Praça XV de Novembro passará por reforma ainda neste semestre

As obras de remodelação da praça XV de Novembro e das ruas Marechal Floriano Peixoto e José Montaury, no Centro de Porto Alegre, devem começar no primeiro semestre deste ano. A Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) prevê a recuperação do passeio público, a troca da iluminação e o rebaixamento da praça. Nas duas vias, estão previstas obras de ampliação das calçadas. A Marechal Floriano e a José Montaury serão abertas à circulação de veículos e no local serão criadas vagas de estacionamento.
O titular da SPM, Márcio Bins Ely, diz que as obras somente serão possíveis com a saída dos camelôs da área central. “São ações que vão dar vida ao Centro da Capital”, destaca. O investimento na remodelação do local será de cerca de R$ 1,8 milhão.
As ruas Marechal Floriano e José Montaury formarão um L que partirá da rua Voluntários da Pátria e seguirá pelas duas vias até a avenida Borges de Medeiros. De acordo com Bins Ely, o projeto prevê também o aumento da calçada da Marechal Floriano, que passará a ter seis metros. A pavimentação das calçadas e do leito das ruas será renovada e a circulação de veículos será permitida em velocidade baixa. A remodelação é um projeto da prefeitura, coordenado pela SPM e pelo programa Viva o Centro.
No largo Glênio Peres, próximo ao Mercado Público, serão construídos decks de madeira em frente aos bares. O investimento será realizado pela iniciativa privada, em um total de R$ 200 mil. O chalé da praça XV será restaurado pelos próprios permissionários. Haverá ampliação de lugares e a cozinha que hoje fica no andar superior vai para a  parte de trás. No piso superior, haverá um pub e ao lado, entre o chalé e o abrigo, será construído um espaço envidraçado com telhado de material ecológico, proporcionando um novo ambiente ao público. 

Jornal do Comércio, 04/02/2009



Categorias:Revitalização do centro

Tags:

%d blogueiros gostam disto: