Porto Alegre é a Melhor Cidade Digital da América Latina

 

O desempenho da Procempa nos últimos quatro anos fez com que a prefeitura de Porto Alegre passasse a disputar com 21 cidades de todo o mundo (Porto Alegre é a única da América Latina) a condição de Melhor Cidade Digital do Mundo.

Uso de telefone VoIP produz economia recorde para a prefeitura

Apenas o uso da telefonia VoIP (uso do telefone pela Internet) permitirá economia de R$ 8 milhões nas contas telefônicas da prefeitura de Porto Alegre em 2009.

. “Usamos nossos serviços wireless e de fibra ótica”, informou ao editor o presidente da Procempa, André Imar. O editor conversou durante duas horas com Imar, que foi mantido no cargo pelo prefeito José Fogaça. O sistema wireless da prefeitura cobre todo o município, usando o sistema d eponto e multiponto, com torres. A Motorola fez todo o serviço. Acessos wirelles são permitidos com potência de um a sete megas. Quanto ao sistema de fibra ótica, trata-se da infovia própria, que conta com 400 kms de rede.

. A Procempa aproveita seus serviços wireless e de infovia para oferecer à própria prefeitura serviços inéditos. Além do telefone VoIP, todas as 93 escolas passaram a trabalhar com Wireles . Os cinco casos mais próximos de entrar em operação são:

1) o sistema de telemetria do Dmae (a gestão de toda a frota e os serviços do pessoal de rua, via Web).

2) o sistema de conexão e desempenho dos azuizinhos (guardas municipais de trânsito).

3) implementação dos serviços em rede das 143 unidades de saúde.

4) ampliação do sistema vídeo monitorado nas vias públicas (trecho entre Beira Rio e BarrashoppingSul) para controle do tráfego (desde novembro, a EPTC já tem uma sala de controle de acompanhamento do tráfego das zonas centrais em tempo real).

5) ampliação do atual sistema de transporte de imagem das 14 câmaras de vigilância da Brigada Militar, utilizando intensivamente o sistema baseado na tecnologia web server, com o prosseguimento do compartilhamento de todas as operações com a prefeitura e drástica redução de custos e de manutenção.

– Não se trata apenas de interferir on line, mas também medir comparecimentos, localização exata, como assiduidade e medição de percurso e consumo de combustíveis, por exemplo.

Polibio Braga



Categorias:Uncategorized

1 resposta

  1. Já sou utilizador dos telefones VOIP aqui na minha sala, na SMIC. Temos 3 ramais com ligação direta. VOIP-DDR. Muito bom.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: