Carrefour abrirá até fevereiro unidade na zona norte de Porto Alegre

Foto: Daniel Marenco (ZH)
Não satisfeitas em disputar clientes numa mesma cidade, a rede francesa Carrefour e a norte-americana Wal-Mart em breve vão brigar por consumidores uma na frente da outra.
Um novo round da batalha dos carrinhos se dará na Avenida Sertório, zona norte de Porto Alegre, onde o Carrefour deve abrir entre o fim de janeiro e o início de fevereiro a sua terceira unidade na Capital, bem à porta de uma loja do Big, instalada no local há quase 19 anos.
O foco no consumidor da Zona Norte não para por aí. Está prevista para este ano a inauguração do hipermercado Zaffari dentro do Shopping Centerlar, um empreendimento destinado à decoração, na esquina das avenidas Assis Brasil e Sertório, bem próximo da confluência das multinacionais.
Com 8,5 mil metros quadrados de área de venda, o Carrefour da Sertório será uma loja com foco em tecnologia, principalmente nas linhas de informática, um segmento em ascensão, adianta Jairo Fagundes, diretor regional do Carrefour. No ponto-de-venda, foram investidos cerca de R$ 30 milhões.
– A competitividade acaba criando um polo – avalia Fagundes.
A estratégia de concentrar grandes redes varejistas em um mesmo local ainda é pouco usual no Rio Grande do Sul, mas deve se tornar uma tendência, prevê Claudio Felisoni, presidente do conselho do Programa de Administração do Varejo & do Laboratório de Finanças.
– Para o varejo sobreviver em um sistema tão hostil, a operação precisa ser eficiente, para dar suporte às margens apertadas de lucro – avalia Felisoni.
Para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Longo, a proximidade entre as lojas é favorável em cidades com populações superiores a 3 milhões ou 4 milhões de habitantes.
– Em cidades menores, um acaba tirando o cliente do outro, nem para o crescimento orgânico da cidade é bom – argumenta.
Zero Hora, 16/01/2009
Categorias:Outros assuntos
Colocação perfeita. Esses hipocritas retrogados, deveriam fazer jus aos seus ideias e ir passar ferias no meio da Serra do Mar, não me Punta de Leste.
O triste mesmo, é que por causa de meia duzia de babaca, a maioria da grande população interessada paga o pato.
Eu leio as coisas e não consigo acreditar:”””margens apertadas de lucros…””” nos proximos anos o carrefour vai gastar um bilhao de investimenos no brasil!
Se o BIG continuar com aquelas filas e atendimento de sempre, eu é que não vou comprar mais na rede wal mart.. O Carrefour vai nos ajudar muito alí