Prefeitura entrega Fonte da Redenção recuperada

Foto: © Gilberto Simon - Porto Imagem

Foto: © Gilberto Simon - Porto Imagem

Na véspera de completar 237 anos, a Capital recebeu hoje, 25, a Fonte Luminosa do Parque Farroupilha (Redenção) revitalizada. Às 20h15, o novo sistema de iluminação foi acionado, marcando a restauração do chafariz, instalado no parque em 1935. O prefeito José Fogaça acompanhou a solenidade, que integra a programação da Semana de Porto Alegre.

Com investimento de R$ 200 mil, a iniciativa resulta da ação de governança solidária entre prefeitura, comunidade, Pepsi e Sinergy Novas Mídias, com o termo de adoção firmado em abril de 2008. “É um bom motivo para comemorarmos os 237 anos de Porto Alegre. O chafariz é histórico, uma obra monumental realizada em 1935, data do centenário da Revolução Farroupilha. Gerações viram esse chafariz funcionar e, agora, ele está ativo novamente graças a esta ação de governança e ao esforço da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam)”, afirmou Fogaça.

Iniciada em setembro do ano passado, a obra incluiu reforma das instalações, novas redes de esgoto pluviais e caixas de passagem, recuperação do piso do entorno, do revestimento, da borda e das juntas da bacia, da porta e da janela venezianada, execução da grade de proteção e impermeabilização do cálice e substituição das instalações de bombeamento. Foram instalados quatro conjuntos de bombas e 23 holofotes. “O jato central do chafariz tem cerca de dez metros de altura e os outros, três metros”, explica o titular da Smam, Professor Garcia.

Fonte Luminosa
A Fonte Luminosa do Parque Farroupilha foi construída em Nova Iorque, por ocasião da Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935. Em 23 de maio de 1997, o Parque Farroupilha foi tombado como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico, sendo que a Fonte Luminosa se encontra descrita na Instrução Detalhada do Tombamento conforme a seguinte citação: “….o Eixo Monumental se desenvolve do Monumento ao Expedicionário até o estacionamento junto à rótula de confluência das avenidas Paulo Gama e Setembrina e da rua Luiz Englert, sendo seccionado pelo Eixo Transversal, totalizando 508m. O encontro dos dois Eixos é marcado pela Fonte Luminosa, também implantada por ocasião da Exposição de 1935”.

Veja mais fotos do evento de reinauguração no Porto Imagem, clicando aqui.



Categorias:Outros assuntos

Tags:

1 resposta

  1. Precisava dessa cerquinha horrorosa no entorno??
    Podre.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: