Novidade na paisagem

novo-foro-poa Antes da Copa de 2014, um novo prédio do Judiciário mudará o cartão-postal de Porto Alegre: uma torre de 22 andares começou a ser construída na esquina da Avenida Ipiranga com a Beira-Rio (veja na simulação de como ficará a área em frente ao Anfiteatro Pôr-do-Sol).

O novo prédio do Foro Cível de Porto Alegre terá 72 metros de altura. As obras já começaram e devem custar R$ 98 milhões.

O Tribunal de Justiça construirá também um anexo a sua sede, com os mesmos 14 pavimentos do prédio atual, mas com um projeto ecologicamente correto para aproveitar a luz natural e utilizar a água da chuva nas torres de refrigeração. Uma cobertura vegetal garantirá maior equilíbrio térmico no inverno e no verão. O estudo de viabilidade urbanística será apreciado pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental no dia 28.

Como os dois edifícios extrapolam os índices construtivos do Plano Diretor, o TJ negociou uma permuta com a prefeitura. Em troca de índices maiores, o t ribunal cederá ao município um terreno no bairro Santana. A alteração no caso do anexo do TJ precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores, conforme o secretário municipal Márcio Bins Ely.

Zero Hora

_________________________________

Legal, vai contribuir pra dar um upgrade na paisagem da região. Mas lemento ser tão sem sal, quase medíocre.  Que bom seria se fosse ousado como o Centro Administrativo, por exemplo. Seria maravilhoso para o skyline visto das águas.

Em breve haverá também a  torre de vidro (de proporção altura/largura quase quadrada) do shopping Praia de Belas.

Ambos estão muito longe de ser ousados e modernos, mas mesmo assim serão muito bem vindos, especialmente pelo fato de o prédio tratado nessa matéria  ousar no sentido de  ser mais alto do que o plano diretor permite , possibilidade raríssimamente usada em Porto Alegre (pena que as torrezinhas gêmeas, ali perto, não quiseram ser mais altas: ficariam um espetáculo).

Palmas para essa iniciativa !

RicardoH



Categorias:Outros assuntos

7 respostas

  1. É verdade !

    (“Não acho feio o prédio do Prime Offices, do Praia de Belas. Antes tivéssemos mais prédios bonitos assim “)

    Curtir

  2. Esse prédio do Foro será bem melhor ao vivo do que no render. Pelo menos por esse render pequeno.

    Não acho feio o prédio do Prime Offices, do Praia de Belas. Antes tivéssemos mais prédios bonitos assim …

    Curtir

  3. Teu último comentário (19/04/2009 às 23:56) tá especialmente interessante, Stéfano !

    Curtir

  4. Nessa região de órgão públicos existe muito espaço, estacionamentos enormes. Uma incentivada para novos empreendimentos não cairia mal. Muitas empresas adorariam construir um belo comercial aí, ou até mesmo sede de empresas… A prefeitura poderia dar um incentivo, permitir uns andares a mais e, em contra-partida, só aprovar projetos de destaque, que se tornem ícones no nosso skyline. Poderiam começar derrubando aquele prédio da SMOV (feio por dentro e por fora), vendendo pra uma construtora, sei lá. A área entre a primeira perimetral, o parque Harmonia, a Borges e a Ipiranga é perfeita pra receber edifícios corporativos de alto padrão, e não uns edifícios públicos fuleros. Até por que esses edifícios ficariam beeem perto do centro Histórico e dos principais pontos turísticos da cidade.

    Curtir

  5. Estou ansioso pra ver o que vai sair naquele terreno antes do fórum, onde a Goldztein ou a Maiojama iam construir 3 prédios residenciais. O que será que sairá ali? No mais, ainda tenho a esperança de que essa região ganhe mais investimentos, pra se tornar tipo um “centro financeiro” da cidade, com prédios mais altos e modernos. Bem que poderia chegar um investidor para comprar aqueles prédios públicos horríveis que existem nessa área… e no lugar deles construir uns belos edifícios de uns 30 andares, cheios de vidros e com uma arquitetura impactante. Quem sabe um dia… hehee… AH! e uns hotéis ali não cairiam mal… perto do centro, da orla, dos shoppings…

    Curtir

  6. Eu não entendo. Essa torre vai ter 72 metros de altura e vai ficar menos de 100 metros do rio/lago/curso-d’água. Onde estão os protestos?

    Curtir

  7. Fico muito contente com a iniciativa. Ficaria feliz com mais iniciativas dessas: mais torres. É uma lástima ser tão pequeno(e tudo que o RicardoH disse), mas continuemos acreditando que estas “questões” de altura, imponência, etc, mudaram em um futuro próximo. Abs.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: