Comentário sobre a seção de ontem da Câmara, que aprovou o estudo do Pontal do Estaleiro

Estive lá na câmara ontem. Pela primeira vez na minha vida decidi acompanhar uma sessão. Fiquei do lado de fora, vendo pelo telão e ao mesmo tempo acompanhando os ABSURDOS ditos por todos aqueles ditos “politizados”, “conscientes”, “contrários ao capital”.

Ontem, apesar da alegria em ver a aprovação do projeto, me entristeci profundamente com a confirmação que democracia, no Brasil, é um sonho ainda. É engraçado ver estudantes da UFRGS, universidade na qual estudo também, com faixas, cartazes, tambores, se dizendo contrários a ditatura, a repressão, favoráveis ao direito a manifestação, e todo aquele discurso lindo que só existe quando é no seu interesse próprio, fazendo EXATAMENTE AQUILO QUE CRITICAM – REPRESSÃO AS OPINIÕES CONTRÁRIAS.

Me digam, porque qualquer vereador que se mostrasse favorável ao projeto era taxado de LADRÃO, CORRUPTO, FILHO DA PUTA, COVARDE, INCOERENTE? Incrível! Por mais equilibrada que fosse a explanação do vereador na tribuna, por mais séria e respeitosa que pudesse ser sua fala, surgiam vaias estrondosas, e gritos de “OLHA A PROPINA, SEU FILHO DA PUTA!”, “VAI TOMAR NO CU SEU CORRUPTO!” Me surpreende essa democracia que eles defendem; uma democracia na qual qualquer um que seja contrário as suas opiniões, é um ladrão, porco, imundo, que só quer ganhar dinheiro as custas do povo.

Que diálogo existe? Nenhum! Que fundamentos existem? Nenhum! Aquilo que presenciei ontem foi a mais pura fidelização partidária e ideológica e a vulgarização de qualquer democracia que se finge ter nesse país. Os manifestantes não debatiam idéias, muito menos projetos – tenho certeza que 90% daqueles que lá estavam pouco se importavam com o que estava acontecendo, ou sequer conheciam a fundo o projeto que estava em discussão. O que eles queriam era fazer baderna, diversão, bater tambor, porque é isso que é bonito! É essa a MANIFESTAÇÃO DEMOCRÁTICA, que para o transito e obriga os motoristas a receber panfletos! Isso! E se o motorista não quiser, vamos sentar em cima do seu carro e ficar fazendo uma roda em volta dele impedindo-o de ir, a não ser que aceite o que estamos dizendo! É essa a PLURALIDADE que eles defendem, a pluralidade que faz dos favoráveis ao projeto um bando de FILHOS DA PUTA, LADRÕES, CORRUPTOS, BURROS que só pensam em dinheiro, e que faz dos contrários ao projeto os CONSIENTES, ÉTICOS, EXEMPLOS DE COMPORTAMENTO SOCIAL E INTELIGÊNCIA.

Me digam porque os vereadores Prof. Garcia e Beto Moesch, tão contrários ao projeto quanto a bancada do PT, não recebiam sequer 10% dos aplausos que as Margaretes Morais da vida recebiam? A resposta é simples: porque eles não eram da “gurizada”, do “partido”, da “ideologia”. Imagina! Aplaudir alguem do PP, do PMDB? Esses filhos da puta que defendem o capital explorador?

Aquilo que aconteceu do lado de fora ontem me envergonhou profundamente. Enquanto houver debate estritamente ideológico, o Brasil vai continuar essa grande desorganização que é.

Enfim. Agradeço profundamente o pessoal que se mobilizou conscientemente, que foi estudar o projeto, criou argumentos, e principalmente a ong MOVE-POA que tenho acompanhado desde o início da criação. Ontem estive lá por respeito a vocês, e ao trabalho sério e dedicado que vocês tem realizado. Não consegui entrar no plenário, mas fiz questão de estar presente do lado de fora durante mais de 4 horas, porque acredito que é desse tipo de gente que nós precisamos. Sem debate ideológico. Sem mesquinharia partidaria. Estamos aqui por PORTO ALEGRE apenas; a cidade que eu vivo, e pretende viver durante toda a minha vida.

E me desculpem as palavras de baixo calão. Mas é que não tenho o costume de alterar a realidade. Todas essas palavras, e muitas outras ainda de mesmo cunho, foram ditas ontem.

Comentário realizado pelo forista no www.skyscrapercity.com chamado xplanetx, hoje, algumas horas atrás.

Link para o post original: http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=27984686&postcount=463



Categorias:Pontal do Estaleiro

Tags:, ,

2 respostas

  1. Caros amigos do blog,

    Esse comentário no skyscrapercity é meu. Meu nome é Chantós Mariani, e sempre estou acessando, ou comentando no blog. No skyscrapercity atendo por xplanetx. Até, a alguns meses atrás, tive o e-mail que mandei para os vereadores a respeito do Pontal, e a resposta do vereador Prof. Garcia publicados aqui.

    Agradeço sinceramente pela publicação desse comentário. O que escrevi ai é apenas parte da minha indignação. com os fatos ocorridos ontem.

    Enfim, sintam-se sempre a vontade para publicar esses comentários, assim como, sempre que necessário, tentarei contribuir com a qualidade do blog.

    Abraço,

    Chantós Mariani

    Curtir

  2. Como foi dito, a maioria desses manifestantes são aqueles doces garotinhas que fazerm arquitetura na ufrgs e moram no agradável bela vista, moinhos de vento e derivações locais. Claro que eles são contra, querem que a grana seja gasta na região deles.. Mas não generalizo apenas os estudantes de arquitetura da ufrgs, muitos são inteligentes e sabem o quão bom é este projeto para a nossa Porto Alegre. Agora os manifestantes do PT, a maioria nem sabe o porquê do manifesto, apenas estão lá para fazer arruaças e atrapalhar. Incrível como o povo é. Eu moro bem próximo ao lugar desse maravilhoso futuro empreendimento e sou totalmenta a favor. Alguém tem que recolher aquele lixo que lá está. Esses PT (nem todos) e campesinas só querem coisas desagradáveis. Beijos!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: