Porto Alegre é a quarta colocada em ranking de turismo de eventos

Psquisa da Embratur mostra também perfil econômico dos visitantes

Porto Alegre é a quarta cidade do país em turismo de eventos internacionais, conforme levantamento divulgado ontem pela Embratur.

Os dados referem-se ao número de atividades realizadas em 2007, segundo critério adotado pela International Congress and Convention Association (Icca), entidade que leva em conta apenas eventos que sejam itinerantes por pelo menos três países, tenham periodicidade e 50 participantes no mínimo. À frente da Capital estão apenas as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Para o presidente-executivo da Fundação Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Ricardo Ritter, os dados mostram que a cidade está bem posicionada, mas que tem potencial para crescer bastante no segmento. Ritter aponta como as principais vantagens da Capital sua posição geográfica no centro do Mercosul e seu tamanho, grande suficiente para oferecer um uma boa infra-estrutura de serviços mas sem apresentar os transtornos comuns às metrópoles, como o trânsito caótico.

No entanto, o empresário salienta que, para Porto Alegre atrair mais eventos, é necessário um maior envolvimento do poder público. Até agora, feiras, congressos e outras atividades do gênero são basicamente captadas pela iniciativa privada. A pesquisa divulgada pela Embratur também apresentou uma amostragem sobre o perfil econômico do turista de eventos em Porto Alegre, com base em informações coletadas durante o Congresso Mundial de Epidemiologia, realizado na Capital em setembro.

ZH



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: