cafezinho.

        Ah, voce tem que ter mestrado se quiser entrar na SOM, e nao lembro de setor de almofadas por la.

    • Pedro permalink
      28/07/2012 7:53

      Realmente concordo totalmente, PÉSSIMO!!!!!!!!!!!!

    • 29/07/2012 19:37

      Concordo.
      Não se poderia construir um túnel ou uma passagem de nível no mesmo lugar com o mesmo dinheiro?
      Só imagino esse viaduto escuro com a poluição, sujo e pixado.

  10. patric permalink
    27/07/2012 23:29

    bem bonito agora vamos ver se vai funcionar como o combinado

  11. RicardoUK permalink
    27/07/2012 23:58

    Pronto, apareceu a tia do cafezinho para mostrar a nós, meros mortais, que nao sabemos nada de arquitetura e, por isso e so’ por isso, gostamos do viaduto…

    • 28/07/2012 0:10

      Pronto, apareceu o que entende de discussão achando que ofende os outros.

      Não mora fora do país? Vem discutir o que? Se tivesse apreço realmente ficava aqui tentando mudar algo ao invés de falar nada com coisa nenhuma.

      Trouxa.

      • Pablo Wendson permalink
        03/08/2012 3:09

        Agora o Ricardo UK morar no exterior quer dizer que ele não tem apreço ao Brasil?
        Quem ta falando nada com coisa nenhuma é você, tia.
        Se enxerga.

    • Jeclecler permalink
      28/07/2012 19:04

      Kkkkkkkkk tia do cafezinho

      • Aldo M. permalink
        30/07/2012 11:49

        Tens algum preconceito contra tias do cafezinho?

      • Jeclecler permalink
        30/07/2012 21:38

        So as que se acham donas da verdade, e tu?

    • Pablo Wendson permalink
      03/08/2012 3:05

      AHAHAHAHA
      A tia da cafezinho ta sempre na tpm né?
      Tenho dó de quem convive com ela. Ninguém merece conviver com mulherzinha chata

  12. Ricardo Portela permalink
    28/07/2012 0:03

    E que aproveitem para revesti-lo com material antipichação, senão em questão de 3 meses estará igual ao da Borges, que deveria ser atração turística pela beleza e está estregue às baratas.

  13. juliana staudt permalink
    28/07/2012 1:16

    Tudo em Porto alegre esta entregue as baratas, as traças e aos ratos e etc. Tudo esta decadente e sujo, se as pessoas não valorizassem tanto o automóvel nem se precisaria de elevadas e viadutos. São bonitos, são feios, são trambolhos, encobrem Igrejas e monumentos o que se vai fazer. Eu ando de onibus, pelo menos nos que eu utilizo não tem ninguém fedorento como costumam afirmar à respeito do transportes coletivo aqui neste blog. Lá vai dinheiro e dinheiro do grosso para satisfazer todos os bolsos ganânciosos

    • 28/07/2012 5:21

      Também não sei a que “gente fedida” se referem quando reclamam dos ônibus. Fora o horário das 18h, minhas viagens de Carris são tranquilas.

      • 28/07/2012 17:06

        Te aconselho a pegar ônibus como o Bom Jesus, Passo Dorneles (Mario Quintana), Rubem Berta, ou alguns que vão para Alvorada ou Restinga as 18h no verão hehehehehe

      • juliana staudt permalink
        31/07/2012 0:23

        Elvis Vieira, tu costumas andar em todos estes ônibus as 18h no verão?. Não estas na praia no verão?
        Hoje em dia todo mundo usa desodorante. A higiene é muito valorizada. As pessoas gostam de andar perfumadas, mesmo os trabalhadores mais
        humildes e fazem as piores tarefas. És preconceituoso a este respeito. Garanto que até tu podes ter um cheirinho ocasionalmente. Ninguém esta livre disso…

  14. rfroner permalink
    28/07/2012 2:15

    Um monstro. C*garam de vez no Partenon. Uma cidade presa.

    • Pedro permalink
      28/07/2012 7:49

      Concordo, é muittttto feio, pesado, uma ponte e não um viaduto urbano. Com detalhes bregas. Vocês conseguem imaginar construindo isto em alguma cidade européia? E a diferença não é no preço, é só no design. Isto é para sempre, é difícil aceitar que no passado construíram o viaduto Otávio Rocha e agora estes monstrengos. A igreja que era a referência do bairro vai desaparecer… Porque que aqui o IAB não propos fazer um concurso?
      Pedro

  15. 28/07/2012 9:56

    Um projeto do mesmo calibre do camelódromo, pesado, grotesco e desproporcional.

    Impressiona a prefeitura vir com as coisas prontas, em vez de propor a necessidade e abri-la ao debate e contribuição públicos. Mais uma demonstração de incompetência (despreza-se possíveis idéias melhores), ignorância (achar ‘boa’ a proposta canhestra) e prepotência (impor um projeto ad hoc).

    E mais uma monstruosidade a se plasmar por séculos na capital dos pampas, quando uma rápida pesquisa indicaria outras alternativas mais esbeltas, mais belas, mais econômicas.

    http://projetosemprograma.blogspot.com.br/2012/06/viadutos-belos-podendo-com-as-pontes.html

  16. Pablo permalink
    28/07/2012 11:37

    Esse viaduto parece um pré-minhocão.

    • André permalink
      28/07/2012 22:38

      Traduzindo : Elevado Costa e Silva, SP.

      • 29/07/2012 17:03

        Todas as grandes obras nesse país se chamam Gal Costa, impressionante! hahahah Vide ponte Rio-Niterói.

  17. Aldo M. permalink
    28/07/2012 12:50

    A Prefeitura tem obrigação, pelo Plano Diretor, de priorizar o transporte coletivo, o pedestre e a bicicleta. Este monstroduto faz o inverso!

    O fluxo pequeno de ônibus na Aparício Borges dispensa viadutos. Com ele, os usuários serão obrigados a subir rampas enormes, como se vê na simulação. E os pedestres que precisarem cruzar a Bento? Terão que subir e descer penosas rampas, ou terá um semáforo que irá interromper o sagrado fluxo dos automóveis e até os ônibus da Bento?

    E as bicicletas? O Plano Cicloviário obriga a criar infra-estrutura específica nestes casos.
    Muitos potenciais ciclistas continuarão a utilizar automóvel, piorando ainda mais o nosso trânsito.

    Mas, em vez de nós termos que encontrar falhas no projeto, a Prefeitura é quem deve justificá-lo. Mas, a exemplo da malfadada trincheira da Anita, essa estrutura grotesca não possui NENHUM estudo viário para justificar esse verdadeiro desvio de recursos para o bolso do amigos do Furtunati (que como ele se refere às empreiteiras em seu blog).

    E a simulação falsificada, que apaga intencionalmente um dos mais importantes ícones religiosos do Partenon, para mim, é caso de polícia. E não é a primeira. A simulação falsificada da ampliação da Av, Voluntários deslocou a cidade inteira para esconder a derrubada maciça de prédios no entorno.
    Se as coisas continuarem nesse ritmo, teremos uma cidade degradada e cheia de dívidas após a passagem da Copa.

  18. Ricardo H. permalink
    28/07/2012 13:40

    No mínimo muito estranho. Mastodôntico, desajeitado.

  19. Leonel Ávila permalink
    28/07/2012 15:43

    Se o contrato prevê 24 meses para a conclusão, quer dizer que na melhor das hipóteses, vai ficar pronto DEPOIS da Copa!

  20. Guilherme permalink
    28/07/2012 16:31

    Só sei que meia duzia de gato pingado não vai gostar da obra, o resto da população que precisa trabalhar, pegar seu onibus ou carro e que hoje fica se estressando no transito, esses vão amar a obra.

    • Guilherme permalink
      28/07/2012 18:56

      *Só sei que meia duzia de gatos pingados não vão gostar da obra, o resto da população que precisa trabalhar, pegar seu onibus ou carro e que hoje fica se estressando no transito, esses sim vão amar a obra.

    • Aldo M. permalink
      29/07/2012 0:30

      Ô, Gulherme. Viaduto não é sinônimo de melhoria de tráfego nem para os ônibus ou automóveis. Veja o caso do viaduto Leonel Brizola. Depois que ele foi concluído, surgiu um congestionamento constante para todos que chegam a Porto Alegre. Eu preciso passar todos os dias por ali e perder meu tempo por causa da administração mais incompetente que Porto Alegre já teve nos últimos 20 anos. Vá lá testar aquela obra para confirmar o que estou dizendo antes de ficar dando pitaco em Engenharia de Tráfego, algo que certamente tu não tens nenhum conhecimento.

      • 29/07/2012 0:54

        Que eu saiba não é necessário conhecimento técnico pra se dar opinião em blogs…

      • Aldo M. permalink
        29/07/2012 1:55

        Na verdade não, é preciso conhecimento de nenhum tipo para se dar pitacos em qualquer lugar, mas não é o que eu chamaria de opinião.

      • Guilherme permalink
        29/07/2012 14:47

        Não tenho força de vontade de conversar com alguem que diz que a atual administração da cidade foi a pior dos ultimos 20 anos, ja vi o nivel das idéias da pessoa.

        Que volte o pessoal que diz que Porto Alegre é uma provincia e que não precisa de metrô, o pessoal que ficou 16 anos na prefeitura e que não fez meiio metro de ciclovia, não colocou uma lixeira.

        E peço desculpas por não ser formado em engenharia de trafego, mas ficaria feliz de ver o teu diploma na area, passa ele para o dono do Blog para ele liberar teus comentarios.

        E insisto, pega o horario de pico, vai na sinaleira desse cruzamento e faz uma entrevista com o pessoal parado no transito, pergunta se eles são afavor ou não da construção do viaduto e vê o que eles vão achar.

        Logo depois pergunta o por que de eles não estarem num onibus ou bicicleta para salvar o mundo…

      • Aldo M. permalink
        29/07/2012 16:29

        A bem da verdade, a administração popular implantou a ciclovia de Ipanema e o Caminho dos Parques. Esta última, que funcionava aos domingos, foi abandonada pelo governo Fo-Fo que a transformou em estacionamento para automóveis.

        Pode ser conveniente a construção de uma passagem de nível na Bento com a Aparício, mas é necessário haver estudos que cheguem a uma solução satisfatória. Só que estes estudos não foram feitos.
        Sugiro a leitura do excelente artigo sobre viadutos urbanos:

        http://bikeisbeautiful.net/2012/06/28/para-que-nao-serve-um-viaduto/

  21. Jeclecler permalink
    29/07/2012 10:24

    Aldo M.
    Entao da proxima vez que ficares parado la proximo ao viaduto, da uma olhada melhor qual fluxo o Leonel Brizola comporta.

    Essa entrada de veículos s vai ser solucionada com a passagem de nível da Farrapos, ou um retorno que obrigue a pegar o viaduto quem quer cruzar para a Perimetral.

    Entao acho que tu nao és a melhor pessoa para definir o que é pitaco, opinião ou dar curso de engenharia de tráfego (e olha que sou eng, mas longe de me achar o dono da verdade.)

    • Aldo M. permalink
      29/07/2012 16:19

      Jeclecler, a trincheira da Ceará não vai resolver o problema porque o gargalo está mais adiante, na Sertório. O pior é que os técnicos da EPTC sabem disto (já conversei com um deles) Mas tu podes subir no viaduto Leonel Brizola e ver por ti mesmo. Quando o viaduto estava em construção, todo mundo, inclusive o trouxa aqui, esperava que iria melhorar o trânsito. Mas não, piorou, e muito. Então, pode-se concluir que não adianta construir viadutos por construir apenas. Esta é a questão: a Prefeitura não vem fazendo estudos de tráfego para embasar a conveniência de se construir todos esses viadutos. Como tu és engenheiro, deves saber bem que estes estudos são indispensáveis. Experimente solicitá-los à EPTC. Infelizmente esta é a triste e absurda realidade.

  22. Guilherme permalink
    29/07/2012 14:51

    Nenhum viaduto no mundo vai funcionar se duas quadras depois dele existir uma sinaleira ou um cruzamento movimentado.

    Mas deem uma olhada nas vias americanas, apesar de um forte movimento, não é qualquer coisa que para o transito das cidades.

    A perimetral foi uma obra muito mal feita (falando em transporte), nunca que iria ser essa beleza toda, mas algumas obras que vão ser feitas nela, vão melhorar bastante.

    Mas o pessoal anti carro não aceita isso, não adianta, vão sempre querer empurrar guela a baixo a vontade deles… haha

    • Pablo permalink
      29/07/2012 19:01

      Aí que está, o que adianta um monstro na Bento se logo a frente tem um cruzamento bem mais complicado na Ipiranga?

      • Jeclecler permalink
        29/07/2012 22:23

        E quem disse que nao vai haver uma obra de arte no cruzamento com a Ipiranga?

      • Pablo permalink
        29/07/2012 22:52

        E quem disse que vai haver obra no cruzamento da Ipiranga?

    • Aldo M. permalink
      29/07/2012 20:27

      Pois é, Guilherme. Os cruzamentos de maior fluxo e os grandes gargalos da III Perimetral são justamente os com a Sertório, nos dois sentidos. Todos sabem disto. Então, se é para fazer viadutos, por não começam com estes dois? Depois, como bem lembrou o Pablo, tem o da Ipiranga.
      Quer saber o que eu acho? Os da Sertório e da Ipiranga seriam de execução mais complicada. Melhor, do ponto de vista dos empreiteiros, é fazer umas obras menos conturbadas.

      • Pablo permalink
        29/07/2012 20:45

        Me fez lembrar o caso da trincheira da Anita, em relação ao cruzamento da III perimetral com a Pĺinio. Alí, no projeto original havia um viaduto. Talvez não façam ali por causa da Sinduscon, sei lá.

      • Aldo M. permalink
        30/07/2012 11:34

        Pablo, estão também previstos um viaduto na Plínio e uma passagem de nível na Cristóvão, obras que fazem bem mais sentido que o da Anita. Este último iria beneficiar principalmente os Shoppings Iguatemi e Bourbom, além do futuro Zaffari da Furriel, talvez por isso a pressa. A trincheira da Anita está parada esperando que a Prefeitura envie documentos técnicos à CEF para liberar o financiamento.

        http://www.anitamaisverde.blogspot.com.br/2012/07/caixa-economica-federal-diz-aguardar.html

        Ou seja, a Prefeitura tem assinado os contratos para construção de viadutos sem ter a necessária documentação técnica.

  23. Alessandro permalink
    29/07/2012 22:35

    Então não se faz nada, porque sempre vai ter um cruzamento complicado a 200 ou 300 metros adiante?!!Eu passo todos os dias na aparício para ir trabalhar e voltar para casa e precisa abrir e fechar 2,3 ou até 4 vazes
    para atravessar a bento. Agora alguém vai me dizer que o meu tempo para chegar em casa ou no trabalho não iria diminuir com o viaduto?
    Por favor, não é preciso pensar muito!!

    • Pablo permalink
      29/07/2012 22:58

      Alessandro, a questão é o seguinte: Basta investir 10% desse valor no transporte público, racionalizando as rotas, conexões e integrando de verdade o transporte que o teu tempo para ir para casa diminuirá muito mais do que esse viaduto. É assim que o problema da mobilidade está sendo resolvida no mundo inteiro, só aqui em PoA, talvez pela distância cultural das cidades modernas, é que segue nesse conceito errado.

      • Alessandro permalink
        30/07/2012 11:56

        Acho ótima a idéia de racionalizar rotas, conexões, investir no transporte público, porém eu entendo que mesmo que conseguissemos por em prática (muuito dificil), não conseguiriamos um resultado que fizesse diminuir significativamente o número de carros.
        PS: meu deslocamento é feito de carro.

    • Aldo M. permalink
      30/07/2012 12:07

      Só 10% dos deslocamentos são feitos de automóvel. Se é para fazer viadutos para uma minoria, que ela arque com todos os custos. Só que, na hora de botar a mão no bolso, todo mundo vira socialista.

      • Adriano permalink
        30/07/2012 15:11

        Que beleza de comentário heim meu amigo. Eu não uso ônibus, nem metrô, nem SUS, muito menos diversas ruas de PoA. Não uso as ciclovias também. Quero meu abatimento do IR agora então, considerando que não quero financiar a construção do que não uso e muito menos conceder descontos/pagar por serviços que não uso.

      • Aldo M. permalink
        30/07/2012 15:58

        Dirigir automóvel não é um direito, mas um privilégio, ao contrário de todos os outros serviços que tu citastes. Se quiser, a Prefeitura tem o poder de proibir o trânsito de automóveis particulares na cidade inteira.

      • 30/07/2012 23:43

        A prefeitura não tem direito de fazer nada que a população não queira.

      • Jeclecler permalink
        30/07/2012 21:41

        E de bicicletas, quanto %? 0,01%?
        de onde tirou esses numeros?

        nao quero financiar ciclovia, tb.

      • JULIÃO permalink
        30/07/2012 22:09

        Pois é, estão se justifica o diminuto investimento público em ciclovias e facilidades para as bicicletas, pois o percentual de usuários desse modal deve estar próximo do traço.

      • JULIÃO permalink
        30/07/2012 22:10

        10%?

        A cara de pau para escrever bobagens já não tem mais limites.

      • Aldo M. permalink
        31/07/2012 15:39

        Em Salvador, só 8% da população utiliza automóvel. Quanto acham que deve ser aqui?

  24. 30/07/2012 1:03

    VALE LEMBRAR que o corredor da Bento está sendo adaptado pro BRT enquanto discutimos o viaduto, a estação da Bento nesse local obrigatoriamente vai ser diferente das atuais. Se seguirem o padrão de estações de BRT vai ser com as paradas dos dois sentidos coladas (1), e não como se tem feito até agora nos corredores de Poa (2).
    Então, a estação seria exatamente abaixo do viaduto?

    Foto 1: http://1.bp.blogspot.com/-705MY8uEU00/TgYBtCiQkKI/AAAAAAAAD7U/2V_QHsdQDAw/s1600/brt028.jpg

    Foto 2: http://www.negociosemtransporte.com.br/fotos/20120313130458_galeria_porto_alegre_comeca_obra_de_brt_com_3_meses_de_atraso.jpg

    • 30/07/2012 11:16

      Tomara que seja assim. Protege os passageiros da chuva e evita o vandalismo que vemos em todos os corredores de POA, onde temos pixação, placas de acrílico arrancadas, cartazes colados, etc. Tem que ser só o teto e estrutura de sustentação, sem paredes. Os arquitetos daqui deviam ser mais instruídos a pensar em coisas como isso, estruturas que dificultem a depredação, pois esperar boa educação de vândalos e manutenção periódica do poder público é muita coisa. Tem que ser pensado pra durar.

      • Lucas permalink
        30/07/2012 13:04

        As estações dos BRTs não serão fechadas, climatizadas, etc…? Acho que li isso em algum lugar…

      • Jeclecler permalink
        30/07/2012 21:42

        Serao, segundo o zh.

  25. Jeclecler permalink
    30/07/2012 22:43

    Ninguem reparou o gramado nos canteiros

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.845 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: