Conheça a verdadeira história da nova ponte do Guaíba

Há pelo menos três dias,  o jornal Zero Hora mantém na capa do seu site (www.zerohora.com) a foto do desenho e a notícia do factóide liberado no domingo pelo governo federal, anunciando que destinou R$ 10 milhões para pagar o projeto de duplicação da ponte do Guaíba.

. Se tudo der certo, o desenho do projeto, não da obra,  poderá começar a andar em 2009,mas vale a pena lembrar que em 2006 o governo federal prometeu iniciar o projeto da chamada Rodovia do Parque (Porto Alegre-Novo Hamburgo) e até agora não fez nada.

. A nova ponte custará entre R$ 250 milhões a R$ 400 milhões, dependendo do empreendedor. Se for privado, custará R$ 250 milhões, mas se for o Dnit, o custo irá a R$ 400 milhões.

. O que não diz o governo federal e nem informa Zero Hora pelo terceiro dia consecutivo, é que toda essa conversa fiada do governo federal poderia ser substituída por uma notícia muito mais racional e conseqüente:

– Basta pedir para a Concepa (a concessionária da freeway) que faça a ponte. A empresa mandou fazer por conta própria o pré-projeto. O projeto executivo levará seis meses para ficar pronto e em dois anos a ponte será aberta ao tráfego. Simples assim ? Sim, simples assim. A Concepa já avisou aos governos federal e estadual que tem os R$ 250 milhões para a obra.

. A contrapartida ? Prorrogação por mais 20 anos do contrato de concessão da freeway. Não dá ? Ora, o governo Lula acaba de prorrogar a concessão da Ecosul (Pelotas) por mais 15 anos, em troca de nada.

. Esta conversa fiada sobre a nova ponte,  está parecida com a surrada história do velho advogado que não resolvia o problema da sua cliente para continuar mamando até morrer.

. É jogo sujo e burro, mas que prejudica o povo gaúcho.

Políbio Braga, 30/12/2008



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