Skip to content

Pedro Ruas pede tombamento do Estádio Olímpico

17/12/2012
Estádio Olímpico Monumental - Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Estádio Olímpico Monumental – Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

Com sentimento semelhante ao pregado pelo escritor e jornalista Flávio Tavares (que defende o aspecto histórico-cultural do Olímpico e denuncia o horror que a implosão acarretará ao meio ambiente de toda região metropolitana), o vereador Pedro Ruas (PSol) quer que o Olímpico seja tombado e até entrou com projeto de lei nesta segunda-feira (17), na Câmara Municipal.

SUL 21

_________________________

Considero totalmente descabida e populista esta iniciativa do nobre vereador Pedro Ruas. O Estádio Olímpico, e sua área, entram como forma de pagamento do Grêmio à OAS pela construção da Arena. Não teria sentido pra OAS desistir da área e do estádio. Talvez se estivéssemos em Havana, a capital do país de Fidel, Cuba. 

E que história é essa de uma implosão prejudicar o meio ambiente de toda a RMPA ????  O mundo inteiro implode prédios a toda hora, tomando as necessárias precauções, evacuando a população da área atingida, não há maiores problemas. Em poucas horas é possível a população voltar pras suas casas com segurança.

Que cara doente !

__________________________

Recomendo a leitura deste post AQUI do Blog da Arena, sobre a mesma.

__________________________

ENTREVISTA COM O PEDRO RUAS NO JORNAL ZH:

Saiu uma entrevista com o Pedro Ruas na ZH, sobre este assunto. Na verdade ele fala, e tem razão, que o tombamento independe do proprietário. A prefeitura/câmara podem tombar qualquer coisa, desde que seja de interesse público. O proprietário mesmo que não goste tem que aceitar. Ou botar fogo na madrugada no imóvel… como sabemos que acontece de monte por aí…

Um detalhe, mesmo tombado, o Olímpico continuará a ser da OAS. O que ela vai fazer com o estádio só ela pode dizer, desde que preservado.

Isto não implicaria em custo para o poder público, nenhum.

Aqui um trecho da entrevista dele:

ZH – Mas como ficaria a negociação Grêmio/OAS, uma vez que o Olímpico foi dado como contrapartida à Arena?

Ruas – Essa questão é estranha ao tombamento. O tombamento pode ser do agrado ou não do proprietário, ele independe disso. Acho que há maneiras para compor. A propriedade não é absoluta no Brasil, nem pode ser. A preservação da história é indiscutível. A cidade pode ou não pode perder o Olímpico? Não, não pode.

Pra ler toda a entrevista: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2012/12/pedro-ruas-votou-no-projeto-da-arena-mas-quer-preservar-o-olimpico-3984950.html

About these ads
64 Comentários leave one →
  1. Vini permalink
    17/12/2012 18:13

    fala sério! essa gente só quer que as coisas andem para trás… pfvr

  2. Henri Breton permalink
    17/12/2012 18:14

    Meus Deus!! Esperava isso do Brasinha ou de um vereador do PTB ou mesmo PDT. Mas populismo barato vindo do PSOL? Quem manteria aquele gigante branco com a desativação? Seria mantido com recursos públicos? Não basta faltar dinheiro para saúde e projetos de transporte público????

    • Ricardo permalink
      17/12/2012 19:51

      “Mas populismo barato vindo do PSOL?”

      É assim que funciona o mercado: o excesso de oferta de populismo derrubou os preços.

    • Frank permalink
      18/12/2012 8:39

      Mas populismo barato é o que mais o PSol faz…

  3. gustavosf permalink
    17/12/2012 18:15

    Isso não f*d*r*a o contrato do grêmio com a OAS? Koff perdendo cabelos

  4. André permalink
    17/12/2012 18:15

    Menos chá de cogumelo para o vereador .
    Quem vai pagar a conta junto ‘a OAS ?

    • Frank permalink
      18/12/2012 8:40

      Adivinha quem, André? Nós, os trouxas de sempre.

    • Gerson permalink
      20/12/2012 15:52

      O lula 171 pode pagar o dinheiro para a OAS…

  5. Felipe X permalink
    17/12/2012 18:17

    O Pedro Ruas para variar só criando polêmica. Depois que não conseguir emplacar essa vai ir contra os prédios pois eles vão mudar o clima do bairro. Esse cara é um atraso.

  6. JULIÃO permalink
    17/12/2012 18:17

    Piada!

  7. Felippe Hermes permalink
    17/12/2012 18:19

    Deveriam tombar o Pedro Ruas… ele é um monumento ao atraso!!

    • Jeclecler permalink
      17/12/2012 21:36

      esse nao tem jeito. e o pior é que tem gente que acha que está a votar bem, elegendo esse cidadão.

      • Mateus Berg permalink
        18/12/2012 10:51

        Baita oportunista esse Ruas. Por que não pediu o tombamento do eucaliptos? Esse sim era histórico, até a copa de 50 sediou! Esse Pedro Ruas é um palhaço mesmo!

    • fmobus permalink*
      17/12/2012 23:56

      Neste blog, não advogamos homicídios, genocídios ou similares.

      Comentários que sugiram ou advoguem tais atos serão moderados e seus autores banidos. Reservamo-nos o direito de reportar incidentes como estes às autoridades policiais.

      • Felipe permalink
        18/12/2012 0:52

        Mobus, ali em cima eu fiz um comentário de modo divertido comentando um comentário anterior dizendo sobre TOMBAR, de modo algum foi sentido de estimular alguma violência, creio que ninguém aqui no site seria maluco de falar sobre isso, algo totalmente sem cabimento! Eu coloquei tombar dizendo que poderia haver interpretações, e a minha foi no sentido de nao se eleger mais um cara tão radical como esse Ruas!
        Eu vi que vc bloqueou meu comentário, e eu pensando melhor achei que realmente tem pessoas que podem interpretar de maneira agressiva a apalavra tombar, etc.
        Tombar realmente tem muitos sentidos, e realmente vc está em nos alertar qto a isso. Obriago

      • fmobus permalink*
        18/12/2012 10:52

        Na verdade, teu comentário foi excluído porque ele era resposta ao comentário que propunha violência.

  8. Getulio permalink
    17/12/2012 18:24

    Idéia absurda. Quem vai jogar lá, o Zequinha? O Olímpico tem problemas estruturais, precisaria de uma onerosa reforma, e a manutenção é cara. Sem sentido essa proposta, se tornaria um elefante branco.

    • 17/12/2012 18:26

      O estádio se transformaria em poucos anos em ruínas de um estádio … teríamos algo parecido com o Coliseu de Roma. Vai ver que é essa a ideia dele. KKKKKKKKKKKKKKKKK

      • gustavosf permalink
        17/12/2012 18:41

        É mas o coliseu é aberto a visitações, esse com certeza seria fechado por questões de segurança hehe :)

  9. Angelo Feliche permalink
    17/12/2012 18:31

    Este Pedro Ruas…e mesmo um cretino……o que um monte de concreto, e aço, velhos……podres……concreto que foi acabado nos anos 70 ou 80….tem de valor histórico???
    Chega de políticos populista e demagogos……e o pior quer que o Grêmio seja caloteiro certamente como ele o e!!! Basta de fazer festas com o chapéu alheio…Fora atrasado e burro…

  10. Sebá permalink
    17/12/2012 18:31

    Quero ser vereador nao pensando na evolução da cidade…quero ser vereador pq invejo as construtoras, por isso tudo que elas tentarem fazer, eu serei do contra…serei contra todo o tipo de obra…quero que as coisas fiquem como estao…esssa é a minha contribuição para a cidade…

    voces nao acham que mereço ser o vereador mais votado de poa??…prazer meu nome é pedro ruas

  11. 17/12/2012 18:40

    isso é jogo. ele quer que Porto Alegre pague

    • marquee moon permalink
      17/12/2012 18:44

      Com um dinheiro que não é dele, diga-se de passagem!

    • 17/12/2012 18:49

      Ele quer fama pessoal, mesmo passando por ridículo…

  12. marquee moon permalink
    17/12/2012 18:41

    Esse é o tipo de notícia que se lê e não da pra acreditar. Sou colorado, então em tese não tenho interesse no assunto, porém não posso deixar de comentar este absurdo. O Grêmio (assim como os demais clubes) é uma associação de direito privado e tem o seu patrimônio particular, podendo dispor dele da forma que bem entender. Então, o que o “nobre vereador” tem a ver com isso. Ele que vá procurar o que fazer, vá fiscalizar o poder executivo, que a meu entender é a atribuição mais importante de um parlamentar e deixe os clubes (Inter, Grêmio, Zequinha, Cruzeiro) fazer o seu trabalho. Se não é pra ajudar, que não atrapalhe!

  13. fmobus permalink*
    17/12/2012 18:47

    Olha, pra falar a verdade: eu não curto muito o projeto que apresentaram pra área do Olímpico. É um projeto no mesmo padrão de sempre, paliteiro de paralelepípedos sem inspiração, sem dimensão humana, sem programa. Podiam ter feito algo que remetesse (na forma) à presença anterior do estádio. Algo mais inovador, algo mais impactante.

    Agora, daí a sugerir que se deva manter o estádio, eu teria que estar drogado. Que medo de lembrar que o Pedro Ruas foi o vereador mais votado de Porto Alegre.

    • Felipe X permalink
      17/12/2012 20:38

      Exato, também achei o projeto muito pasteurizado, mas o cara tá em negação.

      • cgasparetto permalink
        17/12/2012 21:25

        Onde tem esse projeto? Ainda não vi.

      • Felipe X permalink
        17/12/2012 21:58

        Apareceu aqui no blog.

  14. 17/12/2012 19:12

    Esse senhor tem problemas mentais! É a única explicação! Como que esse sujeito é vereador da minha cidade? E ainda por cima é (ou era) conselheiro do Grêmio. Se ainda for, que seja expulso ONTEM.

  15. Marcus permalink
    17/12/2012 19:15

    Pena o desconhecimento do proponente do Projeto, porque a lei não pode prejudicar um ato jurídico. E o contrato que o Grêmio assinou é um ato jurídico.

    • Henri Breton permalink
      17/12/2012 19:29

      O problema maior que ele é um advogado. Ele sabe que a transação entreo Grêmio e a OAS foi um ato jurídico perfeito. Logo, quem indenizaria a empreitera baiana? E os custos da manutenção do estádio tombado?

      • Alessandro permalink
        18/12/2012 20:51

        Concordo que é um absurdo o que foi proposto pelo vereador, porém à luz da lei de tombamento, o negócio da OAS e GREMIO não importa, o estádio continuaria sendo da OAS, e esta não podendo mais aliená-la ainda teria de arcar com as despesas de conservação. Esta lei é mais absurda ainda!!

  16. Bartolomeu permalink
    17/12/2012 19:21

    Barbaridade, Eu so conheco o maracana que eh tombado como patrimonio historico, aguem conhece algum outro estadio?
    Tem algumas faxadas de estadios, mas ai pela sua importancia arquitetonica.

    Seria necessario verificar qual a utilizacao que seria dada ao estadio, tombar para deixar como esta parece ser uma ideia totalmente absurda.

    O tombamento ate onde sei nao gera custos ao municipio.

    Mas de qualquer forma nao parece ser uma boa ideia, visto que a sua importancia esta vinculada a um time de futebol e que ja nao faz parte de uma cultura da cidade.

  17. Mariana permalink
    17/12/2012 19:23

    Masia servir pra que!? E a manutençao, quem pagaria? O olimpico nao é o coliseu de roma nem tem mil anos de idade, alias nem tao lindo assim… Me poupe!

  18. Gerson LDN permalink
    17/12/2012 19:31

    Esse paquiderme sabe que com uma afirmacao dessas vai continuar ganhando muitos votos dos mais otarios…sempre terao milhares de torcedores fanaticos que aprovariam essa ideia de lunatico.
    De bobo esse Pedro Ruas nao tem nada….pilantra safado!

  19. Gerson LDN permalink
    17/12/2012 19:33

    Alem de tudo faz a camara municipal perder seu tempo com esse projeto de lei….vergonhoso!

  20. Guilherme permalink
    17/12/2012 20:06

    Sou gremista, mas por*a tchê, o Olimpico não é bonito, pra que isso?

    Teve sua história, mas agora temos a arena…. quem iria bancar essa manutenção?
    Não faz sentido

  21. Antonio Soriano permalink
    17/12/2012 20:16

    Que gente baixa! Coisa de político profissional. Este vai morrer nas brazas.

  22. Felipe permalink
    17/12/2012 20:42

    Pedro Ruas já é conhecido por suas atuações populistas e oportunistas, é esse o jeito desse comunista fazer política, então não devemos nos surpreender com esse Sr. do atraso!!!

  23. 17/12/2012 20:55

    Tava até demorando esse sujeito dar seu ar da graça… O pior nem é isso, mas sim QUEM FOI CAPAZ DE VOTAR NESSE CARA, QUEM!!!!!!

  24. Muller permalink
    17/12/2012 21:04

    Quem terá que ser tombado… com urgência é o Pedro Rua.

    • Julian Gritti permalink
      18/12/2012 9:36

      Tombado na voadeira né…

  25. Georgeano permalink
    17/12/2012 21:10

    O Pedro Ruas está aí porque os portoalegrenses o elegeram.

    (ah, e não esqueçam que o Pedro Ruas está tentando de novo proibir o Pontal do Estaleiro)

    O Pedro Ruas está aí porque os portoalegrenses o elegeram.

    ______________________________________________________________

  26. 17/12/2012 21:25

    Saiu uma entrevista com o Pedro Ruas na ZH, sobre este assunto. Na verdade ele fala, e tem razão, que o tombamento independe do proprietário. A prefeitura/câmara podem tombar qualquer coisa, desde que seja de interesse público. O proprietário mesmo que não goste tem que aceitar. Ou botar fogo na madrugada no imóvel… como sabemos que acontece de monte por aí…

    Um detalhe, mesmo tombado, o Olímpico continuará a ser da OAS. O que ela vai fazer com o estádio só ela pode dizer, desde que preservado.

    Isto não implicaria em custo para o poder público, nenhum.

    Aqui um trecho da entrevista dele:

    ZH – Mas como ficaria a negociação Grêmio/OAS, uma vez que o Olímpico foi dado como contrapartida à Arena?
    Ruas – Essa questão é estranha ao tombamento. O tombamento pode ser do agrado ou não do proprietário, ele independe disso. Acho que há maneiras para compor. A propriedade não é absoluta no Brasil, nem pode ser. A preservação da história é indiscutível. A cidade pode ou não pode perder o Olímpico? Não, não pode.

    Pra ler toda a entrevista: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2012/12/pedro-ruas-votou-no-projeto-da-arena-mas-quer-preservar-o-olimpico-3984950.html

    • Felipe X permalink
      17/12/2012 22:01

      Sei não, acho que a OAS iria para a justiça, pois estaria perdendo milhões. A negociação dela com o Grêmio incluia a previsão do lucro destas obras. Acho que eles alegariam lucro cessante.

    • marco permalink
      17/12/2012 22:07

      A ideia do Pedro Ruas é sem pé, nem cabeça, pois não ha nada de historico no Olimpico, a não ser a historia do Gremio. No minimo tinha que já ter uns 100 anos e não tem. Deve ter 58 anos, se não me falha a memória. Logo o Beira Rio que tem 43 anos, também não poderia ser reformado, pelas mesmas razões. Certa vez li, que dentro do condomínio futuro, criado pela OAS seria preservado o centro do gramado. Imagino que talvez uma boa solução seria eternizar o local, deixando uma fração do gramado e uma fração arquibancadas que pegasse inclusive o anel superior , sem prejuizo da area construtiva para a OAS. Imaginem uma alameda no meio do condominio que contivesse uma fatia do estadio, inclusive com o gramado. Creio que pode ser feito um belo conjunto arquitetonico de predios, permeado por pontos que lembrassem, que ali existiu outrora o glorioso Estadio Olimpico. O Pedro Ruas, neste caso, poderia colaborar com as compensações de areas.

      • Felipe X permalink
        18/12/2012 8:35

        Concordo que deviam ter feito no projeto referências ao estádio, etc. Mas pelo que eu lembre não vai ter não.

  27. Jorge B permalink
    17/12/2012 21:51

    Este elemento gosta de criar factóides políticos, o cara é um doente.

  28. Eliseu permalink
    17/12/2012 21:52

    Eu acho que este cidadão esta contra o Gremio, grande alerta ao gremistas nunca mais deixei este cidadão ser eleito por favor não esqueçam este episódio, por favor não deixem mais ele ser eleito nem conselheiro de bairro, o voto é força.

  29. Jorge B permalink
    17/12/2012 21:57

    Acho que não é tão simples tombar, teria que provar o valor histórico do estádio??? em Londres demoliram o estádio Wembley o grande templo do futebol, já na capital do socialismo da foice e do martelo, tem que ter um pra atrapalhar!!!!!!!!!!!!!

  30. jonas permalink
    17/12/2012 22:02

    no twitter dele ele só fala mal dos espigoes de 20 andares de poa. se um dia ele dos pra nova iorque tóquio ou dubai, morre na hora. que pobreza de argumento. e tem outra vereador mais votado não quer dizer prefeito.

  31. Scooby permalink
    17/12/2012 23:03

    Não entendo tanta íra contra o vereador! E esse que disse derrubar a bala sujiro conter os impetos ou vai acabar conhecendo o hotel do governo, ai vai achar ruim!
    Tenho absoluta certeza que tudo isso é porque tem torcida no meio.
    Porque não reclamam da usina do gasometro, do velho predio da brahma e tantos outros! Porque não foram implodidos????
    Ai ninguem nem lembra, nem liga para quem mantem ou deixa de manter! Parem de ser hipocritas!!!
    Olimpico é sim parte da paisagem historica de nossa cidade, foi construido muito pela força voluntaria e doações de cidadãos dessa cidade e até do interior do estado!
    E é só pensar um pouquinho para ver que tem inumeras possibilidades de utilização para comunidade! Museu Historico, Centro multi-esportivo comunitario ou comercial, area de laser alimentação e etretenimento, prestação de serviço ~etc.. etc..

  32. carlos permalink
    17/12/2012 23:19

    ele só quer ferrar com a OAS, nem ele acredita que o olimpico devaria ser tombado.

  33. João Vicente permalink
    17/12/2012 23:46

    Sabem uma das principais razões que o “Socialismo” acaba com a Economia de um país?

    R: Desonestidade comercial. O que esse sujeito quer fazer. A Arena existe e vai trazer um grande benefício à cidade, justamente pela troca desta área!

  34. Felipe permalink
    18/12/2012 0:54

    Mesmo porque todos sabemos do notório comprometimento democrático e racional, da argumentação pelo melhor, que todos vcs do blog sempre demonstraram e continuam demonstrando, peço que esses alertas continuem sendo feitos, pois muitas vezes escrevendo rápido podemos, sem querer, nos utilizar de palavras que têm mais de um sentido e com várias interpratações contextuais.

  35. Felipe permalink
    18/12/2012 0:55

    Mesmo porque todos sabemos do notório comprometimento democrático e racional, da argumentação pelo melhor, que todos vcs do blog sempre demonstraram e continuam demonstrando, peço que esses alertas continuem sendo feitos, pois muitas vezes escrevendo rápido podemos, sem querer, nos utilizar de palavras que têm mais de um sentido e com várias interpratações contextuais. Essa msg nao sei pq ficou repetida ali em cima

  36. kaka permalink
    18/12/2012 10:23

    Ta meio parecido com a expulsão da Ford do R.Grande do Sul,
    Puxa aonde o OAS foi se meter, numa cidade e num estado comunista de extrema esquerda.
    O vereador Pedro Ruas-Psol é contra a implosão porque ali vão construir prédios com 28 andares.
    Prédios com 28 andares em P.Alegre ?????
    Sim isso mesmo prédios de 28 andares no lugar do Olímpico.
    Isso será um pesadelo para o Psol filial do PT,
    O vereador está apavorado com a idéia de P.Alegre ter prédios com 28 andares…kkk

  37. Felipe permalink
    18/12/2012 11:26

    Sim, Mobus, eu vi isso, pois o comentário que estava antes do meu estava muito pesado e falando abertamento com incitação à violência, embora tenho quase certeza que a pessoa falou no calor da emoção e sem pensar muito! Eu apenas quis deixar claro o sentido que eu quis dar a palavra “tombar”, para nao gerar outras interpretações! Mas apoio essa tua medida e do blog em cortar pela raiz qquer indício de incitação a ódio, crime, etc, etc … Abraço

  38. 18/12/2012 11:31

    Não se preocupem. Mesmo que passe na Câmara, o tombamento será vetado pelo Sr. Prefeito. Ele deve muito à OAS. Afinal, a campanha dele recebeu R$ 500 mil da empresa.

    (Não é chute. os dados oficiais estão aqui: http://inter01.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2012/abrirTelaReceitaComite.action?

    CONSTRUTORA OAS LTDA 14.310.577/0030-49 27/08/12 C120588013RS000437 250.000,00 Transferência eletrônica Comitê Financeiro Único PDT –
    CONSTRUTORA OAS LTDA 14.310.577/0030-49 27/07/12 C120588013RS000055 250.000,00 Transferência eletrônica Comitê Financeiro Único PDT -

    • 18/12/2012 12:20

      Transparente e legal.

      • 19/12/2012 17:52

        Legal, sim. Realmente está tudo dentro das regras eleitorais.

        Já quanto ao transparente, nem tanto: o prazo limite de prestação das contas das eleições de 2012 era dia 6/11/2012, ou seja, UM MÊS APÓS O PLEITO.

        Saber quem financia as campanhas, seja legalmente ou via “caixa 2″, revela muito mais sobre os reais compromissos dos candidatos do que a propaganda de rádio e TV. Por isso, transparente mesmo seria se eles fossem todos obrigados a fornecer tais informações ANTES do pleito, com ampla divulgação.

        Minha crítica não é especificamente ao Fortunati ou ao partido A, B ou C, até porque o dinheiro dos empreiteiros é distribuído entre todos os candidatos que têm alguma mínima possibilidade de vencer os eleições. Fortunati, Manuela e Villaverde, todos eles receberam tanto da OAS como da Toniolo Busnello, Sultepa, Cidade, Pelotense e outras figurinhas carimbadas das obras públicas (para os demais financiadores, vide as placas que estão na frente de cada uma das “obras da Copa”).

        Não sou contra obras que melhorem a qualidade de vida da população e qualifiquem a cidade. Pelo contrário, concordo que Porto Alegre está estagnada em muitos aspectos. Quero sim uma orla convidativa e agradável, mobilidade urbana multimodal e eficiente, atrações turísticas e desenvolvimento arquitetônico, urbanístico e social. Ou seja, não aceito o rótulo reducionista e infantil de que sou “mais um dos contra-tudo”.

        Mas aceitar sem maiores questionamentos uma estrutura que, ainda que legal, é flagrantemente corrupta me parece, com todo respeito, Gilberto, de uma ingenuidade incompatível com o nível das discussões deste blog.

  39. 18/12/2012 19:09

    Eu fico pensando: o Tarso tentando trazer empresas para investir no RS, em Porto Alegre, etc. E aí me vem um M%%% desses (mesmo que o projeto dele NUNCA será aprovado) e me faz um papelão desses. Tem um pessoal tentando de tudo para colocar a imagem do RS la em cima e sempre me vem um indivíduo desses pra estragar tudo. O que me consola é que não é só no Brasil, politicos que nem esse tem em tudo que é lugar do mundo.

  40. falomesmo permalink
    22/02/2014 11:39

    o Pedro Ruas ja está fazendo sua campanha, pagou badernerios pra encherem a cidade com suas pichações – Ruas 13.Ninguem parece notar….

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.887 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: