Revitalização do viaduto da Borges

viadutootaviorochaPrefeito José Fogaça conferiu na manhã desta segunda (12) o Viaduto Otávio Rocha, da Borges de Medeiros, sob a rua Duque de Caxias, no Centro, de Porto Alegre, e entorno, calçadas, prédios e escadarias. Sua proposta é revitalizar o espaço, em parceria com a comunidade. O viaduto foi inaugurado há 76 anos e tombado pelo patrimônio histórico do município. Uma das primeiras iniciativas será a instalação de oito câmeras de vigilância pela Smov. A prefeitura deverá estabelecer um termo de co-responsabilidade junto à comunidade para a conservação dos equipamentos. Além do envolvimento de moradores e comerciantes para a manutenção do espaço, é necessário criar alternativas para incentivar a freqüência e circulação de pessoas no local, combatendo também o vandalismo. Entre as solicitações ! da comunidade estão a instituição de uma fundação para garantir a gerência do local, a integração de prédios com o monumento, projetos para a ocupação de imóveis vazios, reabilitação do sistema elétrico e das escadarias.

Affonso Ritter, 13/01/2009

__________________

Outro grande problema do centro de Porto Alegre ! Um dos viadutos mais interessantes arquitetonicamente do Brasil, obra de arte da década de 30, relegada ao abandono que está !

O problema na restauração ocorrida no final da década de 90, cuja reinauguração foi em 2000,  foi terem mantido as antigas lojinhas que vendem um monte de quinquilharias, que sequer atraem o público, muito menos turistas. Ao meu ver, esta belíssima obra de arte, que poucas cidades no mundo tem semelhante, deveria ter um tratamento muito superior ao que tem e também um planejamento de sua ocupação com fins turísticos. Poderia se dar a oportunidade para os seus permissionários exercerem novas atividades, como cafés, lojas de antiquários, lugares dignos, limpos para que se tornasse um importante ponto turístico de Porto Alegre. Ainda há tempo, pode-se mudar o enfoque daquela área comercial e, desta forma, todos ganharem.

Gilberto Simon

________________________________

CERTÍSSIMO !
O viaduto é uma obra de arte, é imponente, é ÚNICO no Brasil,  e pode ser uma atração turística de peso, um símbolo da cidade,  não ficando nada a dever, por exemplo, ao Elevador Lacerda
(Salvador).  Ou ao predio do Banespa (SP) ou Ponte Ercílio Luz (Florianópolis).

E além da arquitetura bela e imponente, ainda possui lugar pra lojinhas, lazer e compras; tem privilegiada  vista panorâmica para a zona sul; tem vista para o ícone “cânion da Borges” , e está bem localizado, estando no Centro, com todas suas atrações.

“O problema na restauração ocorrida no final da década de 90, cuja reinauguração foi em 2000,  foi terem mantido as antigas lojinhas que vendem um monte de quinquilharias, que sequer atraem o público, muito menos turistas.  Deveria ter um tratamento muito superior ao que tem e também um planejamento de sua ocupação com fins turísticos, como cafés, lugares dignos, limpos para que se tornasse um importante ponto turístico de Porto Alegre.”  (Gilberto Simon)

Ricardo Haberland



Categorias:Revitalização do centro

Tags:, ,

1 resposta

  1. CERTÍSSIMO !
    O viaduto é uma obra de arte, é imponente, é ÚNICO no Brasil, e pode ser uma atração turística de peso, um símbolo, comparável ao Elevador Lacerda (Salvador), predio doBanespa (SP), Ponte Ercílio Luz (Florianópolis), etc.

    E elém da arquitetura linda e imponente, ainda possui lugar pra lojinhas, lazer e compras, tem privilegiada vista panorâmica para a zona sul, vista para o ícone “cânion da Borges” , está bem localizado, estando no Centro, com todas suas atrações…

    “O problema na restauração ocorrida no final da década de 90, cuja reinauguração foi em 2000, foi terem mantido as antigas lojinhas que vendem um monte de quinquilharias, que sequer atraem o público, muito menos turistas. Deveria ter um tratamento muito superior ao que tem e também um planejamento de sua ocupação com fins turísticos, como cafés, lugares dignos, limpos para que se tornasse um importante ponto turístico de Porto Alegre.”

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: