Pode estar saindo do papel o projeto para o cais do porto

 governadora Yeda Crusius anunciou nesta quarta-feira a tarde que pediu espaço na agenda do prefeito José Fogaça para ir até ele com o Projeto Cais Mauá. O projeto de R$ 500 milhões gerará 10 mil empregos ao final. Ele tem o objetivo de reurbanizar toda a área que vai da Usina do Gasômetro até o antigo Frigorífico da Cibrazem, bem ao lado da Rodoviária. São 3.300 metros no total. O Cais Mauá, no porto, foi o ponto original da chegada dos paulistas, catarinenses e açorianos a Porto Alegre.

. O Projeto Cais Mauá foi costurado com paciência durante todo o governo anterior e neste governo. Finalmente concluído, depois de centenas de reuniões entre técnicos e representantes do governo estadual, prefeitura e representantes da sociedade civil, quando foram harmonizados todos os interesses e removidos os obstáculos, inclusive legais, o Projeto Cais Mauá virará projetos que serão enviados por Yeda à Assembléia e por Foaça à Câmara de Porto Alegre. As licitações para a instalação de centros culturais, gastrônimos e de lazer, bem como hotéis e obras viárias, inclusive uma rambla na zona central, sairão imediatamente, porque a idéia de Yeda e de Fogaça é lincar tudo ao projeto de modernização da cidade com vistas à Copa 2014.

– O primeiro governador a tocar de verdade o Projeto Cais Mauá foi Britto, mas a reação fundamentalista ambientalista xiita guasca foi mais forte e o governo desistiu de tudo. Durante todo o governo seguinte, de Olívio Dutra, do PT, quando o RS voltou à Idade Média, o projeto hibernou, voltando aos estudos no governo Rigotto, que não quis polemizar com ninguém e por isto não concluiu o Projeto Cais Mauá. O projeto visa recuperar as zonas mais degradadas do porto e seu entorno, resgatando-as para a população, tal como foi feito em Barcelona, Buenos Aires (Puerto Madero), Chicago, Nova Iorque e Lisboa.

Polibio Braga



Categorias:Outros assuntos

3 respostas

  1. Por falar em Oceanário… nenhuma notícia??? Bem que os empreendedores podiam mudar tudo e construir aqui em Porto Alegre… aquele grupo Condor tem uma área enorme lá no Agronomia (http://www.ceisa.com.br/empreendimento.php?conteudo=270) Cabe direitinho um oceanário ali… hehehehe… Fazer o que!? Imagina os xiitas lutando contra a torre que mudaria os rumos do vento e tudo mais… seria um horror… hehe.

    Curtir

  2. Rezo todos os dias para que esse projeto saia mesmo do papel. A cidade merece e precisa disso. A revitalização do porto ajudará a reintegrar o Guaíba e a população, recuperará o centro, será um novo cartão postal da Capital… Com a revitalização do Cais, a urbanização da orla, o projeto do Beira-Rio, o Pontal do Estaleiro (será?), o museu Iberê, o teatro da Ospa… bah!… teremos a melhor orla do Brasil!!!!!!!!! Só faltaria um projeto ao estilo OceanárioSul – com torre e tudo – para fechar com chave de ouro a revitalização da nossa orla!!! Espero que não seja só um sonho… ou pior, uma utopia!

    Curtir

  3. Vai ter muita resistencia na camara e na assembéia. Muita gente vai se opor, por inveja…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: