Orla totalmente afastada do cidadão, de novo

Moradores da Zona Sul que se animaram com uma idédita calçada na Diário de Notícias se frustram: fizeram somente a ciclovia

Com a experiência de quem presidiu durante 10 anos a União de Ciclistas da Holanda (país onde 30% dos deslocamentos são feitos com bicicleta), o arquiteto Jaap Rijnsburger conheceu a recém-criada ciclovia da Avenida Diário de Notícias.

Após percorrer os 1,5 quilômetros em uma bicicleta, Rijnsburger fez seu diagnóstico:

– O piso é mais adequado para caminhadas. Não tem calçada ao lado, fazendo com que as pessoas utilizem a ciclovia como calçadão, e não tem botão para o ciclista mudar o sinal na sinaleira (o mecanismo disponível é destinado a pedestres). Mas como primeira experiência, está ótimo.

À convite do Centro de Transporte Sustentável Brasil, Rijnsburger, defensor da cultura da bicicleta, visitou a Capital ontem para divulgar um programa que incentiva o ciclismo em grandes cidades da Ásia, África e América Latina.

ZH

___________________________________

De novo o portoalegrense ficou totalmente sem acesso à orla. Naquela região, o cenário é absurdo: começa com os escombros do Estaleiro Só, e segue-se pela orla privatizada pela escolinha do Grêmio. A seguir vem a esperança de um pequeno trecho de orla livre, mas essa orla livre da Diário de Notícias é um matagal perigoso, cheio de crateras, lama e maus-elementos escondidos.

Após esse cenário assustador. a orla da Diário de Notícias é privatizada novamente pelo Iate Clube e Clube Veleiros.

Mesmo a orla da Diário sendo proibida, o lugar ainda consegue ter alguma beleza, então os moradores tinham a esperança de poder caminhar na quase-orla pela primeira vez.  Mas, de novo, a orla é  proibida  em Porto Alegre

Ricardo Haberland



Categorias:ORLA

Tags:, , , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: