Prefeitura integra comitê para realização da Copa 2014

Prefeitura e governo do Estado formarão um comitê executivo para a implementação de ações referentes à Copa do Mundo 2014. A decisão foi anunciada ontem, 8, no Palácio Piratini, durante reunião entre a governadora Yeda Crusius e integrantes da prefeitura e do governo estadual. O comitê será instituído até terça-feira, 14, com representação paritária das administrações municipal e estadual, entidades, federações, clubes de futebol, Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores.

No dia 16, Porto Alegre receberá técnicos da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústria de Base (Abdib), entidade escolhida pela Fifa para traçar um diagnóstico das cidades do Brasil credenciadas para receber os jogos da Copa. Além de conhecer pontos da cidade e serviços disponibilizados, os técnicos da Abdib irão checar as informações que constam no Caderno de Encargos, preenchido pela prefeitura no ano passado com as exigências da Fifa para a realização de partidas nas cidades.

Relatório- Conforme o secretário do Planejamento Municipal, Ricardo Gothe, o contato entre o comitê executivo e a Abdib será permanente até dezembro, quando a entidade deverá concluir seu relatório. “Haverá uma ampla inspeção técnica dos estádios, condições legais, licenciamentos, mobilidade urbana, entre outros fatores, que terá continuidade até a finalização do relatório que será encaminhado à Fifa”, explica Gothe.  

Até 15 de novembro, prefeitura, governo do Estado, clubes, entidades e federações assinarão um termo junto à Fifa se comprometendo com questões referentes à infra-estrutura e serviços. Em janeiro, os projetos dos novos estádios de Grêmio e Internacional deverão ser enviados para avaliação da Fifa. Um mês depois, a entidade terá todos os relatórios definitivos sobre as cidades para, em março de 2009, anunciar as cidades que irão sediar jogos da Copa de 2014.

No final da tarde de ontem, 8, secretários do governo municipal reuniram-se no Paço Municipal, onde receberam o questionário da Abdib referentes a dados da cidade em áreas como mobilidade urbana, meio ambiente, saneamento básico, turismo, tributação, segurança pública e infra-estrutura.

Desde o ano passado, a prefeitura trabalha para viabilizar a escolha da Capital como sede de partidas da Copa. Um comitê gestor foi criado por portaria municipal de maio de 2007 a fim de tratar da candidatura de Porto Alegre para receber os jogos e responder aos questionamentos do Caderno de Encargos. No início deste ano, uma Comissão Organizadora da Copa de 2014 foi formada para articular parcerias e agilizar a infra-estrutura necessária para que a Capital receba o evento.

Prefeitura de Porto Alegre, 10/10/2008



Categorias:Uncategorized

2 respostas

  1. Errata: o nome certo da entidade que deve barrar os melhoramentos para Porto Alegre sediar a Copa é “Forum Municipal De Entidades em Defesa da orla do Guaiba”.

    Curtir

  2. Porto Alegre tem reais chances de PERDER a Copa do Mundo. As intervenções urbanísticas na orla pretendidas pelo Inter com certeza não vão ser aprovadas pelo Comitê Municipal de Entidades em Defesa da Orla.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: