Jaime Lerner aposta na capital como sub sede do Mundial

Um dos mais renomados urbanistas do país atesta: Porto Alegre reúne todas as condições para ser uma das sedes escolhidas pela CBF e pela FIFA para a Copa de 2014. Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, destacou, em reunião com o secretário do Planejamento de Porto Alegre, José Fortunati, os aspectos que favorecem a candidatura da cidade.

Para Lerner, além das questões de infra-estrutura, a história do futebol gaúcho e a posição geográfica de Porto Alegre dão total legitimidade para que a cidade esteja entre as selecionadas. “Torço para que as duas, Porto Alegre e Curitiba, possam ser sedes”, enfatizou o ex-governador.

No encontro, realizado na tarde desta quinta-feira, 11, foi apresentado a Fortunati o projeto vitorioso na concorrência para revitalização do Cais Mauá. O secretário enfatizou que a iniciativa do Governo do Estado é estratégica para a revitalização de toda a área central de Porto Alegre e assumiu o compromisso de colocar o projeto como prioridade dentro do processo de preparação da cidade para a Copa.

A partir de 2009, além de vice-prefeito da Capital, Fortunati assumirá a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Futebol de 2014 (Secopa), que terá a missão de coordenar todas as ações do município em relação ao evento esportivo.

A história de Jaime Lerner

Arquiteto e urbanista

Participou do desenvolvimento das diretrizes básicas do Plano Diretor de Curitiba (1966-69) e foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, onde ocupou a presidência no biênio 1968-69.

Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, Lerner liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transportes, em meio ambiente, em programas sociais e em projetos urbanísticos.

Duas vezes governador do Estado do Paraná, Lerner realizou uma grande transformação econômica e social que mudou o perfil do estado, com a política de industrialização, de modernização da infra-estrutura, de capacitação e de melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo.

Pelo reconhecimento da sua obra em Curitiba e no Paraná, recebeu diversos prêmios e títulos internacionais.

Fonte: http://www.portoalegre2014.rs.gov.br/



Categorias:COPA 2014

%d blogueiros gostam disto: