Correio do Povo descaradamente contra o Pontal do Estaleiro

Veja aqui o Editorial de hoje do Correio do Povo, um dos mais tradicionais jornais do Estado do RS, recentemente comprado pela TV Record (leia-se Igreja Universal do Reino de Deus – Edir Macedo). Lamentável. Pelo jeito, imprensa imparcial é coisa do passado meus senhores !

EDITORIAL:
PONTAL DO ESTALEIRO: POR QUE A URGÊNCIA?

Está difícil de justificar a pressa de muitos vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre no caso da liberação de construções de espigões na orla do Guaíba, na antiga área do Estaleiro Só. Paira sobre o projeto uma série de óbices, como vício de iniciativa, desconsideração de comissões temáticas, como a de Meio Ambiente, relatorias indevidas, como no caso da tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, entre outros pontos.

Além dos vícios formais apontados, que resultaram até mesmo em uma liminar em mandado de segurança, sustando a votação por parte de um juiz de direito, o que também contribui para colocar o projeto em xeque é o fato de a Câmara de Vereadores, de forma flagrante, querer alterar o Plano Diretor do município apenas para favorecer um único empreendedor, que adquiriu a área com limitações por um valor reduzido e agora quer afastá-las em benefício próprio. Isso levaria a um aumento do patrimônio sem que houvessem sido despendidos os recursos para tanto.

Essa postura do bloco que se formou na Câmara na defesa do projeto é totalmente contrária ao princípio da moralidade e da impessoalidade, que deve nortear a conduta dos agentes públicos. Usar do cargo para defender interesses privados é algo recriminável e sem sentido.

Outro ponto questionável diz respeito ao fato de que oito dos 17 vereadores signatários do projeto dos espigões não foram reeleitos, não receberam a confirmação da população da Capital. Falta-lhes o senso de oportunidade ao encaminhar a aprovação de um projeto dessa magnitude, que altera o Plano Diretor e agride o meio ambiente, com conseqüências imprevisíveis para as futuras gerações da cidade. Mesmo para os que continuarão com mandato, nada justifica que queiram, no apagar das luzes da atual legislatura, aprovar matéria tão polêmica e sobre a qual residem tantas dúvidas e questionamentos morais, políticos, éticos, jurídicos e técnicos.

A razoabilidade está passando longe dos gabinetes de vários vereadores de Porto Alegre. Querer impor uma votação sem observar os trâmites legais e a conveniência de sua tramitação é desconsiderar o interesse público. A democracia e o meio ambiente não podem ficar à mercê da vontade de blocos que se unem para defender outros interesses que não os da comunidade que os elegeu.

Correio do Povo, 10/11/2008



Categorias:Pontal do Estaleiro

Tags:, , , , , ,

7 respostas

  1. o que se prefere? um estaleiro que não serve para nada, abandonado, feio que só cria ratos, etc… OU algo bonito para a cidade com uma marina que destaca o Guaiba, etc… Temos que aproveitar o Guaiba, nem que seja pela vista apenas ( já que banho é meio dificil)…. Pensamento pra frente, e chega de radicalismo besta

    Curtir

  2. Bueno, eles têm direito a liberdade de opinião tanto quanto tu tens. Atacar esse direito é fugir do âmago do debate, e não ajuda a tua causa. Fica a dica.

    ps.: eu apóio o projeto

    Curtir

  3. Apoio do Edir Macedo eu dispenso, se ele é contra, eu sou a favor.

    Curtir

  4. Ponto Alegre virou essa coisa por causa dos 16 anos de radicalismo que tivemos. O FSM, por exemplo, foi uma experiência boa pra cidade no sentido de fazer um grande evento e ter visibilidade mundial. Mas qual era o discurso do FSM? Era um discurso contra tudo, contra burguês, era um discuso que batia palmas pro Chaves, que batia palmas pro Sadam (e na época aquele brasileiros virou refém e foi torturado no Iraque, e os foristas sociais mundiais não queriam nem saber), é um discurso que destroi plantações de trangenicos, que quebra tudo e as destroi pesquisas da Urgs, é um discurso que estimulava os camelôs porque eles eram “vítimas da política econômica do FHC e FMI”… Pois bem, uma cidade que virou símbolo do FSM, uma cidade que elegeu 16 anos de governo contra-tudo, uma cidade cujas pessoas se acham superiores aos demais brasileiros, que acham sua cidade linda e tambem acham sua cidade superior, uma cidade que protesta e faz abraços no Marinha e o estaleiro pra impedir que se faça alguma coisa… só pode dar nisso. Porto Alegre e sua população se alimentam num circulo vicioso a pratica de ser contra tudo. Estamos pagando o preço de tudo isso.

    Curtir

  5. Mas felizmente não somos governados por esse jornal. Os vereadores são responsáveis pelo que se aprova e o que se proibe na cidade. Vamos ver que tipo de vereadores temos. Que tipo de cutltura e pensamento essa cidade tem.

    Curtir

  6. Porto Alegre é uma cidade que JÁ ERA, pois vive do passado, e por isso mesmo é uma cidade velha, no mau sentido. Quem chega em Porto Alegre tem a sensação de estar chegando numa cidade decadente. Tudo é velho, tudo é antigo, tudo é sujo, tudo é feio. A cidade arrota orgulho, se exibe que tem qualidade de vida, mas só se for a quelidade de vida de uma velha cidade soviética que, de fato, tem índices melhores que o o Brasil, mas a vida, a cidade, a cultura, tudo é cinzento, obsoleto e depressivo.

    Curtir

  7. Esta se tornando notável que a desculpa de impacto ambiental, e outros tals é mero papo furado para iludir o povo sesinformado para que nao deixe o projeto sair, quando na realidade paira uma GRANDE INVEJA ao que me parece que um certo empreendedor vai faturar uma bela grana com a obra. E porque nao pode? O projeto é simplesmente lindo. Ao meu ver se torna um impacto visual sao as milhares de igrejas do Reino Universal espalhadas por ai, sem preocupaçao com a arquitetura da mesma, mas sim com a caapacidade de arrecadar o maximo possivel de fiés para um maior numero de $$$$$$$ como DÌZIMO! Ao pessoal do Crreio do Povo: DEIXEM DE SER INVEJOSOS! Continuem a fazer o que cabe a um jornal, informar com imparcialidade. O caso Pontal esta se tornando uma vergonha, as grandes cidades do mundo estao cada vez mais modernas e bonitas, liberando alturas bem maiores em suas construçoes como é o caso de Paris, isso mesmo PARIS!, e a nossa Portinho discutindo o sexo dos anjos… Estou tao indignado com essa situaçao que ja nao sei mais oque escrever, nada faz entender esse povinho do contra que o Projeto do PONTAL é para embelezar Porto Alegre, valorizar Porto Alegre, oferecer uma area de lazer segura para TODOS os portoalegrenses. Estou me lixando se o seu empreendedor vai lucrar pouco ou ZILHÔES, esqueçam a INVEJA, e deixem essa cidade crescer e ter o q merece!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: