Para as comemorações dos 40 anos de atuação no Brasil, a FESTO, multinacional alemã especialista em soluções para automação industrial, traz ao País, um dirigível a ar quente que voará pelos céus de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Joinville, Resende e Indaiatuba. O dirigível estará no ceú de Porto Alegre entre os dias 28, 29 e 30 de novembro.
Por ser uma aeronave incomum, o veículo desperta interesse e curiosidade naqueles que o enxergam no horizonte, e algumas questões sempre surgem:
Quanto tempo demora para inflar e desinflar o dirigível? Qual velocidade ele pode atingir? E, caso apareça a chance de experimentar a sensação única de andar em um destes, posso ficar “a ver navios”, por culpa do “caos aéreo”?
Esses grandes balões já não estão mais à mercê dos ventos. Hoje em dia, os dirigíveis contam com um motor, que permite guiá-los para onde se desejar. O da FESTO pode chegar à velocidade de 40 km/h, e o ar quente que o mantém flutuando durante o vôo atinge temperatura de, aproximadamente, 85ºC a 100ºC.
Além do piloto, o dirigível comporta mais três passageiros e pode ser guardado em um trailer quando não está em uso. O veículo tem, ao todo, 40 metros de comprimento, 12 metros de diâmetro e um volume total de 3.000 metros cúbicos. Para encher todo esse envelope são necessários, em média, 40 minutos.
Para esvaziar, um pouco menos: de 15 a 20 minutos.
O vôo a bordo de um dirigível é muito tranqüilo – é bem difícil alguém passar mal a bordo, já que pouco se sente o movimento da aeronave. Isso faz do passeio um momento ideal para registrar belas imagens aéreas. A temperatura dentro da cabine não costuma variar muito com relação à do solo. A calma no passeio também é garantida pelo fato de que, se o tempo não estiver bom, o balão não sai do chão. O vôo é realizado apenas em boas condições, sem ventos fortes, com boa visibilidade e sem perigo de temporais. Os melhores horários para se passear no dirigível são o início do dia e o final. Especialmente as horas logo após o nascer e pouco antes do raiar do sol.
Comemoração
O dirigível é parte das comemorações dos 40 anos da FESTO no Brasil. Neste período, a empresa já realizou mais de 50 mil projetos, instalando cerca de 100 milhões de válvulas no mercado brasileiro, liderando o mercado nacional de automação industrial, com destaque para os setores automobilístico, alimentos, embalagens, plásticos, eletroeletrônicos. Além de uma participação substancial nos segmentos de plásticos, de eletroeletrônicos, medicamentos e equipamentos hospitalares, entre outros.
www.sortimentos.com, 14/11/2008
Categorias:Uncategorized
fiquei interessado em contratar esse dirigivel moro em Macapá-Amapá
debaixo da linha do equador esquina com o maior rio do mundo “amazonas”
CurtirCurtir