Obras do Socioambiental avançam na Zona Sul

O Programa Integrado Socioambiental (Pisa) está com mais de 90% das redes coletoras de esgoto já implantadas na Restinga e Ponta Grossa e 10% na Cavalhada. Os números correspondem a 54,8 km de redes assentadas na Zona Sul. As obras começaram em dezembro de 2007, com os objetivos de ampliar a capacidade de tratamento de esgotos de 27% para 77%, melhorar as condições de vida da população moradora ao longo do arroio Cavalhada e ampliar as áreas de preservação ambiental.

Também faz parte deste complexo de obras o lançamento de um emissário que terá uma extensão de 17,5 km e vai conduzir os esgotos da Ponta da Cadeia no Gasômetro até a Estação de Tratamento de Esgotos na Serraria. Parte do emissário será subaquática e exigirá utilização de tecnologia inédita em Porto Alegre.

O projeto contempla ainda a construção de duas chaminés de equilíbrio, uma na Ponta da Cadeia que já tem 37% da obra concluída, com previsão de execução total até agosto deste ano. E outra chaminé de equilíbrio, que será construída no bairro Cristal, próximo ao Hipódromo, está em fase de licitação. A obra terá uma área de lazer com mirante para observação do pôr-do-sol.

Com a realização deste programa, Porto Alegre ultrapassará as Metas do Milênio, estabelecidas pela ONU, de reduzir à metade o déficit de acesso a água e esgoto até o ano de 2015. O investimento total para o Programa Socioambiental é de R$ 513 milhões, dos quais R$ 380 milhões para custeio de obras de saneamento. Os recursos financeiros deste programa são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal, via Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), mais a contrapartida da Prefeitura de Porto Alegre.

O que já está concluído:

48 Km de redes coletoras de esgoto na Restinga e Ponta Grossa
6,8 Km de redes coletoras na Cavalhada
37% da reforma da EBE na Ponta da Cadeia/chaminé de equilíbrio

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meio Ambiente, Zona Sul

Tags:, , , ,

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: