Vereadores podem derrubar veto de Fogaça ao Pontal

São escandalosas as contradições na diferença de procedimentos da prefeitura e da Câmara de Vereadores em relação ao Projeto Pontal do Estaleiro e os Projetos do Grêmio e do Internacional.

No caso do Grêmio e do Internacional, as mudanças não se resumem aos novos estádios e os complexos construtivos que os cercarão, mas também as drásticas intervenções propostas para os bairros Azenha e Menino Deus, nos quais os velhos estádios do Grêmio e do Inter virarão pó para dar lugar a empreendimentos imobiliários de enorme porte. O PDDU virará pó para atender os interesses dos empreendedores OAS (Grêmio) e Santander (Inter).

Prédios do novo complexo do Inter tem arquitetura arrojada

Prédios do novo complexo do Inter tem arquitetura arrojada

Boa parte dos vereadores que aprovaram o Projeto Pontal do Estaleiro, já parecem dispostos a derrubar o veto do prefeito e rejeitar o referendo, uma vez que “não terão” como não aprovar os Projetos do Grêmio e do Inter, por causa da pressão dos dois clubes e da própria prefeitura.

 

 A  exceção e as (novas) regras no caso do Pontal do Estaleiro

O editor desta página descobriu ontem que  sem nenhum alarde, nenhuma mídia, nenhuma consulta pública, nenhuma página de jornal, nenhuma notícia no rádio, nenhuma discussão na televisão, nenhuma manifestação de ONGs, movimentos ambientalistas, movimento Porto Alegre Vive e outros do gênero, prefeitura e Câmara de Porto Alegre fizeram aprovar em poucos dias um projeto localizado ao lado do Pontal do Estaleiro, muito maior e de muito mais intervenção sobre a orla do Guaíba.

Novo Fórum Central de Porto Alegre - lindo prédio

Novo Fórum Central de Porto Alegre - lindo prédio

Trata-se do novo prédio do Fórum Central, muito próximo ao Pontal do Estaleiro, na mesma avenida. O complexo será um prédio de 82m de altura (o Pontal teria 25 m), mas extrapola o limite máximo permitido de 52,00m com regimes urbanísticos elevadíssimos.

. Foi tudo examinado e aprovado a toque de caixa, numa velocidade espantosa.
. Fórum, Grêmio e Inter podem, mas o Pontal do Estaleiro, muito menos ambicioso, não pode.
. Qual é o critério ? Não há critério. Trata-se de capricho ideológico contra o empreendedor privado e gosto pessoal da vanguarda do atraso, embora tudo isto  política, ética e moralmente inaceitável.

Políbio Braga, 11/12/2008



Categorias:Arranha Céus, Outros assuntos, Pontal do Estaleiro, Prédios

3 respostas

  1. Coitadinhos dos investidores privados! Eles só querem ajudar!
    Quanta injustiça!

    Curtir

  2. Esse prédio não ficará ao lado das ruínas do Estaleiro Só, mas sim no início da avenida Ipiranga.

    Curtir

  3. Agora to entendendo. Não pode fazer prédio bonito junto a orla (Projeto Beira Rio e Pontal do Estaleiro). Pode prédio feio como o do novo Fórum. É proibido conseguir lucro com a orla do Guaiba. É uma falta de critérios.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: