Viaduto na Borges deve ganhar câmeras

Em um evento marcado para o fim da manhã de hoje, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, dá um novo passo para garantir a segurança do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros.

Ele deve assinar a ordem de início para a instalação de câmeras de monitoramento no local. A iniciativa integra o programa Viva o Centro, numa ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e a Procempa.

A necessidade de instalar câmeras de segurança ocorre em razão das constantes ações de vandalismo, como destruição de luminárias e pichações. Para coibir os atos, foi criado o circuito fechado de TV digital.

ZH

___________________________

Esse viaduto muito imponente, é bonito e é único no Brasil: mereceria se tornar uma grande atração turística !  Uma atração de peso, e um ícone da cidade.

Ele é tão belo quanto um elevador Lacerda ou as atrações criadas em Curitiba nos anos 90.  Merece inclusive ter um upgrade e no espaço das lojinhas que ninguém entra, ter bares bonitos e lojas de souvenirs típicos. Além de tudo, o viaduto também tem vistas panorâmicas do sul da cidade e do “Cânion” da Borges,  servindo como local para muitas e muitas fotografias dos visitantes.  Um local para parar um ônibus de turismo cheio de gente e as pessoas permanecerem ali um bom tempo, se maravilhando e tendo várias atividades a fazer no local. O local pode ser uma atração muito poderosa, ajudando até mesmo na revitalização do Centro. Alías, não gosto da palavra revitalização, pois no Centro, há anos, significou apenas pintar e reformar, e mais nada, pois o Centro continua preterido. A verdadeira revitalização tem de mexer no USO do Centro, trazendo interesse e vida ao bairro.

Repito: esse viaduto, além de imponente, é muitosingular, tem todo o potencial do mundo de se tornar um ícone da cidade assim como o Gasômetro, e uma atração turistica maravilhosa. Tem de saber explorar e saber dar valor a ele, que é mais um grande  potencial desperdiçado da cidade.

Vem em bora hora essa medida de instalar as câmeras, já que o viaduto ainda tem as depredações, ou melhor, manifestações, produzidas pelos participantes do último Fórum Social Mundial. 

O  FSM de 2010 em Porto Alegre já está chegando, e os recados no viaduto do último evento continuam la: os novos manifestantes vão achar que Porto Alegre não muda nunca, que a cidade é parada no tempo, que está sempre igual !

 

RicardoH



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: