Comentário excelente sobre o Camelódromo de Porto Alegre

O resultado final do Camelódromo me decepcionou.

Primeiramente, o projeto foi bastante desviado do que fora apresentado inicialmente, passando de uma estrutura rica em detalhes arquitetônicos para um caixão de concreto meio sem vida. Além disso, contrariando o esperado, alocou-se uma área para estacionamento, provavelmente visando beneficiar o empreiteiro, que irá explorar o espaço. Idealmente, a cidade deveria investir em infraestruturas que TIREM os carros das regiões engarrafadas, ou seja, construir estacionamentos público dissuasórios fora do centro, sendo o percurso completado de ônibus.

Ante-projeto do Camelódromo. O atual tem a ver com esse ?

Ante-projeto do Camelódromo. O atual tem a ver com esse ?

Além disso, o camelódromo acabou ficando grande e pequeno demais ao mesmo tempo. Juntar todas as bancas no mesmo lugar acabará concentrando um fluxo de visitantes muito além da capacidade daquela região, que já tem ruas e calçadas muito limitadas. E acaba sendo pequeno, pois tenta concentrar muitas bancas em espaços bem limitados… pelas fotos que vi das internas, os corredores são minúsculos, e o produto final está muito perto de um favelão. Teria sido melhor fazer pelo menos uns dois ou três CPCs no centro, menores, visando dispersar o trânsito dos pedestres que os visitariam.

E claro, o problema associado ainda não foi solucionado: como vão garantir que não virão novos camelôs para tomar os pontos que foram fechados? Perigoso.

Felipe Mobus, leitor assíduo do Blog Porto Imagem
 11/01/2008



Categorias:Revitalização do centro

Tags:

9 respostas

  1. Ola,

    Alguem poderia me informar se este ante-projeto do Camelodromo que nao foi implementado foi desenhado por arquitetos da prefeitura na epoca do Fogaca ou pela Verdicon que depois decidiu mudar a planta?

    Muito obrigada!

    Ana

    Curtir

    • Vou tentar me informar Ana. Mas eu acho o seguinte: aquele projeto inicial, na verdade não era um projeto propriamente dito, e sim, apenas um estudo. O estudo pode ser modificado a qualquer tempo, até por motivos de orçamento apertado e coisas do gênero que é melhor nem falar aqui. Mas me informarei com certeza. Abraço.

      Curtir

  2. Concordo que Porto Alegre mereça um pouco mais de atenção,o Camelódromo concerteza trouxe mais oportunidades de serviços,porém deveria ser bem organizado,com mais paisagens,tipo palmeiras e uma area de lazer!!!! Aos camelÔS QUE DEPENDE DESSES SERVIÇOS BOA SORTE,POIS AI ESTÁ A GRANDE OPORTUNIDADE….E NÃO CONCORDO COM O Jackson,pois ele disse que os camelôs são contra-bandistas.Para mim são pessoas normais que em vez de estarem roubando ,estão se sustentando de uma forma digna….Ai está o meu recadinho….

    Curtir

  3. E JAKSON TINHA SIM QUE COLOCAR PALMEIRAS LA NO CAMELODRAMO POIS SE VAMOS PAGAR TEM QUE PELO MENOS TER UMA ESTRUTURA BONITA UMA VISTA QUE CHAME A ATENCAO DE TODOS ATE MESMO DE PESSOAS COMO VC QUE NOS ACHA MALFEITORES POIS TEMOS FAMILIA PARA SUSTENTAR POIS NEM UM ENGRAVATATINHO VAI DAR O LEITE DELES PARA BEBER TAMBEM SOMOS SERES HUMANOS E TEMOS A MESMA NECESIDADE QUE TODOS!!!

    Curtir

  4. OI JAKSON SOU CAMELÔ E NEM POR ISSO VENDO REMEDIOS OU SOU UMA CRIMINOSA SEI QUE NO MEIO ATÉ PODE TER GENTE QUE FAZ MAS VC COMO UM CIDADÃO DEVERIA SABER QUE NAO SE PODE JULGAR UM POR TODOS. POIS TENHO LINDOS FILHOS E PARA ELES QUE TRABALHA, TENHO QUE DAR EXEMPLO E OS CAMELÔS SAO PESSOAS DE BEM E FACIL JUNGAR QUANDO NAO PASSA BELA MESMO SITUACAO OU ACHA QUE É PARA QUALQUER UM MONTAT E DESMOMTAR BANCA FAÇA SOL OU CHUVA REVEJA SEUS CONCEITOS AO JULCAR O LIVRO PELA CAPA!!!

    Curtir

  5. Quem sabe não botam umas palmeiras chiques em toda volta do camelódromo?
    Vai ficar parecendo o BarraShopping !

    Curtir

  6. Clarto que concordo contigo, Gilberto.
    Realmente o Centro há décadas vem sendo tratado com desdém.
    E quando há iniciativa de fazer coisas legais, como o projeto para o Porto, que vai trazer movimento e vida ao Centro, aparece um monte de gente contra.
    A melhora do Centro tem que vir de todos os lados: na arquitetura, na alteração profunda de sua estrutura e uso, abrindo ruas fechadas, permitindo mais vida, TENDO LOJAS QUE FIQUEM ABERTAS DEPOIS DAS 19:00 e não deixem o Centro completamente FECHADO ainda com o sol forte dessa época…

    Curtir

  7. Discordo de vc Jackson ! Creio que Porto Alegre não é uma cidade em que as coisas devem ser construídas de qualquer jeito, e sim, bem projetadas e planejadas. Ou seja, discordo da opinião do “é feio mas está lá”. PORTO ALEGRE merecia algo mais moderno e arrojado, mesmo que seja para o centro da cidade. Claro, tomara que dê certo a iniciativa de reunir os camelôs em um lugar só e não termos mais esta praga urbana a assolar o nosso centro. Mas ainda tenho convicção de que este camelódromo fez com que o centro fosse considerado um lugar qualquer, qdo sabemos que isso não é verdade. A cidade nasceu no centro, o centro é a parte da cidade que mais é relacionada à identidade da cidade. Não poderíamos nos referir a ele como uma área a fazer qualquer coisa, deveria sim, passar por criteriosos planejamentos para torná-lo mais bonito, mais moderno, mais humano, mais atrativo, mais turístico. E o que tem tudo isso que falei com o camelódromo que foi construído??????

    Fica no ar a pergunta.

    Curtir

  8. Claro que o camelodromo não é perfeito.
    Mas só erra quem faz, e durante décadas o Centro só viveu de discursos, e não se fazia nada. Portanto, mesmo com defeitos, o camelódrimo vai trazer mais benefícios do que malefícios.
    ” E claro, o problema associado ainda não foi solucionado: como vão garantir que não virão novos camelôs para tomar os pontos que foram fechados? Perigoso ”
    A praga dos camelos (o mais certo e chamá-los de contrabandistas e infratores, que vendem produtos ilícitos, como remédios tarja preta, contrabando, etc) só vai acabar se houver FISCALIZAÇÃO do governo e se esses infratores não sejam mais tratados como coitadinhos.
    Quanto à arquitetura… ponham lado a lado o BarraShopping, sem suas palmeiras, e o camelódrimo, e vejam qual é mais interessante, quem é mais pobre.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: