Resposta ao Rafael

“Bah… disse tudo!!! Também não aguento mais esta capital do retrocesso no Brasil!
Como tem gente tosca nesta cidade que deseja que uma capital não tenha belos empreendimentos.
Nossa capital é FEIA, SUJA, IMUNDA, SEM ATRATIVOS NENHUM, ABANDONADA e o povo… GROSSO, MAL-EDUCADO NO TRÂNSITO E EM QUALQUER LUGAR…depois tem gente que sente orgulho de ser gaúcho! EU NÃO!
Florianópolis dá de 10 a zero em POA, sendo 1/3 da capital gaúcha. E não é pelas belas praias, mas pela sua gente hospitaleira, orla urbanizada, onde as pessoas podem caminhar no final da tarde e noite sem medo de serem assaltadas.
E aqui… mal dá pra chegar perto do marinha ao escurecer. A redenção, suja e abandonada, há mais de 20 anos ( Entendem, esquerdistas de plantão??).
COPA EM POA??? Os gringos vão ver O QUE AQUI??? NADA! Já amei esta cidade, mas hoje em dia, depois de sentir nosso povo desunido como anda, dá é ódio mesmo!!!”

Rafael;

Acho que você devia repensar isso um pouco. 

Freud defendia que nossos sonhos não apenas relevam o inconsciente da nossa vida, mas sim de toda a humanidade. Existe uma lembrança ancestral , uma memória de toda a humanidade gravada no nosso inconsciente, que aparece nos nossos sonhos. O mesmo acontece com uma cidade.

Porto Alegre não é a cidade do retrocesso, dos contra-tudo, a capital da resistência, uma cidade que busca o atraso. Ela pode estar assim. Mas há uma diferença entre ser e estar. A mentalidade das pessoas de uma cidade muda, as pessoas passam, mas a cidade em si nao vai passar. Sua alma continuará intacta, sua história, seu patrimonio cultural, seu verde, sua riqueza humana continuará existindo, faz parte da alma da cidade, está gravada nela. Já fases de retrocesso, de provincianismo, de xiitismo ambientalista são pendulares e, vêm um ciclos, vão e vêm.  Essas coisas passam, mas a cidade não vai passar. E devemos ter nossos sentimentos pela cidade pelo que é permamente, pelo que há de verdadeiro, concreto nela. Não por coisas efêmeras que não revelam a verdadeira essência de Porto Alegre.

Feia? Suja? Abandonada? Povo grosso? Isso também não pode ser modificado? E quanto a Porto Alegre ser feia e suja, é algo que dá pra ser totalmente discutido. Nossa capital não é um Rio de Janeiro, mas é sim muito bonita. O parque Marinha do Brasil,  Ipanema, Vila Assuncao, Pedra Redonda, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Bela Vista, Higienópolis, Lindóia, Petrópolis, são feios? E a arborizacao, os parques e praças que tanto dão qualidade de vida ao portoalegrense?

Minha relação com a cidade é outra. É a mesma de um pai que está decepcionado com os rumos que seu filho tem tido na vida, mas, em vez de odiar o filho por isso, sente tristeza e tenta corrigi-lo, mas porque o ama. Quem nasce em Porto Alegre tem raízes aqui, a cidade fez parte de nossa vida, nossa história pessoal e se confunde com ela.  É bom dar valor a nossa cidade agora, que apesar de todos seus problemas é, sim, especial. Talvez, se demorarmos pra esperar, seja tarde demais.

Filipe Wels



Categorias:Outros assuntos

4 respostas

  1. Faço das suas palavras as minhas, michael.

    Porto Alegre tem grandes problemas, sim, mas não vejo outra capital melhor para se viver no Brasil, na minha opiniao.

    Tambem estou em São Paulo, apesar de vir a Porto Alegre frequentemente porque nao aguento ficar muito tempo lá. Mas nao vou esculhachar São Paulo para denfender Porto Alegre, é contra meus princípios criticar outras cidades, que também têm sua história, suas virtudes e devem ser respeitadas. Mas, quando mais conheço outras capitais, mais me convenço que, mesmo sendo medíocre em alguns pontos específicos, Porto Alegre É especial.

    Curtir

  2. Porto alegre…nasci aí Porto alegre….amo esta cidade e as vezes apareço por aí……hoje moro em São Paulo…posso dizer que de feia a capital dos gaúchos não tem em nada. E posso dizer com toda a certeza que o povo gaúcho não é grosso, mal educado, muito pelo contrário, comparando com Rio, São Paulo e Campinas(cidades grandes que vivi)…porto alegre tem gente hospitaleira e boa comida. Nosso povo foi taxado de “grosso” por raízes que talvez algumas desconheçamos, mas posso dizer que quem vai a porto alegre, perde esta visão da cidade….eu mesmo sou de Porto Alegre e não me sinto nenhum pouco “grosso”….aqueles que criticam deveriam repensar sobre estes paradgmas preconceituosos e antiquados que ainda persistem, pois uma coisa é ter uma familia desestroturada e mal e educada, outra, é você dizer que onde essa família nasceu, todos são iguais à ela. Dentro de uma cultura sempre existem outras culturas. Porto Alegre é uma cidade de gente hospitaleira e querida. É uma cidade linda, de grande potêncial economico.

    Curtir

  3. Perfeita colocação! uito bom!
    Não podemos ir contra a nossa cidade e sim contra quem é a favor da sua estagnação econômica e visual.

    Curtir

  4. Ótimo texto !

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: