Fonte Luminosa restaurada será entregue amanhã

A conclusão das obras de restauração da Fonte Luminosa do parque da Redenção vai ocorrer na semana de aniversário da cidade. O anúncio foi feito ontem pelo secretário municipal do Meio Ambiente, professor Garcia. A entrega da estrutura está marcada para amanhã, às 19h.

O restauro do equipamento é uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e as empresas Pepsi e Sinergy Novas Mídias, através de termo de adoção firmado em abril de 2008.

Ontem à tarde, os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) estiveram no parque promovendo os testes da nova estrutura. Funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizaram o abastecimento de água no local com caminhões-pipa. Pelo menos 84 mil litros de água haviam sido colocados na estrutura, que tem capacidade de receber um milhão de litros de água.

Os trabalhos de restauração começaram em setembro do ano passado. A

Fonte da Redenção  Foto: © Gilberto Simon

Fonte da Redenção Foto: © Gilberto Simon

 Smam, por determinação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/RS), colocou tapumes para isolar a área e proteger e preservar o local de atos de vandalismo. A existência de uma infiltração na estrutura da fonte provocou atraso nas obras, que incluíram a troca do piso no entorno do chafariz, a impermeabilização do lago e a reforma da parte motora de recalque de água e dos efeitos de iluminação. O investimento nas obras é de cerca de R$ 200 mil.

Construída em Nova Iorque, a fonte foi instalada no parque em 1935, por ocasião da exposição alusiva ao Centenário da Revolução Farroupilha, realizada no local.

 Jornal do Comércio, 24/03/2009

 ____________________

O Porto Imagem estará lá para fotografá-la à noite. Aguardem.



Categorias:Outros assuntos

Tags:

%d blogueiros gostam disto: