Vereador do PMDB quer derrubar o veto sobre o Pontal do Estaleiro
O vereador Bernardino Vendruscolo, PMDB, é da base do governo, mas decidiu produzir um relatório consistente que prevê simultaneamente a derrubada do veto e a rejeição da nova proposta do prefeito José Fogaça para o Pontal do Estaleiro.
– Nós nem aprovamos novo regime urbanístico para a área, mas apenas a ampliação do uso comercial e de serviços já existente, que passará a ser também residencial.
Logo depois da polêmica sobre o Pontal do Estaleiro, a Câmara aprovou propostas infinitamente mais impactantes, no caso as do Grêmio e Internacional.
As razões da polêmica não existem mais: 1) os projetos do Grêmio e Inter são mais impactantes. 2) o referendo é inviável em ano de eleições nacionais e estaduais. 3) as denúncias de venda de votos foram consideradas caluniosas e repelidas pelo Ministério Público.
O vereador Bernardino Vendruscolo produziu seu relatório para a Comissão de Constituição e Justiça. A votação do veto e do novo projeto sairão em fevereiro, porque se não sair, nada mais sairá na Câmara, porque o veto tranca a pauta.
– A área onde sairá o Pontal do Estaleiro é um monturo de tijolos e cimento, macegas, lixeiras e ratos. Uma propriedade privada imunda e suja. A área é vedada aos humanos.
Grêmio, Inter e BarraShoppingSul justificam Pontal do Estaleiro
Antes da votação e do veto ao projeto Pontal do Estaleiro, em Porto Alegre, prefeitura e Câmara de Vereadores já tinham aprovado coisas bem mais invasivas sobre a orla do Lago Guaíba:
1) na área do BarraShoppingSul, três mega-torres residenciais e de escritórios foram autorizadas a espetar o céu, a apenas 150 metros da praia.
2) na área do Internacional, uma dezena de novas construções sairão a poucos metros da praia.
O Internacional nunca ajudou campanha eleitoral de ninguém, mas os empreendedores do BarraShoppingSul estão na lista de colaboradores de candidatos bem votados nas últimas eleições.
Polibio Braga, 05/01/2009
_________________
Corrigindo um detalhe: as torres do BarraShoppingSul serão 4 e não 3. Duas residenciais, um flat e uma de escritórios (esta última já foi lançada, a Cristal Tower).
Categorias:Gigante para Sempre (Beira Rio), Grêmio e Inter, Pontal do Estaleiro
Ainda bem que existem vereadores como este que tem coragem de fazer algo por Poa, coragem que Fogaça nao teve. Beto Moesch deve ser o mais xiita e chato de todos, ele sempre tem algo contra tudo. Estamos contigo nessa Bernardino.
CurtirCurtir
Bernardino merece uma estátua em praça pública: o horói que estancou a Idade Média em porto Alegre.
CurtirCurtir