Cidade alemã oferece ajuda a Porto Alegre para 2014

Caso Porto Alegre seja escolhida pela Fifa como uma das cidades-sede da Copa de 2014, já larga na frente de outras cidades no que se refere a apoio para se preparar para o evento. Segundo noticiou a repórter Fabiana Leal, no site Terra recentemente, a prefeitura de Porto Alegre (RS) recebeu um fax do prefeito de Stuttgart (Alemanha), Wolfgang Schuster, oferecendo informações sobre como organizar a Copa de 2014.

O documento chegou no dia 5 de dezembro ao gabinete do prefeito José Fogaça e foi repassado para o secretário de Planejamento, José Fortunati, eleito vice-prefeito do município e que tomará posse como secretário extraordinário no dia 1º de janeiro. A Alemanha foi o último país a organizar uma Copa do Mundo, em 2006 e já havia sido sede em 1974.

Segundo Fortunati, “o prefeito de Stuttgart propõe que, dentro do acordo que já existe com Porto Alegre – eles estão estudando o Orçamento Participativo da capital -, quer dar informações sobre como organizaram a Copa. Também já existe uma parceria na questão da mobilidade urbana. Eles vieram no Congresso Mundial das Cidades”, acrescentou o secretário.

Assim, de acordo com o secretário, se Porto Alegre for selecionada entre as sedes da Copa do Mundo de 2014, resultado previsto para sair em março, algum representante da candidatura de Porto Alegre irá até a Alemanha para estabelecer os primeiros contatos. “Isso é importante para que a Fifa perceba que além de estarmos desejosos para sediar a copa, vamos em busca de conhecimento com quem já a realizou. Stuttgart foi uma das melhores cidades-sede em 2006. Vai servir como um ponto a mais na avaliação que Fifa está fazendo”, disse Fortunati.

Informações

Fortunati revelou ter recebido um estudo mais aprofundado sobre questões relativas a copas passadas. “Antes, nunca ninguém se preocupou em saber quantas cidades sediavam uma Copa do Mundo. Nós nos referimos sempre apenas ao país. Agora, sabemos”.

Conforme o secretário, a Copa da França, em 1998, por exemplo, 10 cidades sediaram o evento. Na Coréia do Sul e no Japão, em 2002, foram dez cidades em cada um dos países, na Alemanha foram 12 cidades-sede, em 2006. Na África do Sul, sete cidades sediarão a copa em 2010. No Brasil, este número ainda não está definido, mas ele deve ficar entre 8 e 12 cidades. A tendência é que sejam 12, pelas dimensões do país e para atender a maioria das regiões.

Do SITE OFICIAL DA CANDIDATURA DE PORTO ALEGRE PARA SUBSEDE DA COPA DO MUNDO FIFA 2014



Categorias:COPA 2014

Tags:,

1 resposta

  1. Os vereadores que acusaram seus colegas de receber propina para votar a favor do Pontal não vão deixar barato: vão denunciar ao Ministério Público a proposta financeira alemã. Vão acusar a cidade de estar sendo vendida ao capital extrangeiro. Aquele partido que vota tudo contra o governo, vai acusar o governo atual de práticas excusas para levantar capital e vão fazer campanha de impeachmeant para o prefeito e governador.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: