Pontal do Estaleiro é aprovado na Câmara

Foram 20 votos favoráveis, 14 contrários e duas abstenções

Câmara lotada de prós e contras ...

Câmara lotada de prós e contras ...

Polêmico como em todas as sessões da Câmara em que foi debatido, o projeto do Pontal do Estaleiro foi aprovado pelos vereadores nesta quarta-feira, às 21h36min. Foram 20 votos favoráveis, 14 contrários e duas abstenções.

O projeto prevê alterações na lei 470/2002, que define o regime urbanístico na área do antigo Estaleiro Só. Com a aprovação da proposta pela Câmara, o projeto será avaliado agora pelo Executivo, a quem caberá a autorização final para execução das obras.

O resultado das discussões desta tarde mudará o cenário de 60 mil metros quadrados da antiga área do estaleiro desativado em 1995, na Zona Sul.

Câmara aprova Pontal do Estaleiro

Câmara aprova Pontal do Estaleiro

Para tentar barrar o projeto, os vereadores Beto Moesch (PP), Marcelo Danéris (PT) e Magarete Moraes (PT) encaminharam por pelo menos seis vezes pedido de adiamento da votação.

Emendas

Com a aprovação da emenda de número 6, apresentada por Luiz Braz (PSDB), foi retirado do projeto o parágrafo 4, do artigo 2º, o qual estabelecia índice construtivo na área com limite de 1,5 metro. Também foram aprovadas as emendas de números 1, de Adeli Sell (PT), 2 e 4, de Haroldo de Souza (PMDB), e 3 e 5, do Dr. Goulart (PTB).

A aprovação da emenda número 7, do Professor Garcia (PMDB), retirou do projeto o parágrafo 6 que estabelecia volumetria com altura de 43 metros, e taxa de ocupação de acordo com Estudo de Viabilidade.

A retirada do parágrafo 7, previsto na mesma emenda, contudo, ficou prejudicada pela aprovação anterior da emenda de número 5, do Dr. Goulart, que cosiderou viável a localização de edificações residenciais no local, desde que protegidas contra eventuais cheias do Guaíba.

Favoráveis
Alceu Brasinha (PTB)
Almerindo Filho (PTB)
Bernardino Vendruscolo (PMDB)
Dr. Goulart (PTB)
Elias Vidal (PPS)
Ervino Besson (PDT)
Haroldo de Souza (PMDB)
João Carlos Nedel (PP)
João Antônio Dib (PP)
João Bosco Vaz (PDT)
José Ismael Heinen (DEM)
Luiz Braz (PSDB)
Maria Luiza (PTB)
Maristela Meneghetti (DEM)
Maurício Dziedricki (PTB)
Mauro Zacher (PDT)
Nereu D´Avila (PDT)
Nilo Santos (PTB)
Sebastião Melo (PMDB)
Valdir Caetano (PR)

Contrários
Adeli Sell (PT)
Aldacir Oliboni (PT)
Beto Moesch (PP)
Carlos Todeschini (PT)
Cláudio Sebenelo (PSDB)
Dr. Raul (PMDB)
Guilherme Barbosa (PT)
José Valdir (PT)
Marcelo Danéris (PT)
Margarete Moraes (PT)
Maria Celeste (PT)
Mauro Pinheiro (PT)
Neuza Canabarro (PDT)
Professor Garcia (PMDB)

Abstenções
Elói Guimarães (PTB)
Maristela Maffei (PCdoB)

ZERO HORA, 12/11/2008



Categorias:Pontal do Estaleiro

Tags:,

10 respostas

  1. O Adeli mandou um belo texto com argumentos favoraveis, mas acompanhou a bancada. Eu fico imaginando que ameaças ele nao deve ter recebido nos bastidores para votar contra algo que é declaradamente a favor.

    Nao vou criticar o Adeli justamente porque ele podia tomar alguma punicao pesada do partido se não votases com a bancada- alguma coisa rolou nos bastidores do PT para esse voto dele. Mas continua sendo a única voz da razão no partido, na minha opinião.

    Curtir

  2. A opção de Adeli (um cara inteligente e sensato) votar com a bancado do PT é mais um exemplo de como esse partido tem cartilha de geuerrilha para o firme propósito de impedir, emperrar, infenirnizar os governos que não são seus, votando sistematicamente contra tudo. Não por acaso participantes desse partido do atraso já foram chamado de micuins. Na votação onte, um vereador petista disse que gostaria que Porto Alegre fosse a CAPITAL DA RESISTÊNCIA: não tenham dúvidas que grande parte da “cultura do contra” que há em Porto Alegre é de responsabilidade e herança desse partido do atraso, o PT.

    Curtir

  3. Embora não estando em Porto Alegre no momento, fiquei muito feliz e satisfeito ao saber da aprovação do projeto do Estaleiro. Vamos, finalmente, poder vislumbrar a orla do nosso Guaíba mais de perto!

    Curtir

  4. haha, só rindo mesmo! de 11 9 eram do PT, realmente isso mostra o por que de 16 anos sem porto alegre ir para a frente.. Mas agora acho que vamos tomar um novo rumo! Barra shopping, pontal, Cais do porto, arena gremio, projeto do inter.. vamos ver né!! temos tudo para que a cidade mude bastante em 10 anos… torceremos!!

    Curtir

  5. eu sou do PT e sou a favor do projeto… até a vera guasso é a favor!

    Curtir

  6. Parabéns Porto Alegre! O Atraso e a ignorância do PT não possuem mais vez na nossa cidade! Parabéns a todos que lutaram em prol desse belíssimo projeto.

    Curtir

  7. Li em alguma página que mesmo os vereadores autorizando a alteração da lei para o projeto, o Prefeito Fogaça não permitiria a construção, pois ele mesmo tem um projeto para a área. Não lembro onde foi que li isso…
    Alguém mais sabe algo a respeito disso?

    Curtir

  8. Devo confessar que ao ver o nome do Adeli Sell entre os que votaram contra, minha euforia por ver o projeto aprovado foi por água abaixo. Via nele uma opção no meio de tantos cabeças de vento.
    Mas depois de ver que ele optou por ir contra o que sempre defendeu, em nome da sigla, nunca mais volto a confiar nele. Um cara que esquece seus ideais e a população pra defender o pensamento retrógrado de um grupo, não merece meu voto nem minha admiração.

    Curtir

  9. Quero deixar aqui um grande abraço a todos que ajudaram a tornar realidade esse lindo projeto, especialmente ao pessoal do Porto Imagem que me deram a oportunidade de mesmo sendo de outra cidade poder deixar meus comentários. Hoje é um dia muito especial, não via a hora de acessar essa página e ver o PONTAL APROVADO. Agora ja posso parar de sonhar, e imaginar uma Porto Alegre a caminho de um pedaço de orla de PRIMEIRO MUNDO!

    Curtir

  10. Adelli Sell, que parecia a única voz de razão no PT, me decepcionou, votando com a sua bancada… o que temia ele? Já está eleito para o mandato seguinte… tudo estaria esquecido na hora de buscar apoio partidário para a eleição em 2012… tsc tsc tsc

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: