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Novo pacote de Dilma inclui ferrovia que liga São Paulo a Rio Grande

15/08/2012

Para vice-governador Beto Grill, construção será importante na exportação dos produtos gaúchos

Novo pacote de Dilma inclui ferrovia que liga São Paulo a Rio Grande Crédito: Ricardo Stuckert / Presidência / Divulgação CP

O Programa de Investimentos em Logística, anunciado nesta quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff, inclui a construção da ferrovia Norte-Sul, que engloba o trecho responsável por ligar a cidade de São Paulo ao porto de Rio Grande. Os investimentos do pacote, que também abrangem as principais rodovias do País, totalizam R$ 133 bilhões, sendo que R$ 79,5 bilhões serão investidos nos primeiros cinco anos. Para as estradas, o total investido será R$ 42 bilhões e para as vias férreas, o programa de investimentos soma R$ 91 bilhões.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, afirmou que a criação da ferrovia será extremamente benéfica para a economia do Estado. “A construção desse trecho será importante para exportar e escoar os produtos gaúchos”, resumiu.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, detalhou o cronograma da obra, que segundo ele, começa com os estudos em fevereiro de 2013. “Através dessa avaliações, faremos os projetos do percurso e os tipos de trabalho que precisam ser realizados. Em março, faremos audiências públicas e em maio os editais serão lançados”, relatou.

O cronograma até a construção da ferrovia segue com as licitações em junho e com a elaboração do contrato, que deve ocorrer até setembro do próximo ano.

Correio do Povo

Com informações do repórter da Rádio Guaíba Fábio Marçal

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55 Comentários leave one →
  1. Alexandre permalink
    15/08/2012 13:30

    Pena não incluir transporte de passageiros em trem, até hoje não me conformo, o Brasil tão grande e esse transporte não é valorizado. Saudade do “trem húngaro”, que tive o prazer de andar nele, e no restaurante do trem comer uma torrada com refrigerante no passeio até Rio Pardo!!!

    • 15/08/2012 14:58

      O problema é que a linha Porto Alegre – Uruguaiana está nas mãos da ALL (América Latina Logística) e em bitola métrica, para regularizar este trecho e colocá-lo em bitola normal (para permitir maior velocidade dos trens), tem-se que romper o contrato com a ALL, o que causará prejuízos a empresa no início e estes prejuízos multiplicados por dez no fim do julgamento.
      É por isto que o governo está fazendo uma PPP e não uma concessão, pois aí ele mantém a propriedade e a gestão geral, podendo a qualquer momento modificar as características da via sem causar quebra de contrato.

      • 15/08/2012 15:05

        Só uma pequena informação, o trem húngaro foi comprado pela prefeitura de Teresina e por 6 milhões foram reformados e estão servindo de transporte suburbano em Teresina.

        Para quem não sabe o que é um trem reformado olhe neste link como ele era e como ele ficou. Ou seja, demos de presente um patrimônio, a sorte é que não o transformaram em sucata.

        http://vfco.brazilia.jor.br/TU/Metro.Teresina/trem.hungaro.2010-reformas.shtml

      • Pablo permalink
        15/08/2012 15:26

        Caramba! Imagina a economia de recursos que é possível com reformas assim!
        Isso já não é possível com ônibus, que ao contrário do trem não tem como substituir só o vagão ou só a tração, por exemplo.

      • 15/08/2012 15:41

        Olhaste as fotos é impressionante!

        Bom seria se o Simon colocasse as imagens da reforma aqui no blog, para as pessoas entenderem a diferença entre um trem e um ônibus, imagine se é possível reformar um ônibus com 40 anos de vida e colocá-lo no estado que fica um trem reformado.

  2. Ricardo Álvares permalink
    15/08/2012 13:39

    Uma luz neste túnel que se chama Brasil!

    Quem sabe, ainda em minha vida poderei viajar de trem novamente, porque depois da linha instalada, mesmo que só para transporte de carga, quem sabe vão além e incluem transporte de passageiros?

    Uma coisa leva a outras, afinal estão instalando os VLTs em Brasília e Belém, para quem não tinha nada, já seria um bom recomeço!

  3. JULIÃO permalink
    15/08/2012 13:39

    Agora vai… Será?

    • 15/08/2012 15:12

      Tem algumas coisas de positiva neste projeto, transformaram a empresa que gerenciava o trem bala Rio-São Paulo, que era algo meio louco e errado, na companhia que vai gerar os projetos para colocar em funcionamento este plano. O pessoal desta companhia já possuía experiência em projeto e poderá começar as coisas pelo começo (como falo sistematicamente).
      A diferença deste novo “PAC” é que a Dilma entende de infra-estrutura e o Lula não sabia nada e só comia pela mão dos outros, em assuntos técnicos, aí parte da companheirada que nunca trabalhou em nada dizia: “É só ter vontade política!”.

      • Felipe permalink
        15/08/2012 22:49

        Dilma entende de infraestrutura?!?!?????Aonde??? Está vendo isso em algum lugar?????? Estamos vendo como ela entende de infraestrutura pelos 8 anos “muito produtivos de investimentos pesados em infraestutura do governo M(L)ula que ela esteve a frente”!!! “Realmente ela entende de infraestrutura”.

      • Felipe permalink
        17/08/2012 1:36

        Os pts fundamentalistas e cegos de razão me negativando! e viva os pampas!

  4. Felipe X permalink
    15/08/2012 14:03

    excelente iniciativa! Só tomara que saia mesmo e que não leve 30 anos para ser construído.

  5. 15/08/2012 14:04

    É, estamos indo no rumo do desenvolvimento, desde os tempos do FHC, sempre aos trancos e barrancos, mas vamos indo. Um dia a gente chega lá !

  6. Phil permalink
    15/08/2012 14:39

    Bah, vcs nao entenderam o PT ainda????????? Toda vez que eles sao pegos roubando ou cometendo seus crimes (O PT e’ a maior organizacao criminosa da america latina) o que fazem????? Prometem abrir a bolsa de bondades nao e’? Entao nao se iludam, isso e’ como sempre, para desviar a atencao . Se nem para a copa do mundo que sera em 2 anos estes criminos se mexem, prq vcs acham que irao investir no brasil agora??? A ponte do guaiba que o diga.

    • Alexandre permalink
      15/08/2012 14:44

      Faz muito sentido mesmo!

    • 15/08/2012 15:19

      Phil, não é bem assim, há mais ou menos três a quatro semanas vi num dos programas nos canais da GloboSat (que nada tem de petista), uma apresentação de um técnico que representava a indústria dizendo era necessário um investimento em estradas praticamente com este valor a médio prazo para desafogar a infraestrutura no Brasil. E dito e feito, se lança um plano exatamente como o sujeito relatou no programa, ou seja, este plano esta sendo gestado pelo governo e pelos setores privados que necessitam infraestrutura para poder se desenvolver.
      .
      A opção de crescer simplesmente aumentando o consumo esgotou, agora é necessário infraestrutura.

      • 15/08/2012 15:26

        Esse teu comentário tá mais é pra recalque com o PT

      • Pablo permalink
        15/08/2012 16:03

        Acho que o que aconteceu e está acontecendo é que o Brasil chegou no limite de crescimento com a atual conjuntura, ou seja, ou diminui os impostos ou melhora a circulação de mercadoria. Para não reduzir os impostos, se melhora a circulação de mercadoria. Todos os incentivos setoriais e financiamentos com juros reduzidos não fizeram nem cócegas na nossa economia. Então o governo pensou “Ou cortamos os impostos e acabamos com a nossa mamata ou acabamos com a mamata da indústria de caminhões, ônibus, estradas…”, daí resolveram acabar com a mamata dos outros.

      • Pablo permalink
        15/08/2012 16:04

        Que no saldo final é muito melhor do que está.

      • Jorge B permalink
        18/08/2012 22:03

        Estou cansado de anuncios de planos PACS e outras baboseiras factóides, e nunca passam de promessas para desviar atenção de outros problemas, só depois de pronto para acreditar.

  7. Mateus Berg permalink
    15/08/2012 14:40

    Construção de ferrovia??? Será que estou sonhando? Não me acordem!!!

    • 15/08/2012 15:37

      E o plano é construir 10.000km em ferrovias e 7.500km em rodovias, pela primeira vez em 80 anos que se fala em construir mais ferrovias do que rodovias. Mesmo que só for realizado 50% disto é uma mudança de comportamento na gestão pública.
      .
      Me parece que a Senhora Presidente (por mais que ela goste, jamais chamarei de presidenta, argh) em 80 anos de república está bem assessorada.

      O ministro dos transportes disse “O nosso objetivo é resgatar as ferrovias brasileiras como alternativa de logística para o país. O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] já foi o primeiro passo nesse sentido. Esse programa dá outros largos passos nessa direção”.
      .
      A primeira parte da frase é besteira, pois os planos anteriores só tocaram no transporte ferroviário urbano, neste que se fala em 10 para 7,5!

  8. Pablo permalink
    15/08/2012 15:21

    Isso é ótimo pois vai tirar um monte de caminhões da BR 101, economizando muito dinheiro com manutenção, diesel, fiscalização, roubo de carga, acidentes…

    O lado negativo é não ter trem de passageiros.

    • 15/08/2012 15:27

      Pablo, então te anima, pois segundo o plano as linhas deverão ser feitas para permitir o trânsito de composições a 150km/h e possibilitar o trânsito de passageiros.
      .
      Quem ganhar a concorrência vai construir, manter e operar, mas vai ter que permitir a passagem de qualquer outro operador, ou seja, feita a linha se alguém tiver interesse de colocar trens de passageiros poderá pagando um pedágio transitar pela linha com seu trem!

      • Pablo permalink
        15/08/2012 15:56

        Essa é uma excelente notícia! Muito bom! Isso sim que é investimento! Ainda não sei de onde sairá o dinheiro e quanto tempo vai levar… mas só por colocar como projeto real e concreto já é uma mudança muito grande!

  9. 15/08/2012 15:44

    O que mais me anima em toda esta notícia é a mudança de comportamento nos gestores públicos, mesmo se não se conseguir realizar tudo o futuro do preço dos combustíveis alavancarão mais rápido decisões deste tipo, e para um país que tem energia elétrica de fontes renováveis como o Brasil isto é um alento.

  10. RicardoUK permalink
    15/08/2012 16:32

    E’ mais facil eu levar as gemeas do nado sincronizado pra cama (as duas ao mesmo tempo, ja’ pensou…) do que essa ferrovia ser construida…

  11. Phil permalink
    15/08/2012 17:54

    Espero que nao seja marketing PeTista ( MAS E’, FAZER OQUE!) A infraestrutura do brasil chegou ao limite 30 anos atraz, mas tudo bem. So’ espero que depois que os marginais do mensalao forem liberados pelos seus amigos na justica, mantenham esta promessa (que nao sera cumprida nem se o inferno congelar) mas rezemos, fazer oque, votar certo esta fora de cogitacao mesmo. Algo mais para o brasileiro se manter esperancoso.

    • Jonas permalink
      15/08/2012 18:41

      meu sonho é uma rota entre santa maria- tramandai via estrela-canoas aí sim teremos algo interessante e de uso misto . tem algum engenheiro aí que pode calcular está rota?

  12. Adriel permalink
    15/08/2012 20:15

    Boa notícial, mas por outro lado, mantém o monopólio.

    Quando é que vão liberar para qualquer um possa explorar livremente o setor ferroviário, ao invés de somente os vendedores destas licitações?
    Aposto que devem ter colocado uma cláusula onde o governo se compromete a não permitir que mais ninguém faça aquela linha…

    • 15/08/2012 20:47

      Adriel

      Me parece que exatamente ao contrário, nessas PPP que serão feitas há uma clausula específica que permite qualquer outro usar a linha, nas concessões anteriores que não havia isto.

  13. JULIÃO permalink
    15/08/2012 22:04

    Não quero ser desmancha prazer, mas 79,5 bilhões de investimentos em 5 anos não é nada. Ainda mais tendo como exemplos outros projetos anunciados anteriormente que levaram o dobro do tempo para saírem do papel. Me cobrem isso em 2017.

    Na verdade, o que o governo quer fazer é estimular os investimentos privados, e com isso fazer o país voltar a crescer, com mais um projeto de marketing e ELEITOREIRO – estamos as vesperas de mais uma eleição, lembram? Por que esse pacote não foi lançado ano passado quando já se sabia que os efeitos da crise seriam longos?

    Acontece que o Brasil não cresce, não por culpa dos empresários, mas do governo que tem mantém a década uma baixa taxa de investimentos. Só crescemos aos soluços, um ano incetivando o endividamento e em outro beneficiado pelo aumento de preços de uma comodities, da qual somos exímios exportadores.

    Para o governo investir mais teriam de reformar as estruturas do estado brasileiro – coisa que levaria certo tempo e traria resultados a médio e longo prazo; mas as eleições estão aí, e os números mediocres do PIB estão aí, e a crise está batendo a porta do Brasil…,então porque não usar o BNDES para promover PPPs em setores que sempre se pediu o aumento de investimentos públicos?

    Ah, mas esses investimentos sabidamente levam certo tempo para maturar. Entretanto, como disse, a ideia do governo não é fazer o país crescer com esses investimentos, mas com outros muito maiores e mais imediatos feitos por aqueles empresários que voltam a acreditar que agora o país vai engrenar; a ideia também não é resolver os problemas de infraestrutura brasileira, que são muito mais complexos e exigem investimentos muito mais pesados, por muito mais, e principalmente dinheiro do CAIXA DO GOVERNO, não do BNDES.

    Como sempre, esse plano só dará certo por curto período, ou seja, talvez tenhamos mais um soluço. Depois que perceberem que os números da economia voltaram a se acomodar, diminuirá a percepção de crescimento e com isso os investimento privados minguaram. E, a menos que a economia do mundo reaja e volte a demandar por nossas comodities brasileiras, ou que se invente mais algum plano mirabolante de crescimento (talvez um pouco antes das eleições de 2014),cada vez com menos credibilidade, teremos de aceitar nosso crescimento normal, por volta de 2% ao ano.

    • 16/08/2012 10:16

      Julião.

      Escutei num dos programas apresentado na NET de uma emissora da Globo (que favorável ao governo, não é), um técnico na área de logística que falou em torno deste número, logo (se fizerem) este investimento parece que já é um caminho. Não esqueça que estão sendo feitos investimentos em aeroportos de portos, que são modais de transporte.

      A única coisa que está faltando são as hidrovias e as dutovias!

      • JULIÃO permalink
        16/08/2012 10:41

        Se fosse um investimento de 2 a 3 anos e que já estivessem em marcha, tudo bem, mas 2 a 3 anos é período normal para esses projetos comecarem a realmente sairem do papel. Depois levarão seguramente mais 5 a 7 anos para serem executados completamente. Ou seja: 50 e pouco bilhões (descontados os números maquiados) investidos em uma década não é nada.

  14. 15/08/2012 22:26

    Pois é…. Melhor que isso só se fosse verdade.Tíinhamos toda a estrutura ferroviária montada. Poder-se-ia sair de Uruguaiana e ir a Buenos Aires ou São Paulo de trem, isso sem contar as ligações internas que existiam entre as cidades… Infelizmente, esqueceram-se de um modal de transporte bem mais econômico que o rodoviário, e que salvaria as estradas do excesso de peso dos caminhões. Se acredito na tal obra do trem? Difícil… Se o PAC I não chegou nem a metade do que deveria ainda, que dirá este…

  15. GersonLondon permalink
    15/08/2012 23:36

    ^^@ Lenilton:

    Exato!!…ja estao lancando o PAC3 sem mesmo terminarem o 1!?!?!?
    Me engana que eu gosto!!!!!!

  16. joseluizdacosta@yahoo.com.br permalink
    16/08/2012 0:48

    Eu só acredito, vendo, e se eu viver. É muita mentira neste Brasil. FHC, LULA, DILMA….estou com vergonha. Muito papo, muito roubo.

  17. Xerife permalink
    16/08/2012 3:26

    Cada caminhão que sai da estrada deve ser comemorado.

    • Querubim permalink
      17/08/2012 17:47

      Xerife, melhor comentário do post! Parabéns!

  18. Pablo permalink
    16/08/2012 8:25

    Talvez esse anúncio de ferrovias tenha a ver com a tentativa do governo de reduzir os acidentes limitando as horas de trabalho dos caminhoneiros e quem sabe reduzir a quantidade de rebites que eles tomam…

    • JULIÃO permalink
      16/08/2012 10:06

      Não tem haver com: ai, o que eu faço agora? Já sei vou chamar os empresários para assumirem os problemas que não consegui resolver depois de uma década no poder e depois poss culpa-los por não conseguirem mudar a situação.

      • Pablo permalink
        16/08/2012 10:11

        Você prefere ferrovias estatais?

      • 16/08/2012 11:55

        Leia mais abaixo, e depois responda: Prefere ferrovias estatais?

      • JULIÃO permalink
        16/08/2012 10:44

        Não, só estou dizendo que os empresários não conseguirão nem de perto cumprir o cronograma apresentado (não por culpa dele, mas da própria burocracia do Estado brasileiro) e com isso serão acusados daqui por diante das crises econômicas vindouras.

      • JULIÃO permalink
        16/08/2012 10:46

        Mas, sobre sua pergunta, como não tenho compromiso com ideologias, nem defendo ideias em bloco, SIM, eu preferiria ferrovias estatais.

      • JULIÃO permalink
        16/08/2012 10:54

        Aliás, já defendi esse ponto de vista aqui, o transporte coletivo deveria ser majoritariamente estatal, porque essa atividade não cria riqueza por si só, mas gera, bem estar e qualidade de vida que facilitam a criação de riquezas pelos cidadãos, então não vejo problema em serem sustentados ou subsidiados pelo dinheiro público. E esse raciocínio vale para o transporte ferroviário de carga e de passageiros.

  19. 16/08/2012 11:53

    Pablo e Julião.

    Quanto a estatização ou não do transporte ferroviário, no lugar de ficarmos discutindo ideologia vamos aos fatos:
    .
    Antes da privatização a RFFSA gerava um déficit operacional anual do entorno de 500 milhões, déficit este proveniente principalmente dos transporte de passageiros e de linhas consideradas deficitárias, por exemplo a linha de trem que ia até Jaguarão e outras, estas linhas na época eram deficitárias e provavelmente hoje em dia com o aumento do preço dos combustíveis, pedágios (que não existiam) e outros fatores seriam rentáveis.
    .
    Com a privatização todo o passivo trabalhista ficou com a União e os ativos com as empresas que ficaram com a malha.
    .
    Quando foi feita a privatização, os preços de venda foram superados aproximadamente em alguns leilões em 260% (leilão que diga-se de passagem não é um leilão, a empresa vem com um envelope fechado e se abre o mesmo, a que oferecer o preço mais alto ganha! Para mim isto não é leilão!).
    .
    O que foi arrecadado não atingiu a 5% do que foi gerado de passivo trabalhista que teve que ser pago pela União.
    .
    O déficit do passivo trabalhista, a indenização dos ferroviários que ainda trabalhariam uns dez anos foi algo em torno 10% do déficit operacional da RFFSA.
    .
    E agora vem o mais importante:
    .
    Todas as linhas de transporte de passageiros foram simplesmente extintas, só restando hoje em dia uma linha operada há muito tempo (antes da privatização) pela Vale do Rio Doce (linha Vitória para Belo Horizonte).
    .
    O volume do tráfego de mercadorias DIMINUIU.
    .
    As tarifas do tráfego de mercadorias AUMENTOU.
    .
    O comprimento da malha ferroviária DIMINUIU.
    .
    Em resumo, a privatização não aumentou a quantidade do transporte ferroviário (nos últimos anos é que o volume anterior foi superado), suprimiu-se o transporte de passageiro, alijou-se cidades do modal encarecendo o transporte de mercadorias para estas, a malha diminuiu, os investimentos são mínimos.
    .
    Com isto tudo, pergunto: Para que foi feita esta privatização? Só deu prejuízo ao governo, ao povo brasileiro e imensos prejuízos a cidades que foram privadas do transporte ferroviário.

    • 16/08/2012 11:58

      Tem um erro, onde está escrito:

      “O déficit do passivo trabalhista, a indenização dos ferroviários que ainda trabalhariam uns dez anos foi algo em torno 10% do déficit operacional da RFFSA.”

      Leia-se:

      “Déficit operacional da RFFSA anual era aproximadamente 10% do déficit do passivo trabalhista, a indenização dos ferroviários que ainda trabalhariam uns dez anos.”

    • Adriel permalink
      16/08/2012 13:40

      Para mim tem algo muito errado aí… Eu entendo que a ALL tenha dado prioridade ao transporte de carga do que passageiros já que é mais lucrativo.

      Mas a diminuição do comprimento da malha e tráfego de mercadorias, se estes dados estiverem corretos, deve ter algo por trás…

      • Pablo permalink
        16/08/2012 13:58

        Simples… para fazer estradas, acessos, pagamento policiais rodoviários, pontos de fiscalização é com dinheiro público (todo mundo paga), já a ferrovia é só dinheiro privado, ou seja, só “dinheiro suado”.

    • JULIÃO permalink
      17/08/2012 8:22

      Pra mim a privatização RFFSA foi só o último ato de processo de degradação que estava acontecendo a quase 50 anos. Na década de 90, o governo se deu conta que precisa investir no sistema ferroviário, mas não tinha dinheiro para isso, porque recém havia estabilizado a economia, as contas públicas estavam descontroladas e estavamos numa fase de eliminar os esqueletos esquecidos no armário que eram camuflados pela inflação e pela falta de transparência.

      O erro do governo não foi a privatização, mas não ter selecionado empresas concessionárias competentes para administrar o sistema, além de não ter cobrado com a ênfase necessária, e nos prazos estabelecidos, os investimentos prometidos por esses concessionários.

      Poderia ter feito diferente? Talvez, mas naquela época não haviam instrumentos aperfeiçoados de financiamento público, como PPPs, capitalizações, mercado de ações, etc e o BNDES estava limitado em suas funções.

  20. Ricardo Álvares permalink
    16/08/2012 19:03

    Acho engraçado, será que ela pensa que descobriu o “Ovo de Colombo”, com esta história de ferrovias?

    Elas já existiam no século passado, os “Grandes Militares” no golpe de 1964 acabaram com tudo que rodava sobre trilhos!

    Creio que até decepcionou em não divulgar que as mesmas também seriam para o
    transporte de passageiros.

    Creio que não talvez não demore, quem está no poder deve estar esperando a hora certa para divulgar esta notícia, estão aguardando 2014 chegar, as eleições, entendem?

    Dos políticos devemos esperar de tudo, para vencer as eleições eles deixam estas “cartas”
    para as últimas horas, oportunistas e calculistas, todos políticos de todos partidos, são humanos, são inconfiáveis! Farinhas do mesmo saco!

  21. 17/08/2012 0:47

    Ricardo
    Infelizmente não foram só os militares que acabaram com as ferrovias no Brasil, para teres uma ideia mais completa vou colocar uma lista da variação da malha ferroviária do brasil de 1953 até 1993 (não consegui dados depois desta data.
    1954 158
    1955 -98
    1956 -43
    1957 373
    1958 545
    1959 -257
    1960 577
    1961 -739
    1962 -976
    1963 -1.223
    1964 -1.087
    1965 -398
    1966 -1.547
    1967 -135
    1968 -128
    1969 885
    1970 -1.091
    1971 -330
    1972 -584
    1973 -505
    1974 44
    1975 336
    1976 -509
    1977 -522
    1978 173
    1979 70
    1980 -362
    1981 -422
    1982 -73
    1983 43
    1984 -265
    1985 835
    1986 37
    1987 19
    1988 99
    1989 405
    1990 -208
    1991 185
    1992 -14
    1993 79
    (não tenho dados organizados a partir desta data, mas por volta de 2010 o comprimento da malha permaneceu praticamente o mesmo)
    (fonte http://vfco.brazilia.jor.br/Planos-Ferroviarios/evolucao-quilometrica-das-ferrovias-no-Brasil.shtml)

    O que se vê é que de 1854 até 1954 foram construídos 37.190km de ferrovias, sendo este ano, 1954, o último ano em que a malha cresceu continuamente (nenhum ano com variação negativa de quilometragem. Em 1955 começa um processo de eliminação de linhas que segue com uma taxa de aproximadamente 215km/ano.

    Por coincidência a indústria automobilística de verdade, conforme pode-se ver no site da ANFAVEA (http://www.anfavea.com.br/50anos/136.pdf) começa na realidade em 1957, ou seja, a noção de transporte rodoviário começa nesta época.

    • JULIÃO permalink
      17/08/2012 8:09

      E quem estava no poder na época?

      JK, por isso, enquanto muitos adoram esse cara, eu o tenho como o pior político da história brasileira. Nesse período crescemos 50 em 5, pode ser, mas ficamos 50 anos, no mínimo, pagando a conta desse projeto econômico com inflação, divida externa e interna, juros altos, sistema de transporte caro e ineficiente… Só com o Plano Real começamos a consertar o erros cometidos por esse pseudovisionário.

      • 17/08/2012 9:27

        E tem um detalhe que todos esquecem, na época de JK importamos indústrias sucateadas para produzirem porcarias no Brasil que nem eram mais fabricadas nos países de origem.
        Romi Isetta: Itálialiano: 1953 – 1956
        ………………..Brasil 1956-1961
        Aero Willys: USA 1952-1955 (Willys Aero)
        ………………..Brasil 1960-1971
        Volkswagen (Fusca): Origem República Tcheca 1936 T97 – Copiada por Ferdinand Porche e início da fabricação em 1938 (http://en.wikipedia.org/wiki/Tatra_97)
        ……………….Brasil 1959
        DKW: Alemanha – Auto Union 1953-1957 projeto anterior a Guerra
        ……………….Brasil 1956

        Em resumo, compramos sucata dos USA, Alemanha e Itália, e com uma legislação de substituição de importações ficamos até o governo Collor tendo que pagar aos paulistas por estas porcarias.

  22. Ricardo Álvares permalink
    17/08/2012 14:31

    É só olhar no jeito do sorriso dela.

    Parece uma propagandista na TV querendo vender o que todo mundo já tem!

    Tenho que levar para o lado cômico, se não a gente “pira”, de tanta coisa que está errada nesta terra!

    Ah! Haja paciência para aturar tantas coisas quixotadas, que os que dirigiam e dirigem este país aprontaram, e aprontam!

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