Porto Alegre também participa do Ano da França no Brasil

Ao ser iluminado com as cores azul, vermelho e branco, o Palácio Piratini, na Capital, entrou ontem à noite na onda das comemorações do Ano da Franca no Brasil. Serão 300 eventos até o dia 15 de novembro.

Aabertura oficial das atividades no país foi marcada por um show pirotécnico, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e a ministra da Cultura e Comunicação da França, Christine Albanel, disseram ontem que a programação tem como objetivo o aprofundamento do diálogo entre os dois países.

– Esperamos a reaproximação da França com o Brasil. Nas últimas décadas, houve um certo esmaecimento da presença francesa. Quando eu era menino, nos anos 50, Edith Piaf e Charles Aznavour tocavam no rádio – disse Ferreira.

O Ano da França no Brasil acontece em retribuição ao Ano do Brasil na França, celebrado em 2005. Na ocasião, mais de 15 milhões de espectadores franceses compareceram aos eventos brasileiros. A ideia é mostrar “a França inteira no Brasil inteiro”, com exposições de arte, palestras, apresentações musicais, encontros acadêmicos e econômico-comerciais.

Incialmente, seriam cerca de 600 eventos, mas o número foi reduzido por causa da crise financeira mundial. A França está investindo 15 milhões de euros, entre recursos públicos e privados. Grandes empresas como a Renault, a Air France e a PSA Peugeot Citroen participam. O Brasil está gastando R$ 8 milhões. Entre os patrocinadores brasileiros, estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Petrobras e os Correios.

A tônica é apresentar não só a cultura clássica francesa, mas também a contemporânea. O comissariado francês responsável pela seleção e recebeu mais de 1.500 propostas. O anúncio oficial foi feito em dezembro pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, que deverá voltar ao Brasil em setembro. A comemoração da data da Independência brasileira será em homenagem à França.

 

Iberê Camargo, Santander Cultural, Margs e Puc proverão vários eventos para o França/Brasil:

 

 

23 DE ABRIL A 23 DE AGOSTO

> Reflexio – A Imagem Contemporânea

Exposição que reúne nomes da fotografia francesa – como Valérie Jouve, Patrick Tosani, Suzanne Lafont, Eric Rondepierre e Catherine Rebois – Santander Cultural

23 A 25 DE ABRIL

> Seminário Malraux (profissionais de artes, economia, cultura, política e arquitetura, realizam um bate papo sobre a relação do Brasil com a França) – Santander Cultural

22 DE ABRIL A 11 DE NOVEMBRO

> Ciclo de palestras sobre Pensamento Francês e Cultura Brasileira – PUCRS

MAIO A NOVEMBRO

> O que é a França: Mostra de Cinema Francês – Santander Cultural

02 DE JUNHO

> Dédale, de Pierre Coulibeuf, filme inspirado na obra do artista Iberê Camargo – Fundação Iberê Camargo

13 DE JULHO A 7 DE SETEMBRO

> Um Século de Arte na França (1860-1960) – Museu de Arte do RS

26 DE SETEMBRO A 22 DE NOVEMBRO

> Bienal do Mercosul – Pavilhão especial com obras de artistas franceses contemporâneos – Cais do Porto

 

ZH



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: