Proposta prevê redução da altura do Muro da Mauá

O Muro da Mauá, uma estrutura em concreto armado de 2,6 mil metros que separa o Cais do Porto à região central da Capital, poderá ter sua altura reduzida pela metade.

A ideia, segundo o vice-prefeito José Fortunati, ainda não foi encaminhada para estudos técnicos, mas surge como alternativa para acabar com a polêmica envolvendo o paredão construído nos anos 70 para evitar enchetes como a que ocorreu em 1941, quando o centro da cidade foi engolido pelas águas do Guaíba.

O muro tem seis metros, três deles abaixo do solo. A intenção é estudar a diminuição em 1,5 metro da parte que fica acima do chão, deixando o restante da estrutura intacta.

– Nenhum engenheiro ou técnico assinava embaixo a derrubada total do muro. Mas a redução de altura é vista com bons olhos e pode ser a saída – atesta o vice-prefeito.

A alternativa deverá ser incluída no projeto de remodelação do cais Mauá, que está sendo gestado pelo governo do Estado. De acordo com Fortunati, é preciso ainda avaliar tecnicamente a viabilidade do corte. Com a redução, será possível visualizar melhor o Guaíba e toda a infraestrutura do Porto, uma das principais atrações da Capital, hoje escondidas pelo paredão da Avenida Mauá.

– Obrigatoriamente teremos que analisar o muro junto com a reformulação do Cais e vamos encaminhar isso quando recebermos o projeto do governo estadual – pontua.

Zero Hora



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

1 resposta

  1. Poderiam cortar uns 2 metros, e deixar apenas 1m.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: