Vem aí o ônibus noturno para os bares

 

Linha entra em circulação amanhã e passará por avenidas como a Padre Chagas a Goethe e a Lima e Silva

Uma nova linha de ônibus estreará amanhã na Capital. Até 5 de dezembro, dois veículos farão um circuito específico para a noite, percorrendo pontos onde há intensa concentração de bares, como a Rua Padre Chagas e as avenidas Goethe e Lima e Silva.

A iniciativa quer incentivar o uso do transporte coletivo à noite e permitir que clientes de casas noturnas e bares possam beber sem se preocupar com a lei de tolerância zero ao álcool no trânsito. Os veículos, da Carris, terão placa de identificação onde estará escrito Ônibus Legal.

– É uma inovação em Porto Alegre. Vamos fazer uma experiência. Se obtivermos bons resultados, a linha poderá se tornar permanente – adianta o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Ênio Roberto dos Reis.

Para dar comodidade aos usuários, os dois ônibus têm ar-condicionado, telefone e TV. O valor da tarifa será o mesmo da de outros ônibus, R$ 2,10, e poderá ser pago em dinheiro, cartão TRI ou ficha.

Para embarque e desembarque de passageiros, os ônibus utilizarão as paradas já existentes. Nas vias onde hoje não circulam veículos, e conseqüentemente não há sinalização de parada, o embarque e o desembarque poderá ocorrer em qualquer local, atendendo ao pedido do passageiro.

Veículos podem levar até 29 passageiros sentados. Os ônibus são menores do que os tradicionais, para facilitar a circulação em vias estreitas. Seu comprimento é de nove metros, com capacidade para 29 pessoas sentadas – veículos comuns chegam a 13 metros de comprimento e podem transportar até 50 passageiros sentados.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a ATP e a Associação de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul. O Ônibus Legal foi criado com o objetivo de facilitar o deslocamento de quem deseja prestigiar o Festival Bar em Bar. O evento, que se inicia amanhã e segue até o dia 5 de dezembro, reúne 27 bares da Capital.

Durante esse período, os estabelecimentos oferecerão porções a preços promocionais. O festival ocorre, ainda, em outros sete Estados e no Distrito Federal. Outras informações do festival, pelo site www.barembar.com.br.

ZH



Categorias:Uncategorized

Tags:, , ,

4 respostas

  1. Uma coisa chama a atenção… o ônibus só serve pra… ir de um bar para outro bar ! O que faz quem mora em Petrópolis, Lindóia, Cristal e qualquer outro bairro que não esteja NO circuito dos bares?

    Curtir

  2. Segundo o g1[1], essa linha só vai operar entre até as 23h durante a semana e até à 1h nas sextas e sábados. Decepção total. Senhores transportadores: vocês não percebem que HÁ DEMANDA entre 1h e 6h? Uma linhazinha circular, de hora em hora, pela Lima e Silva, Independência, Goethe. Já seria ótimo.

    [1] http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL840449-5598,00-PORTO+ALEGRE+GANHA+ONIBUS+NOTURNO+PARA+PERCORRER+ROTA+DE+BARES.html

    Curtir

  3. Excelente idéia! Uma pena que tenha duração limitada. Poderia ser estendido no futuro, mesmo com freqüência baixa (meia hora já seria ótimo).

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: