Skip to content

Aprovada viabilidade do empreendimento na área do Olímpico

01/08/2012

Conselho confirmou construção de shopping, hotel, prédios e estacionamentos Foto: Divulgação/PMPA

O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do complexo imobiliário que será construído na área do Estádio Olímpico, no bairro Medianeira, foi aprovado nesta terça-feira, 31, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. O projeto prevê a construção de shopping center com três andares, hotel, dois prédios com salas comerciais e nove com residências, além de 5,1 mil vagas de estacionamento.

O complexo terá ainda uma praça aberta à população com 11,2 mil metros quadrados e uma ciclovia. Entre as medidas para minimizar o impacto no trânsito, está prevista a abertura de uma rua que ligará as avenidas Coronel Gastão Haslocher Mazeron e Carlos Barbosa.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental é presidido pelo secretário do Planejamento, Ricardo Gothe.

Prefeitura de Porto Alegre

About these ads
48 Comentários leave one →
  1. VOP. permalink
    01/08/2012 12:59

    Não mencionaram que os edifícios terão 24 andares, burlando o plano diretor e destoando COMPLETAMENTE do resto do bairro. Lembrem-se que quando o Grêmio saiu da baixada, no lugar do estádio surgiu o Parcão e o Moinhos se tornou o mais luxuoso da cidade…

    • Felipe X permalink
      01/08/2012 13:32

      Pois é, luxuoso e cheio de prédios altos… até concordo que é uma pena que não vai ter um parque no lugar do Olímpico, mas enfim na época acho que o grêmio foi desapropriado mesmo.

    • Mateus Berg permalink
      01/08/2012 13:43

      Alguns amigos meus ( gremistas fanáticos) são totalmente contra os edifícios e o centro comercial e etc. Um deles me disse que estão deturpando o futebol e que vão usar o estádio do gremio como instrumento do início de uma “mauricinhação” do futebol na cidade. VEJAM BEM, não me toquem pedra ISSO NÃO É OPINIÃO MINHA, nem gremista eu sou, mas acho a nova arena bem legal. Só expus essa situação pois tenho curiosidade em saber se isso é um consenso entre a torcida ou apenas o pensamento de alguns poucos…

      • RicardoUK permalink
        01/08/2012 13:59

        Manda teus amigos ir morar em Cuba, que la’ nao tem nada disso.

      • Phil permalink
        01/08/2012 14:00

        Queira deus que estajam querendo “mauricinhacao” ou seja, limpeza e melhorias para aquela area e para o futebol como um todo. Chega de favelizacao do futebol. Boa noticia!!!

    • Everton permalink
      01/08/2012 13:50

      as maquetes que eu vi tem no maximo 18 andares. Não vi fotos de prédios com 24 andares. Onde posso encontra-las?

      • 01/08/2012 15:30

        Everton, a OAS conseguiu autorização para fazer este empreendimento como um PROJETO ESPECIAL, fora das regras do PDDUA. Portanto, a altura ficou estabelecida em 72 metros, o que dá exatos 24 andares. Se eles não fizerem com esta altura, será a critério deles e não da prefeitura.

      • cgasparetto permalink
        02/08/2012 14:43

        Ia comentar isso. Aos esquecidos, o plano diretor da área do Olímpico, Arena e Eucaliptos foi alterado. Aliás, acho ótimo pra trazer um pouco de vida pra aquela área morta da cidade. Área de passagem na beira da estrada cheia de vilas, clubes náuticos falidos, terrenos baldios, empresas e indústrias. Sou colorado e acho bom que estejam remodelando aquela zona. Vai dar uma cara nova pra entrada da cidade.

  2. fmobus permalink*
    01/08/2012 13:04

    Lembram daquele projeto de arquitetura pra esta área que passou no blog um tempo atrás? Pois é, não vai sair aquilo, vai sair esse paliteiro ridículo. Típico McCondomínio, parece que só o que as empreiteiras daqui sabem fazer.

    • Felipe X permalink
      01/08/2012 13:33

      Eu não lembro quantas torres tinha no projeto… mas se sair com aquela arquitetura “adoro caixas da água” que predomina em POA vai ser um fiasco.

      • VOP. permalink
        01/08/2012 16:55

        Mas quem liga pra arquitetura e pro impacto na região, se preocupar com isso é coisa de ecoxiita contra o desenvolvimento e o progresso! Que a cidade se entupa de plantas em H e carros! (ironia) Porto Alegre está ficando a cara de São Paulo vista de cima, com espigões horrorosos em lugares completamente aleatórios. Pra não falar do shopping… Pelo menos a Azenha tem um comércio forte de rua.

  3. Guilherme permalink
    01/08/2012 13:26

    Mas alguem se iludiu com o projeto?
    sahusahuasuhashuasuhasuashu

    Se liberaram os 24 andares, fazer o que?
    haha

    Apesar de não ser grandes coisas, vai revitalizar a area.

    Ainda sonham que uma empresa vai fechar um negocio como esse com o Grêmio e construir uma desgraça de um PARQUE?
    susahusahuahusahsahuas

    Só espero que os prédios teinham alguma qualidade arquitetonica, mas acho dificil… não sei como são os prédios da OAS.

    Bom que vai ter hotel e vagas para estacionar o carro, isso sim falta muuuito na região…

    E pro pessoal anti carro, vai ter ciclovia, lembrnado que vai ser feito pela OAS, e não pela prefeitura.

    O shopping vai salvar a região, vai valorizar bem…

    • Mateus Berg permalink
      01/08/2012 13:44

      Um mero shopping não salva uma região…

      • 01/08/2012 14:43

        vide o shopping lindoia e o strip center na zona norte.

      • Guilherme permalink
        01/08/2012 15:39

        Iguatemi transformou a região, o Total melhorou muito sua região, a região do barra ta se transformando, bourbon ipiranga ajudou muito com sua região.. será que não?

      • VOP. permalink
        01/08/2012 16:56

        E tu acha que vai sair um Iguatemi ali, dividindo espaço com não sei quantas torres num terreno sem acesso nenhum num bairro saturado?

      • 01/08/2012 17:57

        o numero de roubos de carro no entorno do Total é enorme. Em torno do Iguatemi dizem que é muito perigoso, eu sinto medo de caminhar por regiões proximas a pe de dia, a noite nao vejo uma alma lá.
        Na minha impressão, shopping só traz insegurança, uma quadra enorme, sem luz, sem ninguém, sem vida para se passar.

      • VOP. permalink
        01/08/2012 22:31

        Exato, um shopping ilhado num mar de estacionamentos e ainda cercado mata a vida da rua. Nem sei porque fazem calçada ao redor de shopping, já que ninguém caminha nesses lugares. É só chegar de carro, sair de carro e nem respirar o ar da cidade as pessoas respiram. Os únicos que se salvam em Porto Alegre são o Moinhos e o Rua da Praia, que são bem integrados.

      • carlos permalink
        02/08/2012 0:38

        outro dia sai tarde do cinema do Iguatemi e fui pro Nacional onde existia um ponto de taxi e nada, e um medo de caminhar até o bourbon naquela escuridão ou ficar naquela escuridão esperando um taxi. Super seguro.

      • Pablo B. permalink
        02/08/2012 12:27

        Até hoje é perigoso na frente do Bourbon Ipiranga, tanto que a joalheiria do shopping foi assaltada varias vezes. Tem a vila na frente até hoje. E os mendigos seguem incomodando. Não acho que o efeito seja tão transformador. Bom foi para o valor dos imóveis.

  4. juliana staudt permalink
    01/08/2012 13:52

    Desde quando, Guilherme, edifífo revitaliza alguma coisa.

    • Guilherme permalink
      01/08/2012 15:41

      a orla de Poa não tem prédio algum…. que linda região.. haha

      Enquanto o cais do Porto e o Pontal do estaleiro iriam revitalizar totalmente essas areas…. será que não revitaliza?

      • Felipe X permalink
        01/08/2012 16:02

        Eu era a favor do Pontal do Estaleiro, mas há diversas maneiras de revitalizar a orla, e nem todas pedem prédios. Calçadões e comércio ajudariam e muito já.

      • 01/08/2012 16:17

        Não esquece que ainda vai sair o projeto do Pontal. Diferente de antes, mas vai sair. A única coisa que foi vetada pelo plebiscito foi prédios residenciais. Quando acabarem as obras do PISA que estão utilizando o local pra canteiro de obras, vai começar as obras do Pontal. Como será ? Não sabemos ainda. Mas vai sair. E vai ter prédios.

      • Felipe X permalink
        01/08/2012 16:35

        Vai saber… a única coisa que ouvi de boato mais recentemente é que ia ter uma Leroy Merlin ali.

      • 01/08/2012 16:39

        Sim é o que eu sei também. Mas tive um contato um tempo atrás com uma pessoa que sabe das coisas. Sem citar nomes. Ele me falou que sai com certeza. Só que eles estão com uma estratégia diferente dessa vez pra não alertar os gansos antecipadamente. Aliás, nem precisava isso. O terreno é deles e o plebiscito apenas modificou o projeto.

    • 01/08/2012 20:03

      Não entendo de Arquitetura, mas acho que Edifício é uma coisa, Espigão é outra ou estou errada?

  5. Carlos Fernando permalink
    01/08/2012 15:02

    Pra que tanta vaga de estacionamento? 5,1 mil!

    Vai saturar mais ainda o trânsito na região, que retrocesso urbano.

    • Guilherme permalink
      01/08/2012 15:44

      a região não tem lugar pra estacionar….

      Cria vagas, proibe o estacionamento nas principais avenidas, e ta feita a festa.

      A prefeitura poderia pensar um pouco, obrigar a criar uma faixa a mais, organizar o transito, assim poderia por uma faixa para onibuss (mas não no meio da avenida, por favor…), ou, criar um espaço para os onibus pararem, e claro, boas paradas de onibus… :DDD

      Aquela região tem um transito bem confuso…

    • Felipe X permalink
      01/08/2012 16:03

      Tanta vaga por que POA é carrólatra. As pessoas pegam tranqueiras homéricas para ir em jogos ou shows nos estádios e não notam que algo está errado.

      • RicardoUK permalink
        01/08/2012 16:43

        E a solucao pra isso e’ banir estacionamentos na cidade, porque ai o cidadao estaciona na rua, o que ajuda no fluxo do transito. /ironic

      • Felipe X permalink
        01/08/2012 17:37

        Não, a solução é transporte de massa de qualidade, cois aque ainda estou para ver. A ciclovia é legal, mas é muito mais um esforço para PARECER moderno do que realmente um esforço para SER.

      • RicardoUK permalink
        01/08/2012 20:46

        Isso ai e’ o obvio ululante. Daqui uns 150 anos, quando o transporte for eficiente, ai sim voces podem vir com esse mimimi de que estacionamento e’ ruim. Ate’ la’, prefiro pensar no mundo real.

      • Felipe X permalink
        02/08/2012 9:37

        Interessante tu usar esse termo daquele imbecil que chamou o LHC de “caverna”. Mas enfim, o ponto é esse, tem que ser investido nisso, não em estacionamentos enormes e dezenas de faixas para automóvel. Não vamos acordar e vai estar tudo pronto do nada.

  6. Muller permalink
    01/08/2012 15:41

    Cito Barcelona e Puerto Madero com edifícios altos, passando de 150m que revitalizaram uma área atirada as traças como o nosso cais Mauá e Pontal do Estaleiro…

    • cgasparetto permalink
      02/08/2012 14:53

      Boa. Puerto Madero é uma das partes mais agradáveis de Buenos Aires, onde se encontra de tudo: parques, prédios baixos residenciais, comércio (bares/cafés/restaurantes), até uma universidade, prédios históricos do porto e alguns arranha-céus com arquitetura mais arrojada. Tudo numa sinergia incrível. O lugar mais fantástico de lá.

  7. Leonel Ávila permalink
    01/08/2012 17:40

    Não sei se quem está escrevendo o faz sem conhecimento, ou é porque eu ajudei no desenvolvimento desse trabalho, mas tem uma praça ENORME (mais de 10.000m²), que será público, e tem uma galera reclamando… Imagino todo mundo doando seus terrenos onde estão suas casas para que virem praças e parques… Outra que esses prédios, se terão 24 pavimentos, serão bastante recuados, por conta da altura, gerando mais áreas permeáveis. Não estou defendendo nada, apenas abastecendo com informações.

  8. Walter permalink
    01/08/2012 19:18

    Essa história aí de shopping não vai matar o comércio da região? Se bem que não né. São sempre aquelas lojinhas pasteurizadas que tem em todo o Brasil.

    • cgasparetto permalink
      02/08/2012 14:58

      Cara, me fala onde tem comércio na beira da freeway? Com o máximo de respeito q a ocasião permite, mas do jeito que alguns falam besteira aqui, então não teria uma única loja na Assis Brasil, q tem 5 shoppings (Bourbon Assis Brasil, Bourbon Wallig, Lindoia, Boulevard Strip Center e Center Lar). E no entanto o comércio de rua tá lá, firme e forte como décadas antes de existir shopping. Pensem um pouco antes de procurar defeito em tudo.

      • 02/08/2012 15:07

        Perfeito comentário ! Todos os shoppings de Porto Alegre, sem exceção, potencializaram o comércio de rua nos seus arredores. Só não ve quem não quer!!!

  9. Walter permalink
    01/08/2012 19:28

    Só digo uma coisa em relação ao empreendimento:
    Pra que existe Plano Diretor se tá fácil assim de contorná-lo?

    • Guilherme permalink
      01/08/2012 21:35

      Ainda bem, é uma chance de Porto Alegre um dia ter um icone…

      • Felipe X permalink
        02/08/2012 9:38

        AhAHHAHAHA ícone ali??

  10. Aldo M. permalink
    01/08/2012 20:25

    Empreendimentos como este devem ter EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança. Como a lei é recente, acho que este aí escapou.
    E o Estudo de Impacto Ambiental? Não precisaria também?

  11. Alessandro permalink
    01/08/2012 21:43

    Eu sei que antes de projetar um shopping center ou centro comercial em determinado lugar é feito estudo de viabilidade e tal, mas vocês não acham que pode não ter demanda para tantos shoppings que serão inaugurados nos próximos quatro ou cinco anos, mais os já existentes?

  12. Carlos permalink
    01/08/2012 22:24

    Choram por tudo, botam contra em tudo….. por isso que é difícil sair alguma coisa na província…

  13. Eurico Alves Pinto permalink
    13/12/2012 15:19

    Moro a mais de 30 anos na Av. Cel.Gastão Hasslocher Mazeron na quadra após a Rua Oscar Scheider, andam falando que com a abertura desta ligando com a Moab Caldas, serão arrancadas todas as arvores do canteiro central para que se tenha um corredor de onibus.
    Se realmente esse é o projeto, nós moradores desta quadra iremos embargar esta obra, visto que vão destruir a natureza, (arrancando arvores) será que o IBAMA permite?,
    Quanto a ligação com a Moab Caldas, tudo bem, desde que não coloquem via para onibus no canteiro central

    • 13/12/2012 15:26

      Sr. Eurico:
      Em primeiro lugar é a SMAM que tem a jurisdição de árvores dentro do município de Porto Alegre e não o IBAMA.
      Em segundo lugar a obra de alargamento e construção de corredor na avenida será realizada pela própria prefeitura. A retirada de árvores pode ser compensada pela plantação de outras árvores nesta mesma região ou em outras, pois a obra é de utilidade pública. Vai beneficiar uma grande quantidade de pessoas que transitarão por esta via.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.562 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: