O dia em que Olívio mandou a Ford embora – fará 10 anos !

No dia 28 de abril de 1999,  o então governador Olívio Dutra, do PT,
mandou a Ford embora do RS.

A instalação da Ford teria mudado a história econômica do RS, como mudou Minas com a Fiat. GM e Ford formariam um formidável cluster automobilístico, com efeito multiplicador dinâmico sobre toda a cadeia industrial do Estado.

Não se sabe se as bancadas do PT, PSB e PC do B comemorarão o aniversário de 10 anos no próximo mês.

Políbio Braga, 24/03/2009

_______________________

Eles vão comemorar sim Políbio, pois são os representantes do atraso  !

Olhem as fotos da Ford em Camaçari, na Bahia, onde deve ter uma estátua homenageando o Olívio, herói estadual da Bahia !

Mega-fábrica da Ford em Camaçari, BA

Mega-fábrica da Ford em Camaçari, BA

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE - CIFN - CAMAÇARI - BA

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE - CIFN - CAMAÇARI - BA



Categorias:Economia Estadual

Tags:, , ,

9 respostas

  1. A aí…não vão falar mais nada sobre o caso da Ford…pois agora é Olívio contra a mentira!

    • No frigir dos ovos do debate realizado esta tarde pela Rádio Gaúcha com os candidatos ao Senado (leia nota abaixo), o que se pode concluir como mais importante é que o jornalista Lasier Martins, PDT, conseguiu cavalgar sobre seu principal adversário, Olívio Dutra, PT, encurralado diversas vezes diante das contradições levantadas entre seu discurso atual e o que fizeram e fazem os governos petistas, o seu próprio e os de Lula e Dilma.

      . O jornalista do PDT mostrou-se preparado e surpreendeu os adversários ao demonstrar inesperado tirocínio político.

      . O momento mais decisivo do debate foi a cobrança feita por Lasier sobre a decisão de Olívio de mandar a Ford embora. O ex-governador foi direto ao ponto, aceitando a provocação:

      • Eu mandaria a Ford embora de novo.
      • Ele simplesmente reconheceu que mandou a Ford embora. Como eu sempre disse: isso foi uma política de governo (comemorada internamente), não repassar dinheiro para uma multinacional, mas para o público externo tentaram várias explicações mais softs. Uns acreditaram, outros riram.

  2. A história dá voltas… Ford é condenada a pagar 160 espigas. Quero ver se isso vira notícia do blog sem caráter ideológico ou partidário.

  3. A ford foi embora por que quiz, não tem que dar isenção para eles!!!!

  4. Sim, a Oxxor anunciou este mês que fabricará carros elétricos no Paraná. É um investimento pequeno em valores (150 milhões de dólaers) , mas um grande investimento em se tratando de futuro. Carro elétrico é futuro.
    Só não sei qual será a qualidade dos carros fabricados… afinal a montadora é chinesa….

    A fábrica vai ser no mesmo lugar onde era a Chrysler, pois a mesma foi embora uns anos atrás.

  5. Perdemos a Ford, a Toyota, a Kia….parece que o Rio Grande viverá eternamente da dependencia da GM. Enquanto o Paraná abriga diversas marcas, a última é a Oxxor Motors fabricante de carros elétricos (entrem no site http://www.Oxxor.com.br), o nosso estado consolida o monopólio General Motors. Dois milhões de dolares de investimentos vindo da Gm para o Rio Grande é bastante dinheiro, porém não serve como consolo pela perda da Ford. Com a GM e Ford poderiamos ter o segundo polo automobilistico do Brasil, pois trata-se do segundo e quarto maior fabricante de carros nacional. Acorda Yeda, pois enquanto o polo de calçados do estado esta desaparecendo, e a economia encolhendo o Paraná inteligentemente se livra da fábrica de Tabaco Philip Morris em troca de da produção de alimentos (krafit Foods) Já no nosso belo estado nossos camponeses morrem envenenados no cultivo do tabaco. Não adianta somente ter uma economia turistica, temos que olhar o exemplo de Santa Catarina que alia turismo e desenvolvimento altamente sustentável. Ainda bem que no ano que vem tem eleição. Eis tudo.

  6. gostaria de saber o telefone da area de engenharia da ford camacari por favor me ajudem

  7. No dia que fizer 10 anos do desastre, vão haver festas pela cidade, não duvidem.

Faça seu comentário aqui: