Comentários interessantes retirados de um fórum sobre cidades

Quando eu penso em POA me vem a cabeça uma imagem: A de uma linda mulher gostosa, mas que se veste como um carola recatada !

A localizaçao.. esse rio .. as baias .. enseadas .. aquelas ilhas … formam o cenário perfeito .. mas parece que a cidade cresce de costas pra isso .. Porto Alegre cresce como uma cidade comum ..
Fico imaginando se aproveitassem as margens pra fazer um paisagismo com locais pra caminhada e belos jardins ..usar aquelas ilhas como grandes parques.. com áreas de lazer, esportes, museus ..umas belas pontes interligando aquilo tudo .. Edifícios imponentes e belos formando um skyline de frente a esse paisagem …
Acho que estou sonhando alto… mas se Poa um dia percebesse o potencial que tem e o aproveita-se como merece … seria uma cidade muito mais bonita !!

O comentário era a respeito desta foto:

poa-1

 

 

 

 

 

 

 

Segue outro comentário:

….de fato a cidade ainda não se ajoelhou diante de seu maior altar o Lago Guaíba e seu imenso potencial, não que ele seja desprovido de urbanismo em toda costa, mas na maior parte dela sim , mas a cidade ainda que muito travada por gente de mentalidade tacanha, vem discutindo mais o uso da orla através de vários projetos que pretendem valorizá-la, o problema é que tudo aqui é muito lento em função da dificuldade do gaúcho chegar a um consenso, cada um puxa para um lado e todo este debate se estende demais. Embora eu não perceba a cidade como uma cidade comum, pois ela não é resultado só de seu urbanismo ou de sua arquitetura, ela se faz através de seu posicionamento político, manifestações culturais e tradições, coisas que definitivamente não configuram a capital gaúcha como uma cidade comum sem sal e sem identidade, porém a cidade não tem conseguido espelhar isso no seu urbanismo e arquitetura, o que costuma acontecer na maioria das cidades e culturas, um reflexo em todos os setores da identidade de um povo. Acho tua reflexão é pertinente sim, como quem vive e ama esta cidade e quer sim ela como ela merece ser e nós q vivemos nela ou aqueles que nela aportarem possam sentir isso.

O primeiro é de uma pessoa de Curitiba, PR. O segundo, de um participante de Porto Alegre.

Para encerrar, este comentário de um terceiro participante, que ao meu ver, está corretíssimo:

POA tem mesmo muito potencial, pena ser dominada intelectualmente (ou aparentar ser) por uma pseudo-esquerda pós-moderna e pseudo-intelectual, doentia e radical, que pouco prioriza as condições sócio-econômicas (quem dera ambientais), mas delas partem para auto-propaganda em busca de interesse particular.

Se Porto Alegre fosse realmente a ‘capital verde’, a ‘cidade ecológica’, o ‘berço dos ambientalistas contemporâneos’, como estes falam e enchem a boca para defecar mentiras e ilusão pública, não veríamos tantas atrocidades sendo feitas aqui: desprezo com o micro-clima local; destruição desenfreada do Morro do Osso; tortura animal feita pelos carroceiros que estes defendem; plantação de espécies exóticas no meio urbano; falta de interesse em criar espaços verdes (túneis verdes) nas vias públicas que possam oferecer condições dignas de vida para a avi-fauna; fiação aérea que prejudica as árvores; desprezo com a vegetação; desprezo com a mata ciliar original; desprezo com a manutenção e criação de patrimônio ecológico, seja por espécies locais ou importadas, porém sem oferecer risco ao micro-clima local, como as Washingtonias; falta de interesse em diversificar a vegetação arbórea a partir da diversidade de espécies locais; etc, etc, etc.

Muitos adoram se proclamar ‘ambientalistas’, ‘comunistas’, ‘amigos do povo’, mas enchem os bolsos de dinheiro às custas destes, se importando apenas com o sucesso de sua sigla político-partidária.

Meio Ambiente, socialismo, construções sustentáveis, são a moda do momento em Porto Alegre: faz bem para a auto-propaganda e garante votos. O povo, porém, pisa no barro para ver um pôr do sol invejado por qualquer outra capital. E tem que se contentar, pois entre a migalha do pão e nada, fica-se com a migalha, mesmo que não mate a fome.

Parabéns a todos os que comentaram !

 



Categorias:Outros assuntos

Tags:

4 respostas

  1. Essa foto é maravilhosa. Alguém tem ela em boa resolução?

    Curtir

  2. Pois é…amo POA …e sempre quis voltar… depois de 18 anos em Curitiba, voltei… e concordo com tudo o q li acima…me sinto perdido aqui…Se POA soubesse transformar o pouco em muito…( o q percebi com Curitiba …q em 1991 tinha vagas sobrando para o vestibular de Turismo…era 1/2 por vaga e depois chegou a ser o curso mais concorrido da ufpr)… com certeza esta cidade com raízes fortes…e um povo tri receptivo… seria um paraíso meridional…. fora o calor …..40 graus no verão rsrsrs….

    abraços!

    Curtir

  3. aff…

    Curtir

  4. Grande Rodrigo Marques , perfeito comentario.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: